Cinco dicas para quem pensa em investir em uma franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Cinco dicas para quem pensa em investir em uma franquia

17/05/2022

Para Juliano De Stefani, gestor de Expansão e Franquias da Rech, antes de pensar em comprar uma franquia, é imprescindível que o interessado tenha afinidade com o setor que planeja investir

Abrir um novo negócio é sempre um desafio e diversos itens precisam ser considerados durante todo o processo. O modelo de franquias é uma solução para quem pensa em investir em um modelo de negócio que já vem testado pelo mercado e que apresenta resultados. Mas como qualquer investimento, é necessário que haja um planejamento prévio.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou mais de R$ 185 bilhões em 2021, o que representa um crescimento 10,7% em relação ao ano anterior. O resultado mostra que o setor está se recuperando, já que a receita do último ano chegou próximo do patamar registrado em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus.

Para Juliano De Stefani, gestor de Expansão e Franquias da Rech, rede de peças para máquinas agrícolas e pesadas e que também opera no formato de franquias, antes de pensar em comprar uma franquia, é imprescindível que o interessado tenha afinidade com o setor que planeja investir. “Operar em ramos de nicho, por exemplo, requer mais do empresário do que se optasse por segmentos mais abrangentes”. O executivo também afirma que para garantir o desempenho almejado, é necessário que o candidato conheça bem a região onde pretende instalar a unidade.

Confira as nossas dicas:

  1. O ideal é que o candidato a franqueado tenha uma mescla de perfis comercial (60 a 70%) e técnico (30 a 40%) ou tenha um sócio que possua uma das habilidades;
  2. É importante que você tenha potencial ou se especialize para administrar mais de uma unidade;
  3. Seja movido a desafios e esteja disposto a correr riscos que sejam administráveis;
  4. Desenvolva o seu perfil para que tenha habilidades em atendimento e vendas;
  5. Mantenha seu foco principal no atendimento à demanda do mercado local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS