Rede Divino Fogão comemora 35 anos de atuação em 2019

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Elevando o conceito de comida da fazenda, Divino Fogão comemora 35 anos

23/07/2019

Rede foi fundada por Reinaldo Varela e conta com 187 unidades espalhadas pelo Brasil

São Paulo (SP), julho de 2019 – Após ser a marca eleita como Franqueador do Ano pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Divino Fogão comemora 35 anos de atuação em 2019. A comida da fazenda, fresquinha a qualquer momento do dia, é a principal bandeira da marca, que conta com 187 unidades espalhadas pelo Brasil. Há 25 anos como franquia, a rede de restaurantes, associada à ABF há 15 anos e vencedora de vários Selos de Excelência, vem conquistando os paladares de diversas pessoas pelo País afora.

A ideia de montar o primeiro restaurante surgiu quando Reinaldo Varela, natural de Mirandópolis, no interior de São Paulo, veio estudar na capital paulista e sentia falta do cheiro e sabor da comida que fez parte da sua infância e adolescência. Assim, em 1984, inaugurou o São Paulo I, em Pinheiros, em um local que lembrava uma legítima casa da fazenda do interior brasileiro, todo planejado pelo arquiteto Renato Marques de Oliveira.

Em 1988, a esposa de Reinaldo Varela, Nani Scaburi Varela, se uniu a ele também nos negócios, o que deu um novo impulso à marca. Nascida e criada na cidade de Massaranduba, em Santa Catarina, ela trouxe a experiência de comerciante herdada da família. O primeiro restaurante se tornou referência para todos que vinham do interior. O ponto era próximo a muitos prédios comerciais e oferecia uma boa alternativa aos que trabalhavam na região. À noite, as pessoas se encontravam para ouvir música de viola, comer porções e petiscos, além de falar sobre rally, esporte pelo qual Reinaldo é apaixonado e, até hoje, participa de competições. Ele brinca que o rally é a profissão e o Divino Fogão o seu hobby.

Em 1992, Reinaldo recebeu um convite para montar uma loja do São Paulo I no Shopping Eldorado, em São Paulo. Assim, o restaurante foi inaugurado com um estilo que todas as redes seguem até hoje: balcão grande, em estilo colonial, um fogão à moda antiga, uma grande coifa de cobre sobre o fogão, muitas panelas de barro e, na parede, azulejos portugueses. Na praça de alimentação cheia de redes de fast food, o São Paulo I se tornou uma grande atração, justamente por proporcionar uma alimentação presente no dia a dia dos brasileiros.

Em 1994, o casal Varela entrou no ramo das franquias. O primeiro franqueado foi Charles Hanna, que abriu uma loja no Shopping Penha, zona leste de São Paulo. Ambos perceberam que a grande oportunidade para o restaurante estava em shopping centers e, então, decidiram que suas lojas seriam abertas apenas neste tipo de empreendimento. Com a expansão da rede para fora do estado de São Paulo, foi lançado um concurso cultural com o objetivo de dar um novo nome à marca. Uma moradora de Campinas, no interior do Estado, sugeriu Divino Fogão, ganhou o concurso e um carro zero.

Hoje, o Divino Fogão está presente em quase todas os estados do País. Algumas unidades estão sendo reformuladas e passam a oferecer grill, além de apresentarem uma cozinha show, que permite que o consumidor veja como é feito o preparo de todos os pratos. E para atender à crescente demanda do consumidor pela praticidade de pedir comida em casa, a rede investiu no conceito de “Personal Delivery”, que contempla uma comida fresquinha, feita na hora, em embalagens seladas, desenvolvidas para manter a temperatura e a qualidade dos alimentos. As entregas são feitas por aplicativos, como iFood e Uber Eats.

“Nosso grande diferencial é que o franqueado tem liberdade e espaço para opinar e sugerir, além de inovar com receitas locais, sendo que tudo que dá certo pode ser compartilhado com outras lojas da rede. Há treinamento para manter o sabor típico da fazenda, além de uma variedade que permite atrair e cativar clientes. Oferecemos um buffet variado, que inclui pratos para todos os gostos, desde a comida da fazenda, caracterizada pelo frango com quiabo, linguiça com polenta e lombo, a refeições mais leves. Os restaurantes oferecem 17 opções diárias de saladas, produtos integrais e sementes, além dos grelhados. Tudo isso resultou nessa receita de sucesso que é o Divino Fogão. Estamos honrados e felizes em comemorar 35 anos e esperamos que venham mais anos de trabalho e reconhecimento no mercado de franquias e alimentação”, finaliza o fundador e presidente, Reinaldo Varela.

Ficha técnica Divino Fogão:

Ano de fundação da empresa: 1984
Ano de início no sistema de franquias: 1994
Número de unidades em funcionamento no Brasil: 187
Investimento inicial: R$ 700 mil
Taxa de franquia: R$ 80 mil
Capital de giro: R$ 30 mil
Royalties: 4% sobre o faturamento mensal
Taxa de publicidade: 1%
Área mínima: 52 m²
Nº de funcionários: 18 funcionários por unidade, em média
Faturamento bruto: R$ 190 mil
Lucro líquido: em torno de 15% a 18%
Prazo de retorno: 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Projetos de expansão: todo o território nacional

Telefone: (11) 3811-1560

Site: www.divinofogao.com.br

Sobre o Divino Fogão: Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com 187 restaurantes presentes em todas as regiões do País.

 

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