Dentista abre rede de franquias de idiomas que fatura mais de 30 milhões

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
André Belz, dentista abre rede de franquias

Dentista troca consultório por uma rede de idiomas que fatura mais de 30 milhões

22/10/2019

Aperfeiçoar a fluência no idioma, conhecer uma nova cultura e amadurecer. Foi com esses objetivos que aos 16 anos o jovem paranaense André Belz, hoje com 39 anos de idade, arrumou as malas e partiu para um intercâmbio nos Estados Unidos.

O que ele não sabia, contudo, é que a fluência na língua inglesa mudaria o rumo da carreira que ele havia planejado desde criança.

“Ser intercambista não era algo que eu queria tanto, na época nem era tão comum assim, mas meus pais insistiram, consideravam que seria um diferencial importante para mim e minha irmã”, comenta.

De volta ao Brasil, faltando ainda seis meses para iniciar a faculdade, foi um recorte de jornal que o levou a sua primeira experiência com o setor de escolas de idiomas.

“Fui até a unidade achando que era para dar aulas, mas era para vender matrículas, como havia flexibilidade de horário, resolvi aceitar”.

 

O futuro dentista…

E assim foi até iniciar a faculdade de odontologia em Curitiba.

Nascido em uma família de dentistas, André não tinha dúvidas de que seguiria o mesmo caminho, mas parecia destinado ao setor de educação.

Já na faculdade em período integral, para ganhar um dinheiro extra, aceitou o convite de um amigo para dar aulas de inglês em uma escola e, pouco tempo depois de começar como professor, passou a coordenador do curso.

André, que nunca imaginou lidar com administração e tampouco abrir o próprio negócio na área de ensino de idiomas, não se deu conta do quanto já estava envolvido e caminhando para empreender no setor.

 

Virou dono de escola

E foi exatamente o que aconteceu em julho de 2004, quando ao lado dos atuais sócios Romeu Morais e Renata Morais, abriu a primeira unidade da Rockfeller Language Center, em São José, na grande Florianópolis.

Um problema sério na gestão da rede de escolas de idiomas onde André era coordenador e Romeu e Renata já eram franqueados fez com que o trio tomasse a decisão de iniciar o novo projeto.

“Eles me chamaram, colocaram as cartas na mesa e foram claros: ou começávamos um projeto do zero, aproveitando o nosso know how no ensino de idiomas, ou fechávamos as portas”, recorda.

“Eu topei começar uma nova escola do zero, porém, em paralelo com a odontologia, eu estava no último ano, nem sei como encarei esse desafio.”

André se formou e, vendo que não daria conta de manter as duas atividades em paralelo – a odontologia e a escola de idiomas -, decidiu mergulhar no projeto que o tornaria franqueador.

O primeiro passo foi redesenhar a metodologia de ensino, com a ajuda de profissionais especializados.

“Não adiantava oferecer mais do mesmo”, afirma André.

“O mercado já era bastante concorrido e dominado por grandes redes.”

O objetivo da nova marca era garantir um aprendizado eficiente, baseado na conversação, com turmas pequenas, de no máximo 8 alunos, com muitos recursos audiovisuais embarcados, o que não era comum na época.

Segundo o empresário, a Rockfeller foi uma das primeiras a adotar as lousas interativas e, depois, as TVs interativas.

Mais recentemente, também foi pioneira na oferta de aulas de 80 minutos, 20 minutos a mais do que a maioria dos cursos, o que no final do curso garante 60 horas a mais de aprendizado e prática, o equivalente a um ano a mais de conteúdo

“Desde o primeiro dia o nosso maior diferencial é o método de ensino, com um alto nível de aprendizagem comprovado pelos resultados tanto para crianças e jovens, quanto para executivos”, afirma o empresário.

“A média de pontos de nossos alunos no exame de proficiência em inglês TOEIC®, um dos mais requisitados na área profissional, está na casa dos 800, de um total de 990.

Um excelente resultado.

Crianças e adolescentes alcançam desempenho semelhante no TOEFL JR®, sendo que 90% dos estudantes atingem 840 pontos de um total de 900.”

Os alunos da Rockfeller costumam atingir um nível avançado de inglês em apenas dois anos e meio.

 

Expansão

A segunda unidade da Rockfeller foi aberta dois anos depois do lançamento da marca, em 2006, em Balneário Camboriú.

Em 2008, já com cinco escolas em operação, a Rockfeller Language Center adotou o sistema de franchising para expansão.

Nos primeiros quatro anos, o crescimento foi lento, e a rede decolou a partir de 2013.

Atualmente, são atendidos quase 10 mil alunos, em 47 unidades.

A expectativa é fechar 2019 com 70 pontos e em três anos alcançar uma centena.

Em 2017, a rede faturou R$ 28,300 milhões, em 2018 foi R$ 31 milhões e a previsão até o final de 2019 é entre 33 e 34 milhões.

Para fazer parte do time de franqueados da Rockfeller não é preciso ser da área de educação ou falar inglês ou espanhol – os dois cursos disponíveis –, mas é preciso entender de gente e, acima de tudo, de gestão de negócio.

O investimento varia de R$ 95 mil a R$ 400 mil, dependendo da cidade e do porte da unidade.

Os valores englobam taxa de franquia, montagem e capital de giro.

Com mais de 30 funcionários na franqueadora focados no acompanhamento dos franqueados, os sócios asseguram que oferecem um suporte de qualidade à rede.

“Temos estrutura de franqueadora de grande porte, com agilidade de empresa pequena”, afirma André.

“Em 15 anos de operação, nós não fechamos uma única unidade. Isso impressiona e até assusta outros franqueadores experientes.

Para nós é motivo de orgulho.”

Ao proporcionar a excelência no idioma, os pais de André já tinham a convicção de que estavam contribuindo com um diferencial para ele e sua irmã mais nova, formada em Relações Internacionais e que hoje trabalha em uma grande multinacional.

O que viria depois seria apenas consequência.

“Minha vida mudou, de dentista a franqueador de escola de inglês.

A fluência em um segundo idioma abre portas em vários setores da vida, sejam eles pessoais ou profissionais.

Queremos levar essas mesmas perspectivas para nossos alunos e para os interessados em investir em um negócio sustentável.

Entendemos que somos ponte para a realização dos sonhos das pessoas”, finaliza André.

Aos interessados em abrir uma franquia, o plano de expansão da Rockfeller é para todo o país, um diferencial em relação a grandes redes que já preencheram seus espaços.

Investimento inicial para o modelo tradicional: de 150 mil a 400 mil reais
Investimento inicial para o modelo compacto: a partir de 95 mil reais

Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

 

SOBRE A ROCKFELLER LANGUAGE CENTER

Fundada pelos sócios André Belz, Renata Morais e Romeu Morais, a rede vem ganhando espaço e reputação ao longo de seus 14 anos de trajetória, acumulando prêmios como o Selo de Excelência em Franchising da ABF.

No último dia 26 de junho, a Rockfeller conquistou pelo segundo ano consecutivo o selo 5 estrelas concedido pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, uma das premiações mais reconhecidas e disputadas do setor de franquias.

Além disso, a marca ganhou em primeiro lugar o prêmio Satisfação do Franqueado, também concedido pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para alcançar a nota de 9,39, a rede de escolas de idiomas fez encontros regionais de franqueados e apostou no uso de tecnologia, com treinamento ao vivo via streaming.

O plano de expansão da rede inclui a abertura de 10 novas franquias na região Sul do país, onde a marca já tem 31 unidades.

As próximas inaugurações previstas vão acontecer em Curitiba (duas escolas) e Florianópolis.

O crescimento da rede resulta diretamente na geração de emprego local, pois a cada nova unidade aberta a marca gera em média doze novos postos de trabalho.

 

Ficha técnica

  • Fundação: 2004
  • Início da Franquia no Franchising – 2008
  • É associado ABF: sim
  • Investimento total aproximado: 95 a 400 mil
  • Taxa de Franquia: 10 a 35 mil
  • Capital de giro: 10 a 100 mil
  • Royalties: não cobra
  • Fundo de propaganda: não tem
  • Área mínima de uma unidade: 120 m2
  • Número mínimo de pessoas na operação: 4
  • Faturamento médio: 100 mil
  • Lucro: 25% a 35%
  • Prazo de retorno do investimento: de 18 a 48 meses

 

QUERO FALAR COM A FRANQUIA ROCKFELLER

 

Leia também sobre a franquia Rockfeller:

Engenheira desiste da carreira, abre franquia de idiomas e fatura mais de R$ 30 milhões por ano, clique aqui!