Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF destaca marcas e profissionais pela contribuição ao mercado de franquias brasileiro

27/04/2019

ABF Destaque Franchising 2019

A Associação Brasileira de Franchising anuncia na noite desta sexta-feira (26) os vencedores do 25º Prêmio ABF Destaque Franchising.

Principal premiação do mercado de franquias brasileiro, a honraria presta homenagem às marcas e profissionais que, por meio de sua atuação, contribuíram decisivamente para o desenvolvimento sustentável do setor nos últimos anos.

O Prêmio ABF Destaque Franchising 2019 é dividido em seis categorias:

  1. Franqueador do Ano
  2. Franqueado do Ano
  3. Personalidade do Ano
  4. Jornalismo
  5. Sustentabilidade
  6. Trabalho Acadêmico.

 

Os vencedores foram homenageados durante cerimônia que reuniu cerca de 1 mil convidados no Golden Hall do World Trade Center (WTC) em São Paulo.

Para André Friedheim, presidente da entidade:

“ao reconhecer e valorizar a cada ano marcas e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento sadio e contínuo do sistema de franquias no País, a ABF está cumprindo parte da sua missão. Acredito que compomos assim um ciclo virtuoso, promovendo e incentivando as melhores práticas e evidenciando a excelência do franchising no mercado brasileiro. Merecem, de fato, todo nosso reconhecimento as redes, líderes do setor e profissionais premiados”, ressalta.

 

A fortaleza e a resiliência do setor também se traduzem em números.

De acordo com o balanço de desempenho do franchising em 2018, feito pela entidade, o faturamento das redes de franquias frente ao ano anterior teve uma alta de 7,1%, superando R$ 173 bilhões.

O crescimento do número de empregos foi ainda maior no mesmo período, de 8,8%, com um total de 1.299.145 trabalhadores diretos registrados.

Já a expansão das unidades chegou a 5,2%, com mais de 153 mil operações distribuídas por todo o país.

Premiados de 2019

Na Categoria Franqueador do Ano, o vencedor é o Divino Fogão.

A marca foi criada em 1984 na cidade de São Paulo pelo paulista de Mirandópolis Reinaldo Varela.

Franqueada quatro anos depois, a rede tornou-se uma referência nas praças de alimentação dos shoppings brasileiros, com seus restaurantes decorados com azulejos portugueses, um fogão à moda antiga e panelas de barro.

Atualmente com mais de 180 unidades, o Divino Fogão leva os aromas e sabores da comida típica da fazenda para clientes em quase todos os estados do País.

O 1º lugar na Categoria Franqueado do Ano é de Maria Eugênia Lopes, franqueada da rede Sucão, unidade Extra Abolição, de Campinas (SP), com o case “Sucão mantendo-se na vanguarda do suco”.

A partir da sugestão dada por Maria Eugênia, a franqueadora desenvolveu uma nova linha de subprodutos, aproveitando-se de uma tendência cada vez mais forte do mercado de alimentação fora do lar: sucos com whey-protein.

Com apelo à saudabilidade, o novo sabor foi incorporado ao cardápio e conquistou os clientes da Sucão.

O suco com whey-protein é oferecido em 22 das 23 unidades e contribuiu com o aumento da receita da rede.

Em 2º lugar ficou Cristiano Dall Oglio, da iGUi – franqueado de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com o case “Projetos 3D”.

E em 3º lugar, a franqueada Leandra Bisi, da 5àsec – unidade Domingos Marreiros, em Belém, no Pará, com o case “Serviços Exclusivos – um carinho mais que especial com o cliente 5àsec”.

A Personalidade do Ano de 2019 é Robinson Shiba.

Fundador das tradicionais redes de culinária oriental China in Box e Gendai, Shiba tornou-se referência no setor.

Empreendedor nato, sua notabilidade o levou a ser parte do elenco de investidores do game show de negócios Shark Tank Brasil transmitido pela TV.

“Além de uma pessoa boníssima, Shiba tem um papel fundamental na difusão da comida oriental no Brasil por meio de franquias. Mais recentemente, ele foi responsável por colocar o empreendedorismo e nosso setor em evidência na TV aberta. Isso contribui muito com a sensibilização para atrair colaboradores e candidatos a franqueado”, ressalta André Friedheim.

 

Prêmio ao bom jornalismo

Com um volume de informação cada vez maior e disperso, a importância do jornalismo sério, comprometido e profundo é cada vez maior.

“O trabalho de buscar novas tendências e histórias, difundir boas práticas e apontar desafios certamente contribui com o desenvolvimento do nosso marcado. Nosso reconhecimento a estes profissionais dedicados, ainda mais em tempos de fake news”, declara André Friedheim.

 

Na Categoria Jornalismo, foram premiados os profissionais autores das melhores reportagens publicadas em 2018, em quatro subcategorias.

São eles: Jornal Impresso – Letícia Ginak e Bianca Soares, com a matéria “92% das franquias investem em inovação”, publicada pelo O Estado de S.Paulo.

Revista – Ticiana Werneck, vencedora com a reportagem “Aprendendo com as franquias”, para a Revista HSM.

Mídia Digital – Mariana Fonseca, que assina a matéria “Franqueados do Boticário criam startup”, publicada no portal Exame.com.

E, por fim, Mídia Regional – Thaine Belissa, autora da reportagem “Franchising também é lugar de inovação”, publicada pelo Diário do Comércio de Minas Gerais.

Os jornalistas vencedores em cada uma das categorias recebem um prêmio no valor de R$ 6 mil.

Sustentabilidade

O Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade é um reconhecimento às redes cujos projetos promoveram impacto positivo social e ambientalmente seja em escala local, regional ou nacional.

As marcas vencedoras, classificadas de acordo com suas categorias no Selo de Excelência em Franchising, e seus respectivos projetos premiados são os seguintes:

PLENO: SPÉ O SPA DO PÉ – Baculêju das Artes – Sabendo que a arte é ferramenta de transformação da sociedade, o projeto visa desenvolver e lançar novos talentos da música, dança, arte, teatro e poesia oriundos de diversas comunidades do Rio de Janeiro.

São realizados pequenos festivais com apresentações de cantores solo, duplas, bandas, poetas, além de exposições e mesas redondas com a União Brasileira de compositores sobre direitos autorais.

O projeto foi idealizado pelas artistas e amigas Sandra de Sá e Dani Suzuki com o nome Conexão Japa Preta ainda de forma informal, com o crescimento e profissionalização se transformou no Baculêju das Artes, onde já passaram mais de 1.500 artistas e muitos já conquistaram contratos com gravadoras.

SÊNIOR: RAGAZZO – Sucos Naturebas – Enquanto redes do mundo todo se esforçam para eliminar canudos plásticos até 2020, a rede Ragazzo foi mais longe e desenvolveu um projeto que além de canudos, também elimina os copos.

Mas não em 2020. Agora. Naturebas é uma linha de sucos tão naturais que até os copos viram fruta.

Desenvolvemos copos feitos com papel semente que vêm prontos para serem plantados, com instruções para facilitar o engajamento e entendimento da mensagem e que devolvem árvores frutíferas para a natureza.

São 300 mil copos, que dão origem, em média, a 4 árvores frutíferas cada um, resultando em cerca de 1,2 milhão de árvores.

Uma ideia transformadora, para um mercado de 2 bilhões de litros de suco natural por ano: Tome o suco, plante o copo.

MÁSTER: FARMA & FARMA – Alimentação Saudável para Colaboradores – Há anos a Farma & Farma vem auxiliando o bem-estar de seus colaboradores.

O café da manhã diário fica por conta da empresa, que compra todos os dias pães, doces, café, leite, frutas, para que a equipe possa trabalhar bem alimentada e feliz.

Este ano a empresa incluiu uma ajuda de custo no almoço diário dos colaboradores garantindo uma alimentação saudável e de qualidade.

A empresa cobre o custo da cozinheira, verdureiro, supermercado (exceto açougue).

MEGA: O BOTICÁRIO Programa ChamaViva “Perfume do Conhecimento – Mentoria em Franchising – O programa visa a incrementar a empregabilidade de jovens entre 15 e 18 anos – moradores de comunidades da região do bairro do Campo Limpo (zona sul de São Paulo) – que frequentam o Programa de Educação Empreendedora oferecido pelo Centro de Juventude da Associação Obra do Berço, instituição que completou 80 anos em 2018.

Os jovens participam de 12 mentorias por semestre nos quais franqueadores, franqueados, consultores e advogados atuam como mentores, transferindo conhecimento em temas atuais e pertinentes à empregabilidade, autoconhecimento e desenvolvimento.

 

Trabalho Acadêmico

Helder de Souza Aguiar, autor da tese de doutorado “Não Engajamento de Franqueados” sagrou-se vencedor na Categoria Trabalho Acadêmico.

O pesquisador obteve o título pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro.

O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil.

Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores.

Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor.

O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

Informações para a Imprensa:
Debora Freire – [email protected]
Rafael Machado – [email protected]
Regina Teixeira – [email protected]
Fabíola França – [email protected]
Tel.: (11) 5105-7171 – www.dfreire.com.br

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS