Doutor Hérnia ultrapassa 100 franquias

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Doutor Hérnia ultrapassa 100 franquias com aquisições de multifranqueados

11/01/2023

65% dos empresários que atuam na rede de clínicas de fisioterapia têm mais de uma clínica. Parcela significativa chega a contabilizar quatro unidades

A Doutor Hérnia, rede de clínicas de fisioterapia que oferecem tratamento de fisioterapia para hérnia de disco, fechará 2022 com 108 unidades abertas ou em fase de implantação. O motivo do sucesso da expansão da marca é o interesse dos próprios franqueados em abrir mais de uma unidade.

Segundo Laudelino Risso, um dos sócios da franquia, 65% dos empresários da rede são multifranqueados. “Claro que temos empresários de fora que nos procuraram e abriram suas unidades da Doutor Hérnia em 2022, mas identificamos um grande interesse dos que já atuam na rede em abrir mais de uma franquia. Temos um número considerável de franqueados com quatro clínicas. Um deles, inclusive, deverá inaugurar a sua quinta franquia em breve”, diz.

A franquia fechará o ano com um faturamento na ordem de R$ 48 milhões. Para 2023, a previsão é de chegar a 170 unidades e R$ 70 milhões em faturamento.

Outra fatia de interessados em abrir uma clínica que vem crescendo a cada ano é a de pacientes que foram tratados em uma delas. “Acredito que 10% dos novos contratos foram fechados com pacientes. Isso só fortalece a nossa atuação, já que vemos pessoas que passaram pelos nossos tratamentos, foram curadas e acreditam no potencial das clínicas também como um negócio.”

André Pegas, outro sócio da rede, conta que a maior expansão ocorreu no Paraná. “As oportunidades de abertura de uma clínica no Estado estão praticamente esgotadas”, frisa. Para 2023, o foco dos empresários será São Paulo.

Atualmente, a franquia Doutor Hérnia possui unidades em 20 estados e no Distrito Federal. É no estado do Paraná que a rede possui o seu maior número de unidades, totalizando 27 – (26 ativas e 1 em implantação). Para 2023, o objetivo é expandir em estados com grande potencial, como por exemplo São Paulo, que hoje conta com 17 unidades, (4 em implantação), tendo como estimativa, dobrar este número em 2023.

“Queremos abrir unidades em todos os Estados, mas vamos concentrar nossas forças no interior porque identificamos uma maior defasagem de tratamentos para a coluna na região”, comenta Pegas.

O ano de 2023 também pode ser marcado pelo interesse na internacionalização da marca. Os empresários já receberam propostas para levar a Doutor Hérnia para Canadá, África, Europa e América Latina.

“Optamos por não iniciarmos a expansão internacional em 2022 por causa das incertezas geradas pela pandemia da covid-19 na economia mundial e por acreditarmos que era o momento de focarmos nosso crescimento no Brasil. E nossa aposta deu certa, considerando o sucesso de aberturas de clínicas, principalmente no Paraná”, afirma Risso. A internacionalização deverá começar nos Estados Unidos, onde Risso e Pegas querem abrir 100 unidades, e depois seguir para outros países.

Tratamento de hérnia é mais recomendado do que cirurgia

Risso e Pegas animam-se ao falar sobre o número de pacientes reabilitados após passar pelo tratamento para hérnia de discos em uma de suas unidades. Ao todo foram 40 mil pessoas.

“A hérnia de disco é uma doença que se trata sem cirurgia e nós sabemos que a maioria dos pacientes que optam por operar fazem isso por falta de informação”, diz Risso.

A dor na coluna, um dos sintomas da hérnia de disco, é a segunda no ranking de motivos de afastamentos de trabalhadores. Só perde para dor de cabeça.

“É muito importante salientar que as cirurgias para hérnia de disco são recomendadas em apenas 10% dos casos de hérnia discal mais raras, sendo que em 90%, o tratamento é sem cirurgia. Desenvolvemos um método de tratamento, aliando técnicas reconhecidas mundialmente e com eficácia de 95,7% de todos os casos atendidos”, diz Risso.

 

Ficha Técnica

Fundação: 2013

Início da expansão por franquia: 2013

É associado ABF: Sim

Investimento total aproximado: R$ 105 mil

Taxa de Franquia: R$ 85 mil

Capital de giro: R$ 25 mil

Royalties: fixo

Fundo de propaganda: 5% dos royalties

Área mínima de uma unidade: 60 metros quadrados  

Número mínimo de pessoas na operação: 3

Faturamento médio por unidade: R$ 30 mil

Lucro: R$ 12 mil

Prazo de retorno do investimento: 6 a 9 meses

(*) estimado

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