Ensino profissionalizante impulsiona franquia Via Certa

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Ensino Profissionalizante

Mercado de ensino profissionalizante impulsiona franquia Via Certa com negócio a partir de R$ 84 mil

15/09/2023

Com mais de 40 cursos e 50 unidades, rede está presente em 11 estados e almeja encerrar 2023 com faturamento de R$ 30 milhões

Criada em 2012, em Birigui (interior de São Paulo), a Via Certa Educação Profissional é uma franquia especializada em educação profissionalizante.

Conduzida pelos sócios, Décio Marchi Junior, Jilo Shimada, e André Marchi de Oliveira, a marca já nasceu com o pé no franchising.

“Eu e o Jilo éramos franqueados há mais de 20 anos de uma empresa, na qual, após uma mudança de direção, deixou a desejar em respaldo e know-how, e acabou perdendo a sua essência.
Estávamos muito insatisfeitos, e então resolvemos nos unir e criamos a nossa própria marca: a Via Certa.
Em pouco tempo convidamos o André para fazer parte do time e com união da expertise de nós três, demos início ao negócio”, explica Décio, presidente da rede.

Foram dois anos desenvolvendo a marca.

O período deu vida aos produtos, metodologia, manuais, sistema de gestão, padronização do sistema de ensino, entre muitos outros detalhes, que são sucesso no mercado hoje.

Logo, em 2014, a primeira unidade surgiu, e pouco a pouco a marca foi conquistando seu espaço; atualmente são 51 unidades espalhadas pelo Brasil.

 

Sistema de ensino

A Via Certa oferece 44 opções de cursos nas áreas de administração e vendas; beleza e estética; gastronomia; idiomas; indústria e energia; informática e tecnologia; reforço escolar, saúde e gastronomia.

Décio ressalta que dentro de cada área os cursos estão sempre sendo atualizados, e conforme a demanda dos franqueados, tanto outros são criados.

Nesse último caso:

“Analisamos a aceitação pelo mercado e se viável, o mesmo é desenvolvido e testado em uma unidade piloto para depois fazer parte do nosso portfólio, que fica à disposição de toda a rede”, explica.

Com uma metodologia diferenciada, a Via Certa conta com um sistema de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online – em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da área.

Além disso, os cursos acompanham as características de cada aluno, o preparando para aproveitar totalmente o seu aprendizado através de um ensino individualizado, conforme o seu ritmo.

“Essa metodologia permite que o franqueado não necessite esperar a formação de turma para colocar o aluno em sala de aula, e ao mesmo tempo também não desmotiva o aluno somente com aulas individuais, ele tem o momento em que pode interagir com a turma em aulas vivenciais e prática aquilo que aprendeu na plataforma”, explica o diretor executivo.

Durante a pandemia a marca adotou o Sistema Flex, onde agora o aluno escolhe se quer fazer o curso totalmente online, híbrido ou presencial.

Essa estratégia acelerou a busca de novos alunos, que aproveitaram para profissionalizar, além de alcançar novos franqueados.

 

Modelo de negócio

Com foco em cidades acima de 20 mil habitantes, a franquia oferece dois modelos de negócio que variam conforme o número da população:

O modelo Light engloba três áreas do conhecimento: beleza e estética; idiomas e saúde, e tem investimento inicial a partir de R$ 84 mil (incluso taxa de franquia e instalação).

Nesse formato é indicado a partir de quatro colaboradores e o faturamento é bem atrativo, de R$ 60 mil podendo chegar a R$ 120 mil.

O lucro varia entre 30% a 40% e o prazo de retorno é de 12 a 24 meses. Esse formato atende até 350 alunos.

Já o modelo Premium, é o formato mais robusto e completo, engloba as oito áreas do conhecimento, incluindo os 44 cursos profissionalizantes.

Esse modelo solicita investimento inicial a partir de R$ 124.500, com faturamento bruto médio mensal a partir de R$ 60 mil podendo chegar a R$ 300 mil, com lucro líquido entre 30% a 40% do faturamento.

Esse modelo é necessário para uma equipe a partir de sete colaboradores e tem retorno previsto entre 12 a 24 meses.

O modelo Premium é ideal para espaço de 150m2, com laboratório de informática, sala multidisciplinar, sala de beleza, e manutenção de celular e computador, com capacidade para até 1.050 alunos.

A cozinha para o curso de gastronomia é opcional, mas o franqueado que optar por este curso terá que desembolsar mais R$ 15 mil no investimento e contar com uma área de ao menos 25m2, que terá capacidade para mais de 15 alunos.

Entre as principais facilidades e benefícios oferecidos ao franqueado, André Marchi, o diretor de operações, assegura oferecer toda assessoria e suporte necessário para implantar e operar a franquia, porém alerta dizendo que o franqueado precisa estar ciente de que todos os processos devem ser seguidos à risca para garantir a padronização da marca e também a alta performance da unidade.

Para ser um franqueado, André ressalta que duas características são necessárias: ter perfil comercial e noções básicas como gestor.

E explica que o processo de seleção é simples:

“Nós fazemos uma entrevista inicial e depois avaliamos o perfil do investidor, caso aprovado pela diretoria, ele dá início às atividades”, orienta.

 

Foco na expansão

Com o desejo de expandir ainda mais pelo país, a Via Certa já traçou seu plano de expansão até para 2024.

Segundo Jilo, diretor de expansão, a expectativa é de que a rede termine 2023 com 60 unidades vendidas e para 2024, a promessa é de atingir mais 50 unidades em operação.

Para isso, Jilo já mapeou os locais de maior interesse para a Via Certa.

“Estado de Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Goiás, estão no nosso foco. Mas claro, se surgir candidatos em outros Estados não iremos descartar a oportunidade”, conta.

Hoje a franquia está presente com unidades ativas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Ceará, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

A rede projeta alcançar faturamento anual de R$ 30 milhões para este ano.

 

Ações de reforço

Para concretizar o plano, o responsável pela expansão revela que algumas ações já estão sendo colocadas em prática.

“Estamos criando novos mecanismos de treinamento e suporte, com utilização da tecnologia, para que independentemente do local onde o franqueado estiver ele tenha o melhor suporte e acompanhamento.
Fora isso, estamos buscando FDA’s em todo o território nacional para centralizar a expansão e principalmente para que o atendimento ao franqueado seja mais próximo e tenha essa questão mais humanizada; entendemos a importância do olho no olho”, relata.

Líder de mercado em 80% das cidades em que atua, a meta da Via Certa sempre foi ter a liderança absoluta em todas as cidades.

“Em relação ao cenário nacional a posição é mais discreta, o que fortalece a nossa ideia de crescimento por FDA para ter a liderança de mercado até 2025 no indicador de número de alunos matriculados na rede”, finaliza.

 

Fonte: Fatos&Ideias Comunicação

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