Setor de Franchising demostra ser um negócio estável
Segundo estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e da empresa de pesquisas – AGP, os setores de franquias do Brasil alcançaram R$ 185 bilhões de faturamento em 2021, um crescimento nominal de 10,7%, chegando a patamar semelhante ao de 2019 que foi de R$ 186,755 bilhões.
Alguns fatores que influenciam essa alta na taxa de faturamento e fazem parte das principais causas desta recuperação, seria a suspensão das medidas restritivas de distanciamento social; retomada gradual dos hábitos dos consumidores e os novos modelos de negócio no formato home based e vendas por e-commerce.
“Os modelos de franquias são algo já validado e com total suporte da franqueadora, então, o risco é muito menor do que com relação aos negócios próprios”, comenta o empreendedor Romário Alves, fundador da primeira e maior rede de crédito rural do Brasil, a Sonhagro.
Vantajoso para quem deseja ter o próprio negócio, além de se investir em uma marca com sistema testado e aprovado (e o índice de sucesso ser muito maior), o franqueado conta com auxílio e apoio de uma equipe experiente, tanto no pré-venda como durante toda a operação da franquia, entre muitos outros benefícios.
“Nossos franqueados evoluíram na mesma velocidade e com isso acarretou aumento das vendas deles. Nossa expectativa é de crescer cada vez mais”, conta Luis Demite, diretor geral, do Grupo LFB Franchising, detentor da marca La Brasa Burger.
As franqueadoras e franquias dirigidas por mulheres também não ficam para trás. Segundo a ex-bancária Juliana Galvão Raineri, que possui três unidades da Mary Help, a franqueadora é uma grande parceira “somos atualizados a cada novidade”. Já na área da tecnologia e educação, Cassia Ban, CEO da SuperGeeks, comenta que a procura por microfranquias aumentou devido ao investimento baixo, bem como a possibilidade de trabalhar home based.
Com um leque diversificado de franquias dos mais diferentes segmentos, é possível investir em redes que proporcionam faturamento a partir de R$ 20 mil. Confira algumas opções.
Arena Baby – pioneira no consumo consciente de roupas de bebês e crianças
Criada em 2015, entrou para o franchising no final de 2016. A loja de brechó infantil traz um conceito onde o cliente leve os produtos que o seu filho já não usa mais e venda por dinheiro ou por crédito na loja, para a compra de outros produtos que necessitar no momento.
Investimento inicial: a partir de R$ 170.000,00 mil (modelo moon)
Lucro Médio Mensal: de 26% a 37%
Faturamento médio mensal (estimado): até 150.000,00
Prazo retorno do investimento: até 24 meses
Duckbill Cookies & Coffee – maior rede de franquias de cafeteria do país
O empresário Rafael Naves em 2016 criou a empresa atuante no segmento de cookies e cafés especiais e dois anos depois (2018) uniu-se ao Grupo 10x no franchising. Atualmente possuiu diversas lojas espalhadas pelo Brasil e diferenciais como alimentos sem conservantes e aromatizantes artificiais e produtos que unem sabor e qualidade.
Investimento inicial: a partir de R$ 168.750,00 mil
Lucro Médio Mensal: de 20 a 25%
Faturamento médio mensal (estimado): a partir de R$ 45 mil
Prazo de retorno: a partir de 18 meses
F de Frango – rede de franquias especializada na comercialização de frango frito
Com o objetivo de entregar qualidade, sabor e o frango mais crocante do Brasil, a F de Frango tem um cardápio variado que agrada a todos os paladares. A marca nasceu em São José do Rio Preto, estado de São Paulo em 2020 e faz parte do Grupo de Franquias LFB Franchising que detém outras marcas de sucesso como a La Brasa Burger e a La Fruta Açaí, que somadas, já possuem quase 100 lojas no Brasil.
Investimento inicial: a partir de R$ 106 mil
Lucro Médio Mensal: de 15 a 20%
Faturamento médio mensal (estimado): a partir de R$ 50 mil
Prazo de retorno: a partir de meses 18 meses
La Fruta Açaí – rede de franquia especializada em comercialização de açaí
Nascida em São José do Rio Preto, em São Paulo, a La Fruta Açaí é uma rede de franquias focada na comercialização de açaí e uma variedade de alimentos leves e saudáveis como frutas, sanduiches naturais e saladas. A marca pertence ao grupo LFB Franchising e já conta com mais de 50 unidades em funcionamento em todo o país.
Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
Prazo de retorno: a partir de 18 meses
Lucro Médio Mensal: de 15 a 20%
Faturamento médio mensal (estimado): a partir de R$ 65 mil
La Brasa Burger – rede de franquia especialista em hambúrguer artesanal
Criada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a La Brasa Burger é uma rede de franquia referência em hambúrgueres artesanais. Focada no desenvolvimento das melhores receitas e trabalhando com temperos exclusivos, a rede pertence ao grupo LFB Franchising e já conta com mais de 50 unidades em funcionamento.
Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
Lucro Médio Mensal: de 17 a 20%
Faturamento médio mensal (estimado): a partir de R$ 100 mil
Prazo de retorno: a partir de 18 meses
Love Gifts – rede de franquias especializada em comercialização de presentes e produtos decorativos
Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decorações criativas para diversos públicos num só lugar. A marca possui 3 modelos de negócios: Home Based, Loja Slim e Loja Smart.
Investimento inicial: a partir de R$ 28 mil
Lucro Médio Mensal: de 35%
Faturamento médio mensal (estimado): a partir R$ 15 mil
Prazo retorno do investimento: 12 a 30 meses
Mary Help – Rede de franquias pioneira no Brasil para seleção e intermediação de diaristas e mensalistas.
Atualmente com 146 unidades, a Mary Help cresce a cada ano e registrou em 2021 uma média de 503 mil diárias e um faturamento de R$ 76,5 milhões. A rede de franquias contabiliza cerca de 5,5 mil diaristas ativas e preparadas para atender o cliente em poucos cliques ou uma simples ligação.
Investimento total: R$ 40.000,00 mil
Lucro Médio Mensal: de 15% a 25%
Faturamento médio mensal (estimado): a partir de R$60.000,00
Prazo retorno do investimento: 12 a 14 meses
Instituto Gourmet – Maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia
Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades comercializadas em todo país.
Investimento total: a partir de R$ 346 mil
Lucro Médio Mensal: de 25% a 35%
Faturamento médio mensal (estimado): R$ 110 mil
Prazo retorno do investimento: a partir 20 meses
Seguralta – Rede de corretora de seguros com mais de 50 anos de história
Com 54 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui mais de 1600 unidades operando em três modelos de negócio – home based, standard e basic. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 9º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
Lucro Médio Mensal: de 10 a 15%
Faturamento médio mensal (estimado): a partir de R$ 80 mil
Prazo retorno do investimento: 12 meses a 24 meses
Sonhagro – pioneira franquia de Crédito Rural do Brasil
A Sonhagro é a primeira franquia de Crédito Rural do Brasil, que conta com uma rede de profissionais qualificados e treinados para atender de forma eficiente os clientes e em seus projetos pessoais e profissionais, tornando simples o acesso ao crédito rural. A rede visa eliminar os processos burocráticos para os produtores, atuando na intermediação de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem conforme o manual de Crédito Rural (M.C.R)
Investimento inicial: a partir de R$64.740,00 (modelo comercial)
Lucro Médio Mensal: acima de 30%
Faturamento médio mensal (estimado): a partir de R$24.990,00
Prazo retorno do investimento: entre 13 a 18 meses
SuperGeeks – primeira e melhor Escola de Programação, Robótica e Ciência da Computação para crianças e adolescentes do Brasil.
A escola foi idealizada e criada pelo casal Marco Giroto e Vanessa Ban, entre 2012 e 2013, no Vale do Silício, Califórnia, Estados Unidos. Os fundadores uniram seus “superpoderes” com objetivo de ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa para crianças, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A marca possui 5 modelos de negócios: Standard, Small, Tiny, SuperClass e Microfranquia (Home Based).
Investimento inicial: a partir de R$ 14.000,00 (modelo home based)
Lucro Médio Mensal: de 20% a 30%
Faturamento médio mensal (estimado): a partir de R$ 20.000,00 mil
Prazo retorno do investimento: 12 meses a 24 meses