Chapecó está entre as melhores cidades para investir em negócios

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Brasil Sul Franchising

Chapecó está entre as melhores cidades do país para investir em negócios

08/01/2018

O estudo foi realizado pela Consultoria Urban Sistems e divulgado pela Revista Exame

Chapecó está entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios. O município está em 56ª posição no ranking, com 9,85 pontos. O estudo foi realizado pela Consultoria Urban Sistems e divulgado pela Revista Exame.

Outras cidades do estado que se destacam no topo da lista são Florianópolis e Balneário Camboriú.  Chapecó é a única cidade do Oeste Catarinense que desponta na lista, sendo um polo de desenvolvimento e referências para outras cidades da região.

Chapecó é também a sexta maior economia do estado, empregando mais de 78 mil pessoas com carteira assinada, segundo a Associação Comercial de Industrial de Chapecó (Acic).

O total de pessoas ocupadas na cidade é de 42,7%, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com um PIB de 7,7 bilhões, a cidade catarinense abriga 21,8 mil empresas, com forte atuação não só na agroindústria, mas também nos setores de serviços e no comércio, informou a Acic.

Para o empresário da Sonna Eventos, empresa organizadora da primeira edição da Brasil Sul Franchising, Cleverson Dalmora, as previsões daqui para frente são de crescimento, sendo um fator consolidado e comprovado. “Com a queda das taxas de juros, e as projeções positivas das empresas de grande porte, 2018 deve apresentar crescimento de 2,5 a 4%”.

Ele acredita que a crise se estagnou e agora é o momento de crescimento e de pôr em prática as novas estratégias – como as novas formas de trabalho, ajustado no perfil de cada empresa. “Só não podemos dizer que haverá investimento do exterior, pois o ano que vem é um ano político”.

AGROINDÚSTRIA COMO BASE

Chapecó e região destacam-se pela agroindústria de carne e esse ramo deve haver um crescimento para o ano que vem com a abertura de mercado para novos países. Segundo Dalmora, essas alianças devem injetar milhões na nossa região, além de fazer vários setores da economia movimentar.

O empresário avalia que a região passou pela crise de forma diferente, com mais estabilidade, graças ao modelo de gestão implantado nas empresas. “O ano de 2017 foi um ano de análise, de pôr em ordem e replanejar as novas formas de trabalho, com novos produtos e reposicionar a marca no mercado”.

NOVOS NEGÓCIOS 

De encontro a tudo isso, Chapecó sediará de 27 a 29 de abril de 2018, no Parque Tancredo Almeida Neves (Efapi), o Brasil Sul Franchising (BSF) – uma das maiores eventos de franquias do Sul do Brasil, que tem o reconhecimento da principal entidade do setor – Associação Brasileira de Franquias (ABF). O lançamento ocorreu na terça-feira, dia 14, durante o evento oficial da ABF em Chapecó, no Hotel Lang.

O Brasil Sul Franchising é inédito para região, já que eventos do gênero ocorrem apenas em grandes capitais.  A BSF reunirá as principais franquias do Brasil em Chapecó. Será uma oportunidade para quem tem interesse de abrir o próprio negócio e também para aqueles que querem se tornar fornecedores de franquias.

A franchising ou franchise [francháiz] é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente e infraestrutura da empresa.

A Brasil Sul Franchising também tem apoio da Unoesc e Sebrae e selo da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

NOTÍCIAS RELACIONADAS