O maior reconhecimento que uma rede de franquias pode receber no Brasil é o Selo de Excelência em Franchising, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), principal entidade do setor. Nesta premiação, o Selo ABF reconhece as marcas franqueadoras de maior destaque no país e as certifica em diferentes categorias.
Em 2020, a rede Sucão Cozinha Saudável recebeu o Selo de Excelência em Franchising. No entanto, esta não é a primeira vez que a rede Sucão recebe o Selo ABF, visto que sua estreia na lista das maiores franqueadoras do país ocorreu em 2019.
Selo de Excelência em Franchising: o que o Selo ABF representa no Brasil?
Nos últimos anos, mesmo com períodos complexos de crise e instabilidade econômica e política, o setor de franquias não parou de crescer. Em 2019, por exemplo, o faturamento das franquias cresceu 6,9%, de acordo com um balanço da ABF.
Para mapear, reconhecer e estimular este mercado, em 1990, a Associação Brasileira de Franchising criou o Selo de Excelência em Franchising. Desde então, o Selo ABF já foi concedido a centenas de empresas e marcas brasileiras.
Atualmente, a ABF ocupa o segundo lugar dentre as maiores associações de franquias do mundo. Dessa maneira, conquistar o Selo de Excelência em Franchising é essencial para:
- Gerar alta credibilidade no setor de franquias;
- Ser destaque no segmento de atuação da rede;
- Garantir maior segurança para franqueados investirem na marca;
- Ser referência em práticas de gestão;
- Expandir a marca.
Em síntese, obter o Selo de Excelência em Franchising torna-se um relevante diferencial competitivo e pode ser um fator decisivo para quem deseja investir em uma franquia. Afinal, uma marca com o Selo de Excelência em Franchising é uma marca confiável e que cuida de seus franqueados(as).
Categorias do Selo de Excelência em Franchising
O Selo de Excelência em Franchising é dividido em três categorias distintas: Pleno, Sênior e Master. Basicamente, os critérios para se enquadrar nas modalidades do Selo ABF são a quantidade de franqueados, de unidades e o tempo de atuação no segmento da rede franqueadora.
Entenda os detalhes das categorias do Selo de Excelência em Franchising:
- Categoria Pleno do Selo ABF: franqueadoras com mais de 10 franqueados ou mínimo de três anos de atividade;
- Categoria Sênior do Selo ABF: franqueadoras com mais de 30 franqueados ou mínimo de cinco anos de atividade;
- Categoria Master: franqueadora com mais de 60 franqueados ou mínimo de 10 anos de atividade.
A franquia Sucão Cozinha Saudável, por exemplo, recebeu o Selo de Excelência em Franchising pela primeira vez em 2019 (logo no primeiro ano em que se tornou elegível). Em 2020, a marca conquistou de novo o Selo ABF, na categoria Pleno. A marca Sucão surgiu em 1975, mas tornou-se uma franquia de alimentação saudável em 2014.
Hoje, apenas sete anos após a implementação da rede, o Sucão conta com cerca de 30 lojas espalhadas por quatro estados brasileiros. O crescimento e o padrão de qualidade alcançado em tão pouco tempo de atuação como franquia resultaram na maior chancela do setor: o Selo de Excelência em Franchising.
Requisitos básicos para ter o Selo ABF
De acordo com a ABF existem mais de 3.000 marcas de franquias no país. O segmento de alimentação domina o setor e o de alimentação saudável é um dos que mais cresce.
No entanto, nem todas as marcas podem concorrer ao Selo de Excelência em Franchising. De forma geral, segundo os requisitos de 2019, por exemplo, o franqueador precisa:
- Ter o primeiro contrato de franquia firmado há pelo menos dois anos;
- Ser associado à ABF há pelo menos um ano;
- Não possuir pendências com as obrigações perante a ABF;
- Possuir, no mínimo, cinco franqueados (sócios/proprietários);
- Operar com, no mínimo, 10 unidades franqueadas.
Em síntese, estes são os requisitos básicos para estar entre a lista que pode concorrer ao Selo de Excelência em Franchising. Além disso, há outros critérios da pesquisa que podem variar a cada ano.
Prêmio ABF: reconhecimento especial que estimula o setor de franquias
Além do Selo ABF, a Associação Brasileira de Franchising criou o Prêmio ABF Destaque Franchising, voltado para profissionais que contribuem para o desenvolvimento do setor de franquias.
Através de regulamentos distintos, o Prêmio ABF reconhece profissionais nas categorias:
- Prêmio ABF Destaque Franchising – Categoria Jornalismo;
- Prêmio ABF Destaque Franchising – Categoria Trabalho Acadêmico;
- Prêmio ABF Destaque Franchising – Categoria Sustentabilidade;
- Prêmio ABF Destaque Franchising – Categoria Franqueado.
Basicamente, o Prêmio ABF é uma forma de estimular o setor através de incentivas de outras áreas e do trabalho de profissionais engajados com a temática de franquias.
A trajetória da Sucão até receber o Selo de Excelência em Franchising em 2019 e 2020
A história da marca Sucão Cozinha Saudável se inicia em 1975, em Campinas (SP), muito antes de ser reconhecida com o Selo de Excelência em Franchising. Assim como muitos brasileiros que sonham em empreender, o começo foi com uma pequena loja própria, na região central da cidade.
Ao longo dos quase 50 anos de trajetória, foi preciso se reinventar e olhar com atenção para os novos hábitos alimentares dos consumidores. Dessa forma, o que começou com uma loja de sucos naturais, hoje transformou-se em uma rede com um cardápio que oferta:
- Saladas;
- Pratos;
- Sanduíches quentes;
- Lanches naturais no pão integral;
- Produtos sazonais de inverno;
- Sobremesas;
- Vitaminas esmoothies.
Atualmente, são vendidos cerca de 4.000 sucos por dia, além dos outros produtos. Apesar dos números de sucesso, a expansão enquanto franquia, ocorreu apenas em 2014. Houve tempo necessário para construir uma marca forte, que resistiu ao tempo com inovação e rapidamente obteve o Selo de Excelência em Franchising.
A experiência e até certo pioneirismo no setor de alimentação saudável, atraíram o interesse de empreendedores querendo investir na franquia. Então, após consolidar um modelo de negócios rentável, a Sucão tornou-se uma marca franqueadora.
Segredo do sucesso: o Selo ABF e o reconhecimento da franquia Sucão
Quando a Sucão recebeu o Selo de Excelência em Franchising pela primeira vez, em 2019, fazia apenas cinco anos que a marca havia se tornado franquia. Em geral, este é um tempo considerado curto para tal reconhecimento e a notícia causou muita alegria para a marca, que celebrou a conquista em seus canais digitais.
Ao longo dos últimos anos, nós do SUCÃO temos direcionado nossos esforçamos para oferecer o melhor serviço aos nossos parceiros franqueados e clientes; do layout das lojas, aos pratos, lanches e sucos servidos, tudo é analisado e implementado para gerar um bem-estar geral! Todos os detalhes são continuamente revisados, e há uma constante busca pela melhoria em todos os processos (…)
Estamos orgulhosos e queremos compartilhar uma vitória que não aconteceu por acaso, mas sim, por mérito de toda nossa equipe e principalmente de nossos colaboradores e franqueados, que são verdadeiros (as) parceiro(as).
Para a Sucão, se existe um segredo do sucesso, é o trabalho em equipe, ou seja, o total suporte ao franqueado em cada processo ou decisão. Nesse sentido, a padronização pelo atendimento e a oferta de qualidade fizeram do Sucão uma franquia com o Selo de Excelência em Franchising.
O modelo de franquia Sucão Cozinha Saudável
Atualmente, a marca Sucão conta com mais de 25 unidades pelo país, entre lojas próprias e franquias.
Com um modelo um modelo de negócios que garantiu o Selo de Excelência em Franchising, atualmente a marca possui três modalidades de franquias:
- Loja Shopping;
- Loja de Rua;
- Container
Com rápido retorno de investimento e fácil adaptação do ponto, a franquia atravessou períodos de crise e recessão sendo um investimento seguro e rentável.