A crise atual é a oportunidade para comprar uma franquia

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
crise atual

A crise é oportunidade para comprar sua franquia

13/05/2020

Pode parecer estranho, mas o fato é que essa crise atual na economia, também está trazendo oportunidades para quem pensa em comprar uma franquia.

Temos vivido histórias bem interessantes nesse período junto a investidores que buscaram encontrar um novo caminho com o apoio de nossa consultoria.

Vale dizer, em primeiro lugar, que o sistema de franquias sempre foi o setor da economia que menos sentiu as crises econômicas, pelo fato das empresas enxergarem nele uma forma de seguirem crescendo, via franqueados,  e porque as pessoas veem nele uma forma segura de ter um negócio próprio, pela dificuldade em fazerem isso sozinhos e como algo mais garantido do que um novo emprego ou outros empreendimentos.

Dados publicados pela ABF mostram que, ao menos durante os últimos 15 anos, o que podemos chamar de PIB do franchising (soma dos valores de bens e serviços produzidos por ano), vem sendo muito superior ao PIB do país, atestando que esse segmento anda descolado do restante da economia, em números totais.

Nesse momento, muitas franqueadoras, também sentindo o impacto do momento, estão aceitando boas negociações na taxa inicial e na forma de cobrança de royalties, reduzindo seu valor por alguns meses.

Ao mesmo tempo, o momento é bom também para negociação de pontos e seus alugueis, uma vez que o mercado de locação estacionou e se desvalorizou.

Prestadores de serviços, para reformas de ponto, fabricantes de equipamentos e instalações necessárias também, como todos, estão mais flexíveis para fecharem negócios com valores reduzidos e em melhores condições.

Com as seguidas quedas nos valores dos juros, fica também mais fácil recorrer a eventuais necessidades.

Como exemplo do que vem acontecendo nesse momento, viemos assessorando uma investidora, que estava prestes a desistir da compra de uma franquia, que já havia sido escolhida, entre outras que tinham o perfil adequado ao seu, no que se refere ao capital necessário e competências.

Essa investidora, além de conseguir melhores condições em todas as negociações citadas acima, ainda conseguiu realizar um estudo de geomarketing, para localização dos melhores pontos comercias, por um valor que foi a metade do que pagaria em outra época e com isso aumentou em muito as suas chances de sucesso.

A crise ainda vai durar um tempo, mas a melhor solução para superá-la é que cada um não deixe para traz seus sonhos e que saiba aproveitar as oportunidades que ela, por pior que seja, sempre nos oferece.

Autor: Paulo Ancona – Ancona Consultoria

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS