Liderança feminina: carreiras de sucesso em franquia de semijoias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
franquia de semijoias

Liderança feminina: carreiras de sucesso em franquias de semijoias

05/03/2024

Profissionais destacam trajetória de liderança e competência na conquista de seus próprios negócios no segmento de moda, inspirando uma nova geração de empreendedoras

Mulheres têm transformado cada vez mais o mundo da moda, trazendo estilo, inovação e perspectivas únicas.

Esse movimento promove também a inclusão, diversidade e sustentabilidade em grandes marcas por todo o mundo.

Com uma nova era de negócios que não se limita apenas aos looks e as vendas, profissionais visionárias estão conquistando espaço também em cargos de liderança.

De acordo com pesquisa do Sebrae, em 2022, o Brasil registrou um marco histórico com 10,3 milhões de mulheres à frente de negócios, representando 34,4% do total de empreendedores, próximo ao recorde de 34,8% em 2019.

O número total de donos de negócios ultrapassou 30 milhões, a maior marca da série histórica.

A rede de franquia Mapa da Mina, especializada na fabricação e venda de semijoias, registra 95% das atividades por mulheres nos variados níveis e muitas das gestoras encontram inspiração em histórias como da Elisangela Machado, sócia fundadora da marca.

A profissional combina anos de experiência e sensibilidade para as tendências de moda, entendimento do público-alvo feminino e habilidades de gestão empresarial.

“A visão de gestoras não se limita apenas à estética, mas à sustentabilidade do negócio e à promoção de uma imagem corporativa igualitária para pessoas capacitadas, independente do gênero.

Eu acredito que no mundo da moda, podemos inspirar a iniciativa, levar esse setor em direção a um futuro mais diversificado, igualitário e empoderador”, declara Elisangela.

Sheila Carvalho da Cunha é franqueada da Mapa da Mina e tem uma trajetória de duas décadas no varejo, começando sua carreira em uma empresa também dedicada ao público feminino.

Durante o percurso até se tornar dona do seu negócio, participou de treinamentos, implementação de estratégias e se desenvolveu no merchandising por cindo anos.

Hoje, Sheila já possui duas lojas e vê a participação feminina, como um diferencial no sucesso de suas operações.

“Atualmente, minhas unidades contam com três funcionárias em Cabo Frio (RJ) e duas em Araruama (RJ).

Acho que a presença feminina no setor de moda está grande e bem preparada, o papel dessas profissionais em uma empresa, que tem como principal público também as mulheres, é fundamental para a identificação com as clientes e a apresentação das semijoias.

Elas também consomem esses produtos e têm um olhar diferenciado do qual é mais indicado para cada perfil ou ocasião,” explica a profissional.

Na gestão do negócio, Sheila enfatiza a importância de liderar pelo exemplo, indo mais adiante que as vendas para atingir resultados como franqueada.

Além disso, encara os desafios econômicos e de marketing como oportunidades para melhorar e expandir sua presença na comunidade, ao lado de outras mulheres.

“Ser protagonista de sua própria história é uma consequência de ter coragem e abraçar essa parceria.

Para quem está buscando empreender, saiba que haverá dificuldades, então, é importante escolher uma marca que esteja lá sempre te apoiando, ter um bom contador e outras profissionais de confiança trabalhando com você para tornar tudo mais leve”, recomenda a franqueada.

Larissa Vieira da Rocha Pimentel descobriu a rede Mapa da Mina por meio de uma notícia que leu na página da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e foi amor à primeira vista.

Apaixonada por colecionar brincos, viu a oportunidade de trabalhar com produtos direcionados para mulheres.

Mas seu interesse não foi apenas pelo universo da moda, mas pelo varejo, impulsionada por sua paixão em fazer negócio.

Quatro anos após o início, ela já opera quatro unidades, duas em Ponta Porã (MS) e duas em Dourados (MS).

Além disso, está desenvolvendo um projeto de expansão para levar as semijoias Mapa da Mina a diversas outras cidades do estado do Mato Grosso do Sul.

“O sistema de franquia me proporciona segurança e a certeza de estar no caminho certo.

Meu foco nos negócios está na excelência do atendimento, acompanhando indicadores de qualidade a cada venda, e no treinamento contínuo das equipes para alcançarem o melhor desempenho e remuneração”

Nesse contexto, Elisangela Machado encoraja todas as mulheres que estão abrindo seu negócio, lembrando-as de sua força, coragem e capacidade para conquistar sucesso pessoal e profissional.

Ela destaca a importância de confiar em sua intuição e perseverar diante dos obstáculos.

“Para todas as mulheres incríveis que estão embarcando na jornada do empreendedorismo, tenham confiança que vocês são fortes, corajosas e capazes de realizar coisas incríveis!

Lembrem-se de confiar em suas intuições, persistir mesmo diante dos desafios e nunca subestimar o poder que vocês têm para transformar sonhos em realidade”, encoraja Elisangela.

 

Fonte: Oficina da Comunicação Integrada

NOTÍCIAS RELACIONADAS