ABF anuncia Prêmio Destaque de Franqueado do Ano

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF anuncia o 1º, 2º e 3º lugar no Prêmio Destaque de Franqueado do Ano

02/05/2022

Vencedores do Prêmio Prêmio ABF Destaque Franchising, na categoria Franqueado em 2022. André Ribeiro, franqueado da Água Doce Sabores do Brasil de Araraquara, segurando o 1º lugar do Prêmio
  • Foram premiadas, ainda, as Personalidades Públicas de 2020 e 2021 e do Franchising no ano passado.

 

A Associação Brasileira de Franchising anunciou na noite dessa sexta-feira (29/4), o nome do vencedor do Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueado do Ano e dos Prêmios de Personalidade Pública e do Franchising. A entrega dos respectivos prêmios aconteceu durante a Cerimônia do Selo e do Prêmio ABF, no WTC Golden Hall, em São Paulo, realizada presencialmente após dois anos de pandemia.

Prêmio Franqueado do Ano

A entidade anunciou também os três primeiros colocados do Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueado do Ano. A condecoração é um reconhecimento público ao franqueado que, por meio de seu empenho, comprometimento e experiência, contribuiu para a evolução da rede da qual faz parte. Nesta categoria, a Associação premia os franqueados das redes inscritas cujos projetos alcançaram as melhores avaliações.

O 1º lugar do Prêmio foi conquistado por André Ribeiro, franqueado da Água Doce Sabores do Brasil de Araraquara (SP), com o case “Delivery para Todos”. O projeto não se resumiu a uma medida específica, mas a várias práticas e iniciativas que, em seu conjunto, revolucionaram o delivery da rede Água Doce, sendo fundamental para as franquias. Por meio da iniciativa foram ainda criadas estratégias para aumentar o tíquete médio e a quantidade de pedidos, aprimorando a experiência dos clientes ao receber os produtos da marca. O franqueado compreendeu que não bastava vender no delivery, mas fazer estas vendas crescerem. Durante as restrições, Ribeiro obteve resultados excelentes, consolidando sua unidade como a top em faturamento da rede no delivery.

Pela vitória, além de troféus, tanto o franqueado quanto o franqueador recebem convites para participar da Convenção ABF do Franchising 2022. O evento será realizado no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (BA), de 19 a 23 de outubro.

O case premiado em segundo lugar foi “Criação da Receita de Banowaffle”, da franqueada Morgana Daboit Araújo, da rede Empório Mineiro Cheirin Bão, de Lages (SC).

Pensando na evolução do cardápio na linha de confeitaria, e ampliando o mix de sobremesas sem perder o conceito e originalidade da marca, a franqueada apresentou a releitura de uma sobremesa clássica, em uma versão em que se utiliza os itens disponíveis na operação. Assim, Morgana focou no aumento da venda do produto-chefe que é utilizado na produção desta releitura: a compota de doce de leite. Além disso, com sua iniciativa, a franqueada aumentou também o mix das sobremesas servidas na cafeteria. O Banowaffle é uma torta na base de waffle com banana e doce de leite tradicional Cheirin Bão, finalizado com chantilly, cacau e canela.

Com o case “Sustentabilidade, Rentabilidade e uma Mudança de Vida que Inspira Toda a Rede”Denise Tolosa e Ueslei Rocha da Silva, franqueados da rede Doutor Sofá, de Rondonópolis (MT), garantiram o terceiro lugar no Prêmio ABF de Franqueado do Ano.

Os franqueados desenvolveram o projeto considerado um “Outdoor Móvel”, pois pode ser facilmente puxado por uma moto de baixa cilindrada onde cabem todos os materiais a serem utilizados na limpeza de estofados, fazendo com que o tempo de deslocamento, a facilidade de estacionar, a agilidade, a economia em combustível, a baixa depreciação do veículo, a divulgação da marca que o veículo proporciona por si só, fizessem toda diferença em seu negócio e de muitos outros franqueados por todo Brasil.

Prêmios de Personalidade Pública e do Franchising

A entidade anunciou também os vencedores do Prêmio ABF de Personalidade Pública, entregue nesta edição pelos anos de 2020 e 2021 em razão da pandemia, e Personalidade do Franchising em 2021.

Responsável pela criação da Frente Parlamentar do Varejo, E-commerce e Franchising, sendo eleita sua presidente, e relatora do Projeto de Lei que instituiu o Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, a senadora Kátia Abreu pelo estado do Tocantins recebeu o Prêmio ABF Destaque Franchising de Personalidade Pública de 2020. Kátia destacou-se, ainda, por sua atuação decisiva na aprovação da nova Lei de Franquias, que completou dois anos de vigência em março passado.

Já o Prêmio de Personalidade Pública do Franchising de 2021 foi entregue ao deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, Christino Áureo. Líder da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado de Varejo e E-commerce (Frevec), Áureo foi relator da Medida Provisória (MP) do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, incluindo no texto a possibilidade de os empregadores contratarem jovens de 18 a 29 anos, com primeiro registro na carteira de trabalho; e também pessoas a partir de 55 anos, que estejam fora do mercado formal de emprego há mais de 12 meses, com redução da alíquota do FGTS.

Cristina Franco, vencedora do Prêmio ABF Destaque de Personalidade do Franchising de 2022

 

Primeira e única mulher a presidir a ABF (de 2013 a 2016), Cristina Franco conquistou o Prêmio ABF Destaque de Personalidade do Franchising de 2022. Com a honraria, ela se torna também a primeira mulher a ingressar no Hall da Fama do setor.

Empreendedora e líder nata, Cristina foi sócia-fundadora da rede Bit Company, é membro do Conselho da ABF e conselheira de grandes empresas do franchising, varejo, serviços, e de instituições e órgãos governamentais. “Para mim é uma honra e uma responsabilidade muito grande por conta do pioneirismo de trazer comigo todas as mulheres do franchising brasileiro, por ser a primeira a chegar ao Hall da Fama. O que eu tenho no meu coração é que muitas outras chegarão lá e que esse meu caminho pioneiro não foi em vão. Entendo que o franchising como uma indústria que sempre esteve à frente do seu tempo, porque ela pertence às novas economias já há mais de 60 anos, porque ela é uma economia compartilhada e colaborativa, tem que trazer em si toda a questão da equidade de gênero, do respeito às minorias, aos povos originários, toda a questão de diversidade, raça e credo. Então, acho muito importante e significativo nesse momento receber o Prêmio, para a sociedade brasileira, para toda a humanidade e para o franchising brasileiro. Me sinto muito honrada e feliz, e sei da minha responsabilidade de trazer comigo esse pioneirismo”, declara Cristina.

Fotos: Keiny Andrade

NOTÍCIAS RELACIONADAS