4 dicas para começar a empreender no segmento de pizzarias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Borda & Lenha

4 dicas para começar a empreender no segmento de pizzarias em 2024

25/03/2024

Gabriel Farrel, CEO da Borda & Lenha, recomenda que, ao investir em uma franquia do segmento, o empreendedor faça controle de custos e oferta de qualidade, além de apostar em ações de marketing

De acordo com o levantamento Tendências do Ecossistema de Foodservice, 87% das empresas que atuam no food service afirmaram, em 2023, estar com lucro e 64% indicaram que o desempenho de faturamento era melhor do que no ano anterior.

No que diz respeito ao consumo de alimentos, ainda no final de 2023, o Brasil conquistou a 2º posição no ranking de países que mais comem pizzas no mundo, segundo a associação italiana 50 Top Pizza.

Tal cenário torna o setor de pizzarias atraente para quem quer investir no food service.

Nesta conjuntura, Gabriel Farrel, sócio-fundador e CEO da Borda & Lenha, primeira rede de fast-pizza do Brasil, lista quatro dicas para quem quer empreender no segmento. Confira:

 

1. Invista em uma franquia

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o food service é um dos segmentos que mais cresceu no mercado nacional de franquias em 2023, tendo registrado crescimento de 17,9% no último ano.

Segundo Farrel, além dos números promissores, o franchising proporciona outros benefícios importantes para quem está iniciando no mercado.

“Empreender é sempre um processo desafiador e cheio de surpresas, mas quando opta-se por investir em uma franquia, escolhe-se também, realizar um sonho acompanhado de um time especializado, com expertise e know-how para oferecer todo o suporte necessário nessa jornada”, explica.

 

2. Tenha controle de custos

Conforme Farrel, é muito importante que desde o início o negócio seja lucrativo, por isso, o empreendedor aconselha:

“Mantenha um controle rigoroso de custos e pense em maneiras de reduzir os gastos sem interferir na qualidade dos produtos”.

Uma solução que a Borda & Lenha encontrou para otimizar o fluxo e diminuir os custos é entregar aos franqueados as massas das pizzas abertas e pré-assadas.

Deste modo, a rede conseguiu reduzir a quantidade de equipamentos dentro das unidades, diminuir o espaço das lojas e refrear os gastos de aluguel e de funcionários, uma vez que a linha de produção necessita de um número menor de colaboradores.

 

3. Ofereça qualidade e diferenciais

Para o CEO da Borda & Lenha, o mercado de pizzarias e delivery de comida tende a crescer muito nos próximos anos, isso porque as pessoas gastam cada vez menos tempo com coisas como ir ao supermercado ou cozinhar.

Neste cenário, Farrel afirma que é crucial pensar em maneiras de destacar-se em meio a concorrência.

“Priorize a qualidade dos ingredientes que fazem grande diferença na satisfação dos clientes e pense em como destacar sua marca no mercado, isso pode incluir um cardápio único, um ambiente acolhedor, opções de entrega rápidas ou um foco na sustentabilidade, por exemplo”, comenta o executivo.

 

4. Invista em marketing

Por último, Farrel enfatiza que o mercado de food service tem muitas oportunidades de crescimento e é necessário saber reconhecê-las para aproveitar cada uma delas.

Segundo ele, investir em marketing é uma excelente medida para atrair novos clientes e promover seus produtos.

“Além de agregar valor de marca e fortalecer a imagem da empresa no mercado, o marketing e a presença online podem ser usados para gerar identificação e proximidade com o público, fatores que influenciarão nas vendas”, finaliza.

 

Fonte: Markable Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS