Espaçolaser consolida turnaround com novo recorde de vendas

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Espaçolaser consolida turnaround com novo recorde de vendas e aumento de receita líquida

18/05/2023

Maior empresa de depilação a laser do País fechou o 1º trimestre do ano com receita líquida de R$ 267,4 milhões, subindo 15,4% na comparação anual

A MPM Corpóreos S.A. (B3: ESPA3) – “Espaçolaser” ou “Companhia” – divulgou hoje (15/05) os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2023 (1T23). A empresa registrou R 407,2 milhões de vendas totais da rede (system-wide sales) no período, um aumento de 22,7%, com vendas recordes em todos os meses do trimestre, impulsionadas pelo crescimento de 18,8% no indicador de vendas nas mesmas lojas (same-store sales), solidificando o turnaround em curso desde meados de 2022.

No período, houve também uma elevação expressiva no número de clientes nas unidades, medido pelo indicador de same-store tickets, que expandiu 36,5%. Os resultados são reflexo do sucesso de estratégias comerciais e de captação e fidelização de clientes, com elevados níveis de satisfação – NPS de 87,0 no 1T23.

A Companhia conseguiu manter uma geração de caixa operacional saudável, que totalizou R34,6 milhões no 1T23, representando 53,8% do EBITDA do período. A Espaçolaser ainda encerrou o 1º trimestre de 2023 com 764 lojas, alta de 1,9% em comparação ao primeiro trimestre de 2022, dando continuidade ao processo de otimização da rede de lojas e priorizando a expansão via franquias. Foram abertas 10 novas franquias no período, em 10 novas cidades, espalhadas por quase todas as regiões do Brasil. Na esfera internacional, realizou a abertura de sete novas unidades, encerrando o trimestre com 53 lojas.

“O turnaround já começou, com nossas mudanças e iniciativas refletidas agora também nos resultados, beneficiados por dois trimestres de fortes vendas e seguindo a dinâmica de reconhecimento de receita. Tudo isso graças ao trabalho incansável da nossa equipe e de uma estratégia sólida e bem definida. Permanecemos focados na aquisição e fidelização de clientes, firmes na eficientização de processos, e em avançarmos nas agendas de segmentação e jornada do cliente, para aprimorar sua experiência e aumentar a otimização e produtividade nas unidades. Reafirmamos nosso compromisso de seguir desenvolvendo o mercado de depilação a laser para transformar vidas, promover o bem-estar, consolidar nossa liderança e fortalecer nossa posição no setor”, afirma Paulo Camargo, CEO da Espaçolaser.

 

Resultados Financeiros

 A Espaçolaser apresentou uma receita líquida de R267,4 milhões no 1T23, subindo 15,4% na comparação anual. O lucro bruto foi de R118,8 milhões no trimestre, com uma margem bruta de 44,4%, com ganho de margem na comparação anual e na direção dos patamares históricos de rentabilidade.

O EBITDA Ajustado somou R64,4 milhões, aumento de 21,3%, com margem de 24,1%, crescimento de 1,2 p.p. frente ao 1T22. Esse resultado também foi beneficiado pelas iniciativas de eficiência incorporadas no trimestre e a busca pelo aumento de produtividade. Por fim, a Companhia registrou um lucro líquido de R10,9 milhões, com ganho de margem líquida na comparação anual.

As despesas operacionais somaram R57,2 milhões no 1T23, o que equivale a 21,4% da receita líquida do período, melhora de 0,6 p.p. em relação ao ano anterior, seguindo as iniciativas de buscar maior eficiência no backoffice, especialmente com a conclusão do processo de consolidação societária. Esta eficiência foi parcialmente consumida pelo aumento nas despesas de marketing, seguindo a decisão de fortalecer sua marca e liderança, com destaque para o lançamento da nova campanha comercial em 6 de fevereiro de 2023, contando com Juliana Paes, Jade Picon e Gabriel Medina para engajar públicos diversos.

Ao final do 1T23, a Companhia possuía uma dívida líquida de R631,8 milhões, redução de R38,2 milhões na comparação anual, como reflexo da entrada dos recursos do aumento de capital no 4T22, que totalizou R225 milhões. Isso levou a um nível de alavancagem de 3,2x no 1T23, patamar abaixo dos covenants da 2ª emissão de debêntures de 3,5x. Por fim, cabe destacar que 80% dos vencimentos estão alocados no longo prazo.

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