Negócios de educação: confira motivos para investir

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Negócios de educação para investir

Negócios de educação: 6 motivos para apostar nesse mercado

02/06/2023 | Publieditorial

Os negócios de educação estão em alta. Para quem busca mercados sólidos, estáveis e com projeções favoráveis de rentabilidade, abrir uma escola de idiomas, por exemplo, torna-se uma ótima opção. Entenda as razões.

O segmento de educação conta com grande demanda em território nacional e conta com um público-alvo bem variado.

Engloba desde crianças para aprender novos idiomas e habilidades, até adultos buscando aprimorar seus conhecimentos para ingressar ou crescer na carreira profissional.

Além das escolas de idiomas, os negócios de educação podem oferecer desde formação técnica, passando pelo ensino regular e profissionalizante até treinamento.
 

Negócios de educação: 6 motivos para apostar nesse mercado

Se você busca investir em negócios de educação, saiba que isto vai te proporcionar: baixo investimento, segurança, menos risco e maior potencial de retorno.

Além disso, você tem praticamente garantidos a recorrência de faturamento, renovação contínua de carteira de clientes, baixa necessidade de estoque e grande demanda. Acompanhe os detalhes:
 

1. Alta demanda

Os negócios de educação estão nos primeiros lugares dos rankings de oportunidades com maior potencial de resultados. É uma área promissora, porque ainda é pouco explorada se considerada a alta demanda da população brasileira pelo aprendizado em geral.
 

2. Mudanças promissoras

Devido às mudanças profundas em que o setor educacional está mergulhado, novos caminhos se abrem para novos investimentos. Já se foi o tempo em que ter uma escola era apenas ensinar, dirigir e coordenar.

Hoje as salas de aula são apenas um dos detalhes em uma complexa estrutura de serviços e oportunidades.
 

3. Relação íntima com empreendedorismo

Existem vários meios para se investir em negócios de educação. A franquia de educação é um dos principais deles.

E acredite: a formação profissional em educação tem tudo a ver com empreendedorismo, que inclusive vem sendo tema discutido nas grades dos cursos para pedagogos e linguistas.
 

4. Custos reduzidos

Atualmente, os investimentos em negócios de educação já não são tão altos quanto no passado devido à internet. O uso da tecnologia nas salas de aula reduziu os custos em ferramentas de ensino.
 

5. Possibilidades de formatos

A forma de aprender ligada ao mundo virtual, à interdisciplinaridade e à interação não tem mais volta. Só se amplia conforme os anos vão passando.

Muitos cursos apostaram definitivamente nas práticas EAD – Ensino a Distância. Outros no modelo híbrido e alguns já são totalmente realizados no formato online.
 

6. Opção para todos os bolsos

Os negócios de educação oferecem ao empreendedor a oportunidade de atuar em um leque de negócios bem diversificado. Ou seja, há espaço para diferentes tamanhos de bolsos.

As plataformas de ensino e reforço online são opção para educadores que vislumbram ampliar renda investindo menos.
 

Vantagens das franquias de educação

Dado o longo período do processo de aprendizagem, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio, a franquia é um dos principais modelos de negócios de educação que permite uma receita recorrente e duradoura ao franqueado.

Uma das principais vantagens de investir em franquias de educação é o prazo médio do retorno do investimento inicial.

Um estudo realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostra que para 53,2% dos franqueados no segmento de educação, o ponto de equilíbrio financeiro aconteceu aproximadamente entre 6 meses e um ano após a abertura de sua unidade franqueada.

Conheça outras vantagens:
 

Baixo risco do negócio

Investimento de baixo risco é aquele que, dentre outras características, possui baixa chance de desvalorização.

No setor de franquia, os negócios de educação apresentam chances mínimas ou quase zero de possibilidade de desvalorização. Pelo contrário, os retornos são rápidos e garantidos.
 

Renovação contínua de carteira de clientes

A busca das famílias brasileiras por uma educação de qualidade e já consolidada no segmento faz com que ocorra o constante ingresso de novos alunos na vida escolar.

Os negócios de educação atendem esta prioridade dos potenciais clientes quando o assunto é investimento futuro para crescer profissionalmente.
 

Público-alvo variado

A franquia de educação apresenta variedade de públicos (crianças, jovens e adultos) e a possibilidade dos cursos serem ministrados de forma híbrida ou somente online. Os negócios de educação crescem positivamente, assim como o tempo para o seu retorno financeiro.
 

Negócio muito bem estruturado

A franquia recebe todo apoio da franqueadora na escolha de imóvel ou ponto comercial e na implantação dos negócios de educação.

Os franqueados recebem, ainda, metodologia já estruturada e testada, material didático, marketing e propaganda, além de uma estratégia de expansão.

O franqueado tem, também, acesso a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra e ações compartilhadas. O treinamento para poder crescer com solidez também fica por conta da franqueadora. Ou seja, ao comprar uma franquia, você não vai começar do zero.
 

Organização jurídica

A rede de franquias no Brasil conta uma legislação que protege o franqueado ao estabelecer quais as responsabilidades das partes envolvidas. O franqueado possui independência jurídica e financeira em relação ao franqueador.

A empresa do franqueado tem sua própria razão social, sendo constituída como uma pessoa jurídica distinta. E todas as operações financeiras são responsabilidades dessa empresa.

Esse respaldo jurídico também contribui para que você possa aproveitar controles de padrões, identidade visual e formas de procedimentos operacionais.
 

Solidez da marca e do negócio

A escolha por uma franquia no ramo de negócios de educação é sólida e segura mesmo em momentos de crise.

Isso se deve principalmente ao aspecto da marca que já tem uma imagem conceituada no mercado, reconhecimento de presença e de qualidade entre clientes e fornecedores e tradição valorizada.

Afinal, a marca é um importante patrimônio de uma empresa, especialmente de uma franquia. Por meio da marca é que o público consegue distinguir um produto ou serviço da concorrência.
 

O franqueado não precisa ter experiência na área

A chance de um empreendedor obter sucesso nos negócios de educação é mais garantida quando opta por um sistema de franquia. A franqueadora já trabalhou pelo sucesso da marca, realizou testes com os produtos ou serviço. E tem aprovação dos clientes.
 

Bônus

Aqui você pode baixar um Business Plan simples e prático para o segmento de educação. 

Quer investir em um negócio seguro, rentável e com suporte completo da franqueadora?

Conheça a Wizard by Pearson, a maior rede de franquias de idiomas do Brasil!

Há 35 anos no mercado de educação, a Wizard é referência em inovação, oferecendo uma solução completa no ensino de 8 idiomas e apoiando o aluno dentro e fora da sala de aula.

E, desde 2014, faz parte da Pearson – empresa líder mundial em aprendizagem.

 

FALE COM NOSSO CONSULTOR!

 

Por Publieditorial

 


 

Veja também: