Abrir novas franquias é o desafio dos empreendedores

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Empresários aceitam o desafio de abrir novas franquias em um período de crise

15/06/2020

Não é segredo que o caminho do empreendedorismo é cheio de desafios.

Para quem decidiu começar o negócio em 2020, então, os desafios se multiplicaram!

Alguns empresários foram pegos de surpresa com a crise do novo coronavírus.

O que fazer em uma situação como essas? Muitos decidiram continuar, aceitar o desafio e investir no negócio dos sonhos.

Para isso, foi preciso força de vontade para colocar tudo nos eixos e, claro, o apoio da franqueadora.

Aliás, um estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) aponta que, este ano, 25% da população adulta brasileira deve estar envolvida com um negócio novo ou com até 3,5 anos de atividade.

É o maior patamar em 20 anos, o que demonstra que, apesar das adversidades, há oportunidades para quem quer empreender.

Quando a economia se estabilizar, outras oportunidades poderão surgir!

É preciso pesquisar bem e ficar de olho no que está acontecendo no mercado.

 

Os empresários que viram oportunidades em franquias de alimentação

 O segmento de alimentação é um dos mais tradicionais do franchising.

Em 2019, o ramo faturou R$ 48.399 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Foi olhando os bons indicadores que muitos empreendedores decidiram investir no segmento.

A zootecnista Kamila Gheller e seu irmão Lauro Gheller estavam ajustando os últimos detalhes para inaugurar um restaurante da franquia Água Doce Sabores em março.

A ideia era levar mais opções de lazer e alimentação para a cidade de Sorriso, em Mato Grosso.

Mas, devido a pandemia, os planos foram adiados: a loja foi inaugurada na segunda metade de abril, seguindo á risca todas as normas de segurança sanitária.

Para o funcionamento da loja foram necessárias algumas adaptações, como a redução da quantidade de mesas para garantir uma distância segura entre elas, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde.

Além disso, o delivery se tornou peça fundamental neste momento e por isso há um cuidado especial, com ações que envolvem entregadores e clientes para garantir mais segurança.

Os cuidados com a segurança sanitária também foram importantes para que o casal Gisele Benatti e Thiago Reis inaugurasse seu novo negócio.

Eles não deixaram o novo coronavírus mudar os planos de empreender e, juntos, investiram em uma loja da Casa de Bolos em Ubá, em Minas Gerais.

Formada em engenharia de alimentos, Gisele conta que sempre teve o desejo de investir em uma franquia de alimentação.

“A Casa de Bolos me deu uma segurança para colocar meu objetivo em prática e enxergar, que este é o momento para fazer um investimento que me trará bons resultados num futuro pós-pandemia”, declara Gisele.

 

Investindo na criatividade

 Muitos empreendedores tiveram que “se virar nos 30” para encontrar novas formas de faturar com suas franquias.

O empresário Rodrigo Valentim também tinha escolhido 2020 como o ano chave para investir em sua nova unidade da franquia Anjos Colchões & Sofás.

Ele encontrou uma grande oportunidade em Maringá, no Paraná, cidade com 420 mil habitantes, bem maior que sua cidade natal, Campo Mourão, onde ele possui há dois anos uma unidade da rede.

Com a pandemia, Rodrigo Valentim foi obrigado a mudar sua estratégia de vendas na nova unidade, apostando na venda online.

Para isso, ele melhorou a produção de imagens e intensificou as campanhas nas redes sociais.

“Assim, fomos conhecendo cada pessoa e personalizando o atendimento, afinal, uma boa venda envolve conhecer as reais necessidades do cliente e direcionar um produto que de fato possa resolver seu problema. O online é capaz de fazer tão bem essas ações quanto no presencial”, afirma Valentim.

Por 25 anos, Fernando Pimentel Fiori trabalhou em empresas multinacionais no Brasil.

Queria encontrar uma boa oportunidade para sua carreira profissional e decidiu ir, em 2019, para Portugal, mas percebeu que a economia do País não estava favorável.

Ao chegar no Brasil, investiu e assumiu uma unidade de repasse da franquia de lavanderias 5àsec no dia 14 de fevereiro.

Tudo estava indo muito bem, mas quando chegou a pandemia Fernando percebeu uma queda no volume de peças e faturamento.

Para garantir a clientela, o franqueado passou a promover promoções focadas nas peças que tem mais procura atualmente, que são edredons, itens de cama, mesa e banho, e tapetes.

Após a pandemia, o franqueado quer investir em uma segunda lavanderia da marca.
 

Os desafios das franquias de educação

Ninguém tem dúvidas de que educação é fundamental.

Em tempos de pandemia, as instituições educacionais tiveram que se reinventar para oferecer educação de qualidade, e à distância, para os seus alunos.

O engenheiro civil Danicler Bavaresco e a professora Naiara Zannata Bavaresco investiram em uma franquia da Maple Bear em Sinop, no interior do Mato Grosso.

A inauguração da escola de ensino bilíngue aconteceu na primeira semana de fevereiro, sendo que o início do ano letivo contou com 58 alunos no ensino infantil.

Com a chegada da pandemia, as aulas foram suspensas e a escola ganhou mais um aluno, somando 59 matrículas e nenhum cancelamento.

Para garantir a excelência na educação e manter a forte ligação entre aluno e escola, a escola passou a atuar de forma EAD, por meio da Maple Bear Digital Learning Community.

A comunidade colaborativa online reúne recursos de apoio e orientações para que as escolas possam oferecer suporte educacional aos alunos de todas as séries escolares ao longo do período de suspensão de aulas presenciais.

Na região, as aulas foram retomadas no dia 04 de maio, por se tratar de uma região pouco atingida pelo coronavírus.
 

Baixo impacto da crise

Alguns segmentos não sentiram o impacto da crise de forma significativa.

Um exemplo é o segmento de limpeza e conservação, que já falamos aqui no Portal.

Thaira Fernanda Torres Pinheiro e João Vitor da Silva são dois jovens investidores que, em janeiro de 2020, resolveram investir em uma microfranquia da TRATABEM na cidade de Tanabi, interior de São Paulo.

Thaira conta que a região que estão instalados é promissora para modelo de negócio da franquia, pois é um local quente e a maioria das casas têm piscinas.

Nestes meses de operação, o faturamento da franquia não foi prejudicado, justamente por oferecerem um serviço de manutenção e assistência para todos os tipos de piscinas, além da entrega de produtos químicos por delivery.

 “O meu faturamento aumentou em 5% em relação aos outros meses. Não sentimos a crise e estamos muito otimistas para os próximos meses. As temperaturas mais baixas incentivam os donos de piscinas à realizarem a manutenção nas bombas, entre outros reparos”, diz.

Alexandre Dutra Marão Sayeg investiu em uma franquia iGUi em janeiro de 2020, na cidade de Votuporanga, também no interior de São Paulo.

Segundo Sayeg a piscina não é mais apenas um item de luxo, mas sim um  investimento de arquitetura que valoriza o imóvel.

A iGUi possui uma modalidade de venda programada que oferece condições a longo prazo para quem deseja ter uma piscina, o que ajuda a manter a roda da economia girando.

“Eu senti o impacto em março, porém de forma branda. Por conta da quarentena, muitas pessoas que não tinham tempo para pensar no projeto está aproveitando para iniciar as negociações. Para quem já tem piscina, o isolamento social tem motivado a manutenção e nós estamos oferecendo todo o suporte, inclusive por delivery”, destaca.

 

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