Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Em apenas 18 meses, franqueados inauguram 2ª unidade da Escola do Mecânico

23/01/2020

Com retorno do investimento da primeira unidade da Escola do Mecânico aportado na segunda, franqueados abriram novo negócio

Os irmãos Lucas e Ana Sílvia Rothschild, que se viram desempregados e conheceram a marca por intermédio de outros franqueados, pegaram um empréstimo com o pai e inauguraram a primeira unidade da marca em Santo André. Apenas um ano e meio depois, eles inauguram a segunda unidade no Jabaquara, na capital paulista, com o retorno do investimento da primeira escola

 Faz quase dois anos que os irmãos Lucas e Ana Sílvia Rothschild se viram desempregados. Ele, engenheiro de produção; ela, especializada em finanças, resolveram empreender e conheceram franquias de diversos segmentos, até que, durante um jantar com amigos, franqueados da Escola do Mecânico, souberam que o retorno do investimento do negócio era bom. “A franqueada é minha amiga de infância e me contou que o negócio tem bom suporte e é bem interessante. Na mesma semana, fui até Campinas com minha irmã, para conhecer a franqueadora, e fiquei impressionado com a história da fundadora. Decidimos investir na marca e cá estamos”, conta Lucas.

O valor do investimento na unidade de Santo André, de R$ 325 mil, veio de economias dos irmãos e de um empréstimo com o pai. “Eu cuido da parte operacional do negócio, com a técnica, enquanto a Ana é o financeiro do negócio. Adoro treinar, capacitar pessoas e sempre trabalhei com isso, na metalúrgica, então, estou realizado”, comenta o franqueado.

Os irmãos sempre pensaram em ter a segunda unidade, mas a capital paulista estava fechada pela marca, contratualmente, para outro franqueado. Recentemente, esse panorama mudou e lhes foi oferecida a área do Jabaquara para a abertura de uma nova unidade franqueada. “Aceitamos na hora!”, comemora Lucas. A franquia foi inaugurada no dia 7 de novembro, já com alunos matriculados. “Temos excelente suporte e treinamento. Minha maior dificuldade é contratar equipe comercial, lidar com essa mão de obra, mas estou ajustando essa dificuldade e o resto é excelente”, pondera o franqueado.

Na segunda franquia, os irmãos investiram R$ 410 mil. “Ainda não fiz a conta completa, mas acredito que já consegui o retorno do investimento realizado na primeira unidade, porque o valor desta segunda franquia veio da primeira, em sua boa parte”, conta.

A ideia do franqueado é a de continuar crescendo. “Temos bastante vontade de trabalhar e admiração pela marca. Ensinar é o que mais queremos e somos bons nisso. O resto é consequência do nosso trabalho”, finaliza.

Serviço

Escola do Mecânico Jabaquara
Endereço: Av. General Daltro Filho, 2 – Parque Jabaquara – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3368-5959 | WhatsApp: (11) 99479-7897

A Escola do Mecânico
A Escola do Mecânico é uma rede de escolas de formação profissional prática em mecânica de automóveis e motocicletas que tem como premissa aprovar o perfil de franqueados que tenham foco na empregabilidade e geração de renda de seus alunos. Isso porque a marca nasceu de um projeto social de sua franqueadora, Sandra Nalli, que a criou a partir de um voluntariado que realizava com meninos da Fundação Casa, em Campinas: a especialista em serviços automotivos ministrava aulas de mecânica a meninos em situação de risco e, ao alugar uma sala com essa finalidade social, viu-se procurada por pessoas que desejavam participar de seus cursos, como alunos pagantes. “Foi assim que nasceu a Escola do Mecânico, meio que por acaso, e nunca abandonamos o intuito de mudar a vida das pessoas por meio da capacitação delas para o mercado de trabalho, tão carente de mão de obra qualificada”, lembra a franqueadora.

Atualmente, são 30 Escolas do Mecânico operando, sendo três delas próprias e 27 franqueadas. Ao passar pelo processo de seleção, o franqueado precisa identificar-se com a missão e os valores da empresa, que são bastante claros quanto ao seu papel social. “Nós valorizamos pessoas e é por elas que trabalhamos. Nosso maior orgulho é de ver relatadas as histórias de sucesso e superação de nossos alunos, que conseguem mudar suas vidas a partir dos cursos que ministramos”, comenta Sandra.

Rentabilidade acompanha os projetos sociais
A Escola do Mecânico desenvolve inúmeras campanhas de cunho social durante o ano e mantém dois projetos fixos: o Adote um Mecânico e o Emprega Mecânico. Por meio de um aplicativo, o Emprega Mecânico liga o aluno a vagas de emprego disponíveis nas cidades nas quais há escolas.  Já o Adote um Mecânico consiste em uma parceria com empresas e pessoas físicas convidadas a patrocinar o acesso de estudantes carentes a cursos profissionalizantes.

Porém, a franquia também é um negócio lucrativo e que entrega: além da transferência de know-how, a franqueadora dispõe de cursos e materiais atualizados, parcerias com fornecedores e empresas automotivas, que proporcionam aos alunos palestras, visitas às fábricas, equipamentos e peças originais, além de manuais técnicos atualizados; suporte e treinamentos constantes; novos cursos e tecnologias, entre outros benefícios ao franqueado. “Temos um modelo de gestão em que o franqueado participa ativamente, como parte estratégica do negócio. Alguns colaboradores da franqueadora, inclusive, tornaram-se nossos franqueados e operam muito bem, com desempenho surpreendente”, orgulha-se Sandra.

Planos para 2025
A Escola do Mecânico já faz planos para 2025. “Queremos ter 219 escolas, em 158 municípios. Essa meta pode não se concretizar até 2025, mas desejamos estar bem perto dela, lá. Trabalhamos duro para isso e sabemos que há chance de conseguirmos impactar a vida de muitas pessoas com nosso trabalho”, enfatiza.

Atualmente, a rede conta com 30 escolas, em Campinas (SP, com duas unidades); Salvador (BA); São Paulo (SP, com seis unidades); Sorocaba (SP); Ribeirão Preto (SP); Sumaré (SP); Jundiaí (SP); Americana (SP); Santo André (SP); S. Bernardo do Campo (SP); Guarulhos (SP); Piracicaba (SP); Limeira (SP); Santos (SP); S. José do Rio Preto (SP); S. José dos Campos (SP); Curitiba (PR); Recife (PE); S. José (SC); Mogi Guaçu (SP); Mogi das Cruzes (SP); Hortolândia (SP); Osasco (SP); Uberlândia (MG) e Navegantes (RS).

A Escola do Mecânico também busca a excelência. Parcerias com marcas especializadas no setor automotivo, que podem aprimorar o conhecimento e oferecer melhores cursos e capacitações, faz parte do cotidiano da rede. Atualmente, a Escola do Mecânico oferece os cursos de Linha Leve, Linha Pesada e Motocicletas. A empresa possui um Centro de Capacitação Profissional com capacidade para atender 900 alunos.

Em Linha Leve, são oferecidos cursos de: Mecânica Automotiva Completa; Elétrica e Injeção Eletrônica; Motor Ciclo Otto e Transmissão Manual; Sistema de Rodagem, Suspensão e Freios; Instalação de Som e Acessórios Completo; Lubrificação e Troca de Óleo; Mecânica para Mulheres; Ar-condicionado Automotivo; Alinhamento de Direção 3D, Computadorizada e a Laser; Gestão de Negócios para o Segmento Automotivo; Consultor de Vendas Automotivas.

Em Linha Pesada, são oferecidos cursos de: Motor Ciclo Diesel; Eletricidade e Gerenciamento Diesel; Mecânica de Empilhadeira a Combustão e Princípios de Empilhadeira Elétrica.

Em Motocicletas, são oferecidos cursos de: Mecânico de Motocicletas Completo; Elétrica e Injeção Eletrônica de Motocicletas e Mecânico de Motocicletas Alta Cilindrada.

A rede também está expandindo os negócios com a Escola do Funileiro, com a primeira unidade inaugurada no bairro de Santana, em São Paulo, que capacita profissionais para atuar na área de funilaria e pintura.

A cada ano, novos cursos são implantados, atendendo a necessidades do mercado, e mais pessoas conseguem emprego e geram renda. “Mudar vidas requer um esforço considerável, mas nós estamos no caminho certo. E, nos próximos anos, queremos impactar ainda mais pessoas, em outros pontos do País, porque o mercado é grande e há muita necessidade de mão de obra. Já temos alunos atuando até internacionalmente e sabemos que é possível conquistar espaço quando a Educação é o maior objetivo. Pessoas que pensam da mesma maneira são bem-vindas ao nosso convívio e empreendimento e, sem dúvida, teremos sucesso juntas”, finaliza a empreendedora.

Foto: Divulgação

NOTÍCIAS RELACIONADAS