Seja multi: veja cinco negócios para faturar no multi-franchising
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Seja multi: descubra cinco negócios para faturar no multi franchising

13/11/2023

Salão de beleza express, acessórios para celular e rede de bares são opções para quem quer investir em mais de uma unidade dentro de um mesmo segmento

De acordo com o ditado popular, “em time que está ganhando não se mexe”, premissa essa cada vez comum dentro do mercado de franchising.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 85% das redes de franquias são multifranqueadas, ou seja, possuem duas ou mais unidades sob a mesma administração.

A estratégia traz diversas vantagens para a operação, e se tornou o principal pilar de crescimento de marca.

Segundo o consultor Erlon Labatut, fundador da Franqueador.com, iniciar no mercado de múltiplas franquias pode trazer inúmeros benefícios, sobretudo no sucesso do negócio.

“A maior vantagem é que os desafios inicias de quem começa a sua jornada na franchising já foram superados.

Após a primeira unidade, o franqueado passa a dominar seu papel de gestor e as coisas ficam mais fáceis, o que contribui para a efetividade da operação”, afirma.

Para ser um multifranqueado, é ideal que o investidor passe um tempo determinado com uma unidade em funcionamento, para que seja avaliado entre as partes (franqueado e franqueadora), a abertura de novas.

Esse teste serve para diminuir os riscos do negócio e aumentar o retorno financeiro, além de contribuir para a otimização de processos e ascensão do setor.

Erlon destaca ainda que a iniciativa também contribui para o crescimento saudável da rede, uma vez que é mais fácil expandir com pessoas de confiança.

“Muitas marcas estão estrategicamente buscando aumentar o número de unidades ao mesmo tempo que reduzem o número de franqueados.

Isso ocorre porque é mais fácil gerenciar a relação com um círculo menor de pessoas que já se mostraram ótimos operadores de negócios”, explica.

O modelo está presente em diversos segmentos da economia – alimentação, varejo e serviços – e as possibilidades de investimento vão desde salões de beleza express, bares descolados e até mesmo empresas de soluções de trânsito.

Pensando nisso, separamos cinco cases de sucesso dentro do multi-franchising.

 

1. SÓ Multas

Criada em 2014, em Minas Gerais, a SÓ Multas surgiu com a proposta de oferecer soluções no trânsito.

Entre as mais de 50 unidades espalhadas pelo país, 18 delas estão nas mãos de seis multifranqueados, um deles com quatro unidades.

Em 2022, a marca faturou mais de R$14 milhões, e se destacou por outra proposta inovadora – a ausência de royalties, o que permite um rápido payback e um lucro acima da média.

  • Investimento inicial: A partir de R$80 mil
  • Faturamento médio mensal: A partir de R$60 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 12 meses

 

2. Cuidare Brasil

Uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país, a Cuidare Brasil tem mais de 70 unidades espalhadas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.

A empresa possui um sistema próprio para gerenciar eficientemente as unidades, promovendo maior engajamento dos cuidadores e facilitando a prestação de contas dos clientes.

Um de seus franqueados mais antigos decidiu investir na marca e atualmente possui três unidades no ABC Paulista.

  • Investimento inicial: A partir de R$35 mil
  • Faturamento médio mensal: A partir de R$60 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

 

3. Stylebar

Fundado em 2018 por Gisela Prochaska e Deborah Paulino, o Stylebar traz para o brasil o conceito de ‘Easy Beauty’, um método que traz agilidade e rapidez no cuidado e tratamento dos cabelos.

Faturando mais de R$10 milhões ao ano, a rede conta com seis unidades em São Paulo, sendo duas delas da mesma franqueada, em bairros próximos da cidade.

Em processo de expansão nacional, a marca irá inaugurar a primeira unidade fora do estado, em Pernambuco.

  • Investimento inicial: A partir de R$ 400 mil
  • Faturamento médio mensal estimado (franqueado): R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: 25 meses

 

4. Janela Bar 

Criada com a proposta de popularizar a alta coquetelaria, a rede curitibana Janela Bar oferece um cardápio de drinks autorais a preços acessíveis.

Atualmente, a marca possui mais de 30 unidades espalhadas pelo país, e deve encerrar o ano com mais de 40 lojas aberturas e um faturamento de R$40 milhões.

A primeira unidade multifranqueada está em processo de implantação na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e deve inaugurar nos próximos meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal estimado (franqueado): R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: 15 meses em média

 

5. LOFT

Fundada em 2013 no Rio de Janeiro, a LOFT é a maior marca de produtos e acessórios eletrônicos nacionais.

Além disso, é a única do segmento com quatro selos de excelência pela ABF.

Atualmente, a rede conta com mais de 40 unidades no Brasil, sendo mais da metade operadas por multifranqueados (apenas cinco franqueados possuem uma unidade).

O faturamento para este ano é de R$50 milhões.

  • Investimento inicial: a partir de R$150 mil
  • Faturamento médio mensal: Quiosque R$80 mil, Loja R$100 mil.
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

 

Fonte: Mercado Com

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