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Franquias de saúde e beleza se reinventam e mantém bons resultados

04/12/2020

O mercado de franquias agiu rápido para enfrentar os reflexos da pandemia de COVID-19. Criou ou expandiu o e-commerce, digitalizou processos e até produtos e serviços, criou promoções, intensificou o suporte ao franqueado e manteve o relacionamento com os consumidores por meio de canais digitais. Desta forma, o setor vem em uma trajetória de recuperação, aproximando-se dos níveis pré-pandemia, como apontou o balanço de julho da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Um dos segmentos que puxam esta recuperação é o de Saúde, Beleza e Bem Estar, que em julho apresentou, em relação ao mesmo mês de 2019, uma redução no faturamento de apenas 2%. Além das medidas de reativação da economia e o relaxamento do isolamento social, contribuíram para a recuperação das franquias de Saúde e Beleza o desejo de bem estar mesmo em um contexto tão delicado, o aproveitamento do distanciamento para a realização de procedimentos estéticos mais invasivos e o redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais.

 

“As franquias de Saúde e Beleza demonstraram grande resiliência e agilidade. O conhecido ‘efeito batom’ demorou um pouco mais a aparecer, mas se fez presente. De qualquer forma, apenas ele não explica o desempenho dessas franquias. Sim, o consumo de substituição e de gratificação foram importantes, mas as franquias deste segmento também fizeram sua parte. Se digitalizaram, criaram produtos e pacotes e, acima de tudo, mantiveram o relacionamento com franqueados e os consumidores. É importante destacar também o crescimento de serviços essenciais por meio do franchising, como odontologia, oftalmologia, clínica geral e cuidados com idosos que tiveram mais uma vez seu valor e potenciais reconhecidos mesmo com o mercado passando por tantas transformações”, afirma Thais Ramos, coordenadora do Comitê de Saúde e Beleza da ABF.

 

O levantamento realizado pela ABF com 18 redes aponta que as adaptações e inovações foram fundamentais para a manutenção do desempenho do segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar. Por exemplo, as redes Sóbrancelhas e Maislaser criaram plataformas de e-commerce, reforçando suas vendas. Já as marcas Budha Spa, Sorridents, Odontoclinic criaram plataformas de serviços ou teleatendimento (para avaliação prévia). As redes Onodera, Maislaser, Budha Spa e Mercadão dos Óculos lançaram linhas de produtos/pacotes e ferramentas digitais. Algumas franquias passaram a fazer entregas ou atuar no modelo take away, como a Hinode, e desenvolveram pacotes pré-pagos ou parcelados, como é o caso da Onodera e da Royal Face.

 

Esse potencial não passou desapercebido pelos investidores tanto que as redes Água de Cheiro, Mais Top Estética e Royal Face, apresentaram crescimentos expressivos em número de unidades. A pandemia viu surgir ainda dois novos negócios em saúde: rede de espaços compartilhados para profissionais da saúde, a Buratto Consultórios, e uma rede de oftalmologia de alta performance, a Olhar Certo. Merece menção ainda a resiliência de serviços essenciais de ortodontia, medicina e assistência a idosos que mantiveram a demanda, mesmo frente as flutuações do mercado. Suportando tudo isso, as redes intensificaram o apoio aos franqueados com metodologias ágeis, treinamento e consultoria realizadas à distância, que mantiveram o negócio ativo e as equipes motivadas.

 

Confira abaixo as histórias de 18 redes que promoveram mudanças e inovaram durante a pandemia e conseguiram preservar ou até expandir suas operações.

 

Acesso Saúde

A rede Acesso Saúde – sistema nacional de atendimento médico e odontológico sem mensalidade para a população que não possui um plano de saúde, manteve 90% das franquias abertas durante o período de pandemia, seguindo as recomendações da OMS para atendimento ao público, bem como as medidas de segurança exigidas de cada estados que está presente. As unidades que estiveram fechadas (apenas no mês de março) já retomaram suas atividades. Pensando em condição especial para facilitar novos investimentos, a rede criou o programa exclusivo de apoio financeiro ao franqueado durante o primeiro ano da unidade. Ao aderir a franquia Acesso Saúde entre os meses de junho a novembro, o novo franqueado recebe 2 meses de isenção de royillties + 10 meses com 50% de desconto. A rede também oferece parcelamento de até 3 a 6x na taxa de franquia. Desde o lançamento do programa foi realizada a venda de 3 unidades. Atualmente, a rede está com 30 unidades em funcionamento e pretende fechar o ano com 6 novas unidades. Para os pacientes da clínica, a Acesso Saúde criou à campanha #xôcorona, que consiste em desenvolver oportunidades de negócios neste cenário e também engajar e motivar as equipes a trabalharem com segurança.

 

Água de Cheiro

Desde o início do ano, a Água de Cheiro trabalhou com estratégias que auxiliaram a driblar a instabilidade econômica e, inclusive, continuar crescendo. A previsão era de inaugurar 40 novas operações ainda este ano e, até o momento, 32 novas unidades já foram implantadas em todo o país, o que aponta o sucesso da rede em seu plano de franca expansão. Quando comparada a 2019, a marca já cresceu cerca de 17%, alcançando o marco de 140 operações rodando nacionalmente. Segundo Olindo Caverzan Júnior, diretor da Água de Cheiro, isso se deu graças às minuciosas estratégias de expansão da marca e uma possível mudança no comportamento do consumidor brasileiro. “A pandemia nos mostrou que apesar do mercado de beleza não ser considerado como essencial, mesmo em meio à crise, as pessoas continuaram interessadas e consumindo produtos do segmento, o que gerou maior interesse nos empresários que buscavam por empreendimentos seguros e, consequentemente, encontraram na Água de Cheiro o negócio perfeito para apostar suas fichas”, pontua. Ainda de acordo com o diretor, foi necessário estar mais próximo de potenciais empresários, alimentando-os com informações que comprovassem as chances de retorno do empreendimento, além de investir em campanhas de incentivo mais agressivas.

 

Budha Spa

Em 2020, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o Buddha Spa, a maior rede de spas urbanos do país, se viu obrigada a fechar suas 38 unidades por alguns meses. Com isso, teve que adaptar sua estratégia de negócio. Além de criar uma série de promoções, que permitiam o uso dos serviços ao término do isolamento social, a marca antecipou o lançamento de sua linha Home e da plataforma Home Wellness. A linha Home permite ao consumidor ter a experiência do despertar dos sentidos em casa, com óleos essenciais, difusores de ambiente e sabonete líquido desenvolvidos exclusivamente para o Buddha Spa após um estudo aprofundado que chegou a uma combinação única de matérias-primas e aromas. Já a plataforma Home Wellness leva ao consumidor, onde ele estiver, cursos online sobre bem-estar. Atualmente há dois programas disponíveis: Saúde do Sono e Antiestresse. Hoje, alguns meses após o lançamento da linha Home, 8% do faturamento do Buddha Spa já vem desses produtos, e a meta é chegar a 20% até o fim do ano. O Buddha Spa manteve seu ritmo de expansão. Em 2019, eram 34 unidades em operação. Em 2020, são 38 em outubro e a estimativa é encerrar o ano com 40.

 

Buratto Consultórios

Rede de espaços compartilhados para profissionais da saúde, a franquia acelerou seu processo de formatação, finalizado em junho, após perceber uma procura muito grande pelo serviço, já que o segmento não parou e ele é um dos poucos que não pode ser operado home-office. O resultado dessa procura foi refletida na abertura de duas unidades (Julho/Santo Andre e Outubro/São Paulo). O grande diferencial para esses resultados foram promoções para incentivar futuros franqueados (negociação direta com a franqueadora onde o parcelamento da taxa de franquia, de R$ 39 mil, é facilitado ou parcelamento do valor total do investimento ou até um valor superior para capital de giro, dependendo da garantia ofertada, através da parceria com a Creditas. Outra vantagem foi oferecer para os médicos um sistema completo para agendamento e consultas via telemedicina, além, do negócio minimizar gastos, pois, o profissional precisa apenas de seus equipamentos para iniciar e aluguel por hora.

 

GiOlaser

A retomada das atividades está impulsionando a procura por tratamentos de beleza. Segundo o diretor de expansão da holding, Rafael Vasconcelos, as pessoas estão voltando às atividades e preocupadas em recuperar a autoestima deixada de lado durante a pandemia. “Essa proibição repentina no acesso aos serviços de beleza atiçou nas pessoas o desejo de se cuidar. Com a reabertura das unidades após a pandemia, a procura pelos serviços de beleza dobrou e ainda temos a proximidade com o verão que, naturalmente, aquece esse mercado”, pondera o diretor. Além disso, a rede traz a marca da atriz global Giovanna Antonelli, que é sócia e participa ativamente de todas as estratégias do negócio. “Uma atriz conceituada como a Giovanna Antonelli não vincularia o seu nome a uma clínica que não tivesse alto nível de excelência e potencial de crescimento”, reforça Vasconcellos.

 

Grupo Hinode

Durante a pandemia o Grupo Hinode, através das suas franquias, inovou com o modelo de entrega, inserindo novas opções com take away e delivery em suas 400 franquias, agilizando a retirada de produtos para seus consultores, que gerou um acréscimo de 15% no fluxo. Realizou promoções para os consultores e ainda implantou novos formatos de pagamento que colaboraram para o desempenho positivo das franquias, sendo que o conjunto de todas as ações gerou um recorde de produção pelo aumento das vendas: nos meses de abril a setembro o Grupo registrou um crescimento de 132%.

 

Home Angels

A Home Angels, maior rede de franquia de cuidadores de idosos da América Latina, superou o período de crise graças a grande quantidade de pessoas que entenderam a real necessidade de contratar um cuidador para supervisionar seus parentes de idade, sem precisar se distanciar deles. Nesse período, a Home Angels vendeu mais de 6 franquias, um crescimento de 25% só no período pandêmico – além de muitos novos contratos de serviço fechados. Um exemplo disso é a unidade de São José dos Campos que conquistou mais de 10 contratos no auge da pandemia.

 

Maislaser

Em agosto, a Maislaser entrou para o e-commerce. Com a nova plataforma, a franquia projeta um aumento gradual de 20% de faturamento em todas as unidades e, em um ano, faturar R$ 5 milhões apenas por essa ferramenta. Para atrair um público maior, em novembro a rede começará a oferecer um serviço de rejuvenescimento facial – já existem três unidades como piloto. Atualmente, a Maislaser conta com mais de 90 clínicas.

 

Mais Top Estética

A rede de franquia Mais Top Estética, mesmo em meio a pandemia, no mês de outubro ultrapassou a marca de 100 unidades vendidas, registrando lucro não só em setembro, como também no trimestre e no ano. Foram 11 inaugurações em 30 dias, 21 franquias vendidas em setembro, e uma unidade inaugurada a cada 36 horas. O sucesso das vendas e na captação de franqueados deu-se principalmente ao novo modelo de negócio em formato de microfranquia home care, com investimento inicial de R$ 58 mil e que está no processo de implantação em mais de 20 unidades no Brasil.

 

Mercadão dos Óculos

Neste ano, o Mercadão dos Óculos já inaugurou mais de 70 lojas, apesar da pandemia. Em maio, a rede lançou uma nova ferramenta de venda, o Visiolens. Por meio de um tablet, o consumidor consegue ver em tempo real o efeito da lente escolhida. Isso aumentou o ticket médio das franquias em até 20%. Além disso, a franquia fez uma parceria com o grupo italiano Marcolin, oferendo exclusividade no Brasil para as vendas dos óculos das marcas Gant e Skechers. Com as novidades, o Mercadão dos Óculos tem a previsão de faturar mais de R$ 200 milhões em 2020.

 

Odontoclinic

Hoje, vivemos em um mundo diferente, onde os consumidores estão cada vez mais conectados no mundo digital. Atrelado a isto, a Odontoclinic criou no início da pandemia, o CliqueOdonto, uma estratégia para continuar a captação de leads (cadastros de possíveis pacientes), sem a necessidade da pessoa sair de sua residência. A Odontoclinic disponibilizou para a rede de franqueados uma plataforma tecnológica digital (web aplicativo), que é divulgada através de uma campanha de marketing digital. Todos os leads impactados pelos anúncios impulsionados nas mídias sociais, clicam no web aplicativo e sinalizam o tratamento de interesse, enviando fotos para um pré-diagnóstico do dentista. Após o recebimento das informações e fotos do lead, o comercial da clínica entra em contato para o agendamento de uma pré-avaliação online. Nesta avaliação online com base no material recebido e conversa com o paciente, o dentista especializado realiza um pré-diagnóstico e encaminha para uma segunda etapa que é a avaliação presencial. Com o web aplicativo é possível captar um número significativo de possíveis pacientes que ainda estão com receio de sair de casa, além de explicar sobre a Odontoclinic e os tratamentos oferecidos. O uso da tecnologia, tem sido uma peça fundamental para a continuidade da captação de leads durante o momento mais extremo da pandemia, como também nesse momento de retomada. Algumas de nossas clínicas tiveram mais de 100 leads captados nos primeiros meses através da divulgação da campanha.

 

Olhar Certo

A Olhar Certo, rede de oftalmologia de alta performance, cresceu mais de 300% em balanço fechado 2º quadrimestre do ano, comparado com o mesmo período do ano anterior. A rede entrou para o franchising nesse ano e surpreendeu pelo crescimento expressivo. A expectativa é abrir 10 unidades e mais um centro cirúrgico até o final do primeiro semestre de 2021. Por ser a pioneira na oferta de oftalmologia de alta performance no franchising, há um mercado gigante de oportunidades a ser explorado. As marcas GiOlaser, Sorridents e Olhar Certo, pertencem à Salus Par, holding de saúde, beleza e bem-estar, da empresária Carla Sarni.00

 

Onodera

Prestes a completar 40 anos, a Onodera Estética e todo o ecossistema que ela faz parte vivenciou um período de grandes desafios, devido a pandemia. A ONODERA focou em alguns pilares para sair deste momento, como: gestão estratégica, inovação e capacidade de adaptar-se às condições impostas pelo mercado. Através de pesquisas, estávamos acompanhando as tendências e verificando que o mercado de beleza, em geral, seria um dos primeiros a retomar o crescimento. Desta forma, desenvolvemos algumas ações para que os nossos franqueados fossem impactados o mínimo possível, dentre elas: flexibilizações com pagamentos (royalties e fundo de propaganda), Consultoria OnLine que trouxe um novo canal para nos relacionarmos com as nossas clientes, com objetivo de oferecer mais praticidade e comodidade no dia a dia, já que por meio deste canal, é possível realizar uma consultoria em qualquer lugar e momento. Outra ação que mudou a nossa forma de pensar e de nos comunicar com nossos franqueados foram os treinamentos virtuais, trazendo mais agilidade para debatermos temas atuais e importantes, sendo uma troca de conhecimento e de boas práticas. Destes encontros surgiram algumas novidades promocionais e lançamentos, todos voltados a tratamentos rápidos e com excelente resultado, como o Desafio Quarentena Detox, composto por produtos home care, dieta especial, acompanhamento nutricional, assinatura de um aplicativo de exercícios e tratamentos Onodera e também o lançamento do Boto Club – o Clube da Toxina Botulínica, em que a cliente poderá realizar três aplicações durante o ano, com parcelamento em 12 vezes. Mais um motivo de comemoração para a nossa marca, foram a venda de 02 novas franquias: Londrina e Cuiabá. Tudo só foi possível, pois implantamos a cultura agile em todos os departamentos da franqueadora, focando em entregas rápidas e correções quando necessárias.

 

OrthoDontic

Apesar da situação, a OrthoDontic, que tem mais de 240 franquias, projeta fechar o ano de 2020 com um faturamento de R$ 296 milhões (aumento de 7% em relação a 2019). Até o fim do ano, a previsão é de que 11 novas unidades sejam inauguradas. Outras três inaugurações já estão programadas para o início de 2021. Segundo Fernando Massi, um dos sócios da OrthoDontic, além da própria peculiaridade do negócio – tratamentos ortodônticos duram, em média, 36 meses e não se recomenda que sejam interrompidos –, a agilidade com que a empresa reagiu à crise, adaptando rapidamente seus sistemas e ferramentas de atendimento e comunicação com o cliente fez com que o impacto da pandemia no negócio tenha sido o menor possível. Assim, diferentemente do que aconteceu em outras redes e principalmente em consultórios particulares, os chamados atendimentos não críticos, que na OrthoDontic respondem por 90% do total, não mantiveram os patamares pré-pandemia como até aumentaram no período. “Desenvolvemos campanhas educativas sobre cuidados com o vírus e saúde bucal para que os franqueados pudessem orientar os pacientes via WhatsApp. Cada clínica manteve um profissional de plantão para tirar dúvidas online e avaliar a necessidade de atendimentos emergenciais”, explica. “Organizamos fluxos de comunicação para que a marca estivesse presente ainda que os atendimentos não pudessem ser realizados normalmente naquele momento. Isso fez com que os clientes se sentissem assistidos durante os momentos de incerteza, o que evitou o cancelamento massivo de contratos e fez com que as mensalidades continuassem sendo pagas normalmente. Fizemos este trabalho com cerca de 600 mil clientes ativos.”

 

Royal Face

A rede Royal Face, pioneira em harmonização facial, está investindo forte com o diferencial do foco especial na classe C. Durante a pandemia, vendeu mais de 105 unidades ultrapassando a marca de 120 pontos comercializados somente este ano. O crescimento nesse período se deve principalmente ao suporte da franqueadora. A Royal Face aproveitou o momento para buscar novas ferramentas on line e atender melhor seus parceiros e os clientes. Triplicaram a quantidade de conteúdo da plataforma EAD e ofereceram todo o suporte aos franqueados ajudando-os na melhora dos resultados. “Acompanhamos diariamente os resultados das nossas franquias, ajudando-os a traçar planos de ação para que saiam vencedores da pandemia. Entendemos que o atual momento deve ser visto como uma oportunidade aos nossos interessados para realizar um investimento em um negócio de sucesso como a Royal Face”, destacou Mauri Torres, diretor de expansão da marca.

 

Sóbrancelhas

A Sóbrancelhas também foi afetada, ficamos sem atender clientes presencialmente, mas isso não nos fez parar literalmente. Lançamos o e-commerce oficial da marca, alternativa para franqueados continuarem suas vendas de forma online, realizamos a quarentreina para reciclagem das colaboradoras de forma online e uma série de lives de diversos temas, com profissionais renomados no mercado para manter o relacionamento com a nossa rede e gerar insights em nossos franqueados. E agora seguimos inovando, apresentando para o mercado a nanofranquia, com foco em pequenos empreendedores e também lançamos dois novos produtos para fazer parte do nosso portfólio exclusivo, além de um serviço!

 

Sorridents

Já a Sorridents, reconhecida por ser a rede mais premiada da América Latina e case de sucesso em Harvard pelo crescimento agressivo e impacto de negócio social, cresceu 37% no 2º quadrimestre do ano, comparado com o mesmo período do ano anterior. A rede tem como premissa iniciar todos os empreendimentos com o número de 4 a 12 cadeiras para atendimento, gerando  faturamento similar ao de 4 a 12 negócios em operação, dependendo do formato escolhido pelo investidor. Durante a pandemia, a Sorridents se reinventou e criou o projeto Telesorriso, ao estruturar uma equipe de dentistas para promover a pré-orientação remota de saúde bucal. Os atendimentos são feitos pela franqueadora e repassados à uma clínica mais próxima do paciente, se necessário. A estratégia da franqueadora manteve o fluxo de pacientes nas unidades durante a crise, auxiliando os franqueados na gestão do negócio.

 

Terça da Serra

A rede teve uma alta procura por franquias neste ano principalmente pela preocupação por cuidados específicos e humanizados na área da saúde. A preocupação pela qualidade de vida e um isolamento social com estrutura para os idosos vez com que a rede se destacasse no setor. Só no segundo semestre são 16 unidades entre já inauguradas e que irão abrir até o fim do ano em vários Estados do Brasil. A rede foi fundada em 2014 e foi pioneira ao se desenvolver como uma rede de residências para idosos no Brasil. Atuando no segmento de franquias desde 2016, conta com mais de 500 idosos hospedados e fatura anualmente R$ 30 milhões. As novas inaugurações representam cerca de 500 novas vagas de emprego com essas unidades.

 

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 186 bilhões, mais de 160 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,3 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

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