Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Hashtec: franquia de reparo de celular com baixo custo é opção ao empreendedor

26/07/2018

• Crise econômica e queda da venda de aparelhos novos faz mercado de reparos crescer 50% em 2018
• Grupo PLL lança rede de franquias #Hashtec com foco em fast repair para levar serviços de qualidade, de forma acessível, a diversas cidades do País

Os smartphones atingiram uma relevância na vida dos consumidores sem precedentes, existem no Brasil cerca de 220 milhões de celulares ativos, mais do que a população brasileira que é de 210 milhões, segundo dados da FGV. Com a crise econômica que vive o país, a compra de aparelhos novos caiu e, com isso, este comportamento aumentou a procura por reparos de celulares usados e abriu portas ao empreendedor.

Com o crescimento no número de smartphones no país, novos empreendedores estão investindo na manutenção desses aparelhos, já que muitos usuários estão preferindo prolongar a vida dos celulares ao invés de comprar novos. Porém, não há profissionais suficientes para atender a demanda neste setor, o que tornou essa área bastante rentável – tanto a médio quanto a longo prazo – para quem deseja iniciar o próprio negócio. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o segmento cresceu em 32,2% em 2017.

O Grupo PLL, especialista em serviços de assistência técnica de celulares com mais de 13 anos de mercado, aproveitou a oportunidade de negócio para lançar a #Hashtec, rede de franquias de reparo rápido de celular. De acordo com Lucas Linhares, sócio-diretor do Grupo PLL, “o celular assumiu uma posição central em nossas vidas. Atualmente, é melhor esquecer a carteira em casa do que o celular. Afinal, com o aparelho já podemos fazer compras e até apresentar a carteira de motorista. Além disso, ao contrário de uma década atrás em que este segmento estava em formação, já temos um mercado mais experimentado, em que o consumidor optou por prolongar a vida de seu aparelho dado a crise econômica e a grande potência dos modelos a disposição. Esse panorama criou um mercado va sto e amplo geograficamente para prestadores de serviço de assistência que tende a se desenvolver ainda mais nos próximos anos”.

Outro detalhe importante é que as redes de assistências autorizadas se concentram nas capitais e com poucas unidades, sendo que o País tem mais de 5 mil municípios. De outro lado, os prestadores de serviço informais carecem de profissionalismo e condições técnicas para a garantia dos serviços prestados. Além do potencial, o mercado de reparo apresenta uma rentabilidade alta em relação a outros mercados. Por exemplo, um reparo de cerca de 20 minutos pode ter um ticket médio de cerca de R$ 300, sendo que os custos diretos sem impostos representam menos da metade deste calor.

“O Grupo PLL atua há mais de 13 anos na assistência técnica de celulares, sendo credenciada dos principais fabricantes. Chegamos a reparar mais de 40 mil aparelhos por mês. Neste período, identificamos a demanda crescente por serviços de qualidade nesta área e a ideia de criar uma rede de franquias para disseminar com mais agilidade e abrangência nosso conhecimento surgiu a partir de uma experiência pessoal. Em um carnaval, viajei a Búzios e logo no primeiro dia meu celular quebrou. Eu estava com filhos pequenos e não queria perder o registro fotográfico e logo busquei uma assistência técnica. Depois de muito esforço, localizei uma, mas que não tinha as peças necessárias para fazer o reparo. Notamos aí que tínhamos uma grande oportunidade e criamos”, conta o sócio-diretor da PLL.

A #Hashtec é a primeira incursão do Grupo PLL no mercado de franquias e visa criar uma rede nacional de assistências técnicas focadas em reparo rápido (30 a 40 min, em média), venda de acessórios e outros produtos/serviços que se agregarão ao portfólio no futuro. O plano de expansão da marca abrange o Brasil todo, com o foco inicial nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, regiões sem acesso próximo a assistências técnicas, como polos regionais e cidades do interior, são grandes oportunidades. A franquia, que começou a operar em 2017 e já possui duas lojas próprias em operação, tem como meta fechar o ano com 30 unidades. Em termos de público consumidor-alvo, os perfis são os mais variados: desde uma pessoa que tem o aparelho para uso pessoal a grandes empresas que optam por fazer a manutenção dos celulares de seus funcionários, gerando ganhos que vão de R$ 80 a R$ 1 mil, dependendo do tipo de manutenção que é realizada e a quantidade de aparelhos.

A marca busca empreendedores com o capital inicial necessário e vontade de empreender. Conhecimentos em gestão e em reparo de celular são desejáveis, porém não obrigatórios. “Imaginamos dois perfis principais de candidato a franqueado: profissionais que tenham deixado seus empregos recentemente e desejam investir sua rescisão em um negócio e técnicos de eletrônica/reparos que desejam empreender por conta própria. Assistências técnicas já existentes que desejam ingressar na rede também são bem-vindos, assim como outros perfis como o de multifranqueados”, explica Lucas Linhares.

Sobre a #HASHTEC
A #HASHTEC, uma empresa do Grupo PLL – o maior grupo de assistências técnicas do Brasil –, trata-se de uma microfranquia de reparo rápido de celular fundada em 2017 pelos irmãos e sócios Pablo e Lucas Linhares. A #HASHTEC trabalha com peças de primeira linha visando atender com rapidez e agilidade os clientes que precisam do seu equipamento para suas atividades diárias, sejam elas pessoais ou profissionais e não podem esperar muito tempo pelo reparo. A marca tem uma meta se tornar referência como modelo de franquia de assistência técnica em serviços e produtos para aparelhos celulares mais moderna e eficiente do Brasil.

Sobre o Grupo PLL
Fundada em 2005 pelos irmãos e sócios Pablo e Lucas Linhares, o Grupo PLL é especialista em serviços de assistência técnica de celulares. Com mais de 13 anos de mercado, a PLL tua como rede autorizada dos principais fabricantes de celulares, realizando mais de 40 mil reparos por mês, além trabalhar com regulação de sinistros, atendimento corporativo e venda de celulares seminovos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS