var lazyload = new LazyLoad({ elements_selector: ".lazy" }); }
Motivos para não comprar uma franquia, conheça já!
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca

10 motivos para NÃO comprar uma franquia


16/03/2021


motivos para não comprar uma franquia

Será que você realmente deve comprar uma franquia? Quer que a gente te fale os motivos para não comprar uma franquia e evitar aborrecimentos?

Essa é a grande dúvida de quem vai empreender pela primeira no franchising, então para esclarecer tudo elaboramos essa lista para te ajudar.

Afinal, empreender é o sonho de muitos brasileiros, mas nem todos têm o perfil para ser dono de um negócio próprio.

De acordo com o último relatório do SEBRAE, 33% das empresas fecham com até dois anos no Brasil.

E o que leva a isso? Os motivos são muitos!

Entre os motivos para não comprar uma franquia está, com certeza, a falta de preparação dos donos da empresa.

Algumas pessoas acabam criando um negócio porque estão desempregadas ou por necessidade, mas não necessariamente tem o perfil necessário para conseguir levar o negócio com segurança.

“É necessário também avaliar se o empresário tem afinidade com a rotina de um negócio, pois muitos se arrependem de abrir empresas, mesmo ganhando dinheiro.  A rotina pode sufocar o empresário se ele não gostar do negócio”, destaca Artur Shoiti Santos Takesawa, consultor do Sebrae-SP.

Leila Toledo Martinho, Coordenadora e Professora do Curso de Formação em Gestão Estratégica de Franquias do IAG – Escola de Negócios da PUC Rio, ressalta que antes de abrir um negócio é muito importante avaliar o perfil pessoal.

“Uma boa dose de autoconhecimento pode ajudar na decisão. Se o perfil não for adequado, ou existirem lacunas nas competências pessoais e técnicas, elas podem ser trabalhadas”, destaca a especialista.

Separamos características importantes para quem quer comprar uma franquia para que você possa avaliar se investir em uma franquia é realmente o ideal para você, se é preciso se preparar mais um pouco ou se o ideal é buscar outro tipo de carreira.

Veja abaixo a lista com os 10 motivos para não comprar uma franquia:

1 – Não aceitar orientação e não gostar de seguir regras

Nas franquias é preciso seguir um padrão orientado pela franqueada.

“Esta é uma razão para não buscar uma franquia, onde terá que seguir regras e orientações da franqueadora”, destaca Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP-SP.

 

2 – Querer implementar novas atividades e produtos em sua loja/unidade

“O franqueado tem que seguir as orientações de produtos e serviços da franqueadora, aquele que quer inovar sempre não tem característica para ser um bom franqueado”, explica Mércia.

Isso não significa que você não pode pensar em nossas possibilidades para sua loja, mas você terá que apresentar suas ideias para a franqueadora, que deverá aprová-las ou não.

3 – Desconhecimento do sistema e suas particularidades

Não dá para cair de paraquedas em uma franquia sem entender do que se trata, não é mesmo?

O franchising é um sistema de negócios com muitas peculiaridades e que tem muitas diferenças em relação a um negócio normal.

No dia a dia, essas diferenças farão a diferença no seu negócio.

Por isso, não comece um negócio no franchising se você não está disposto a entender o sistema.

 

4 – Dificuldade no trabalho colaborativo

 Ser franqueado é fazer parte de um sistema que incluem outros envolvidos.

Por isso, é importante o trabalho coletivo entre a franqueadora e seus franqueados.

Quem tem dificuldades neste ponto pode não se dar bem em uma franquia.

 

5 – Falta de transparência

Em uma franquia, você precisará repassar informações sobre a sua unidade para a franqueadora.

Por isso, em todos os momentos a sua transparência será muito importante.

Desde o momento em que você decide abrir o negócio, passar as informações claras e verdadeiras para a franqueadora serão essenciais para garantir a melhor orientação e os próximos passos do negócio.

Quem não gosta de compartilhar as informações, não se dará bem em uma franquia.

 

6 – Ter dificuldade em gerenciar o próprio dinheiro

Você termina o mês com a conta negativa ou tem dificuldade em poupar dinheiro? Então muita atenção antes de comprar uma franquia!

Para ter um negócio é essencial ter uma boa saúde financeira tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Por exemplo, no começo do negócio você vai precisar de um dinheiro para manter a sua família antes de ter o retorno esperado.

No dia a dia do negócio, vai precisar gerenciar bem o caixa para conseguir ter bons resultados.

E nunca vai poder misturar os gastos da empresa com seus gastos pessoais.

Por isso, se você NÃO é uma pessoa que cuida bem do seu dinheiro, pode ser que uma franquia não seja um bom negócio nesse momento para você.

 

7 – Não ter um bom relacionamento interpessoal

 O dia a dia de uma franquia envolve não só você, mas diversas outras pessoas.

É preciso saber liderar os colaboradores, oferecer uma boa experiência para os clientes, ter boa relação com fornecedores e também com a franqueadora.

Por isso, é essencial ter um bom relacionamento interpessoal para garantir o sucesso do negócio.

Se você é muito introvertido ou tem qualquer outro tipo de dificuldade ao lidar com outras pessoas NÃO deve investir em uma franquia.

 

8 – Não ter disponibilidade para tocar o negócio

Uma franquia exige dedicação.

Mesmo que o negócio não exija a presença do dono em todos os momentos, é preciso ficar atento às demandas para garantir que tudo saia da forma como o esperado.

Dessa forma, é preciso ter tempo para se dedicar ao seu negócio, para avaliar o dia a dia e tomar as decisões corretas que garantam a boa performance.

Alguns negócios exigem que você dedique os finais de semana, feriados e fique até mais tarde no trabalho, principalmente nos primeiros meses.

Se você NÃO tem tempo para se dedicar a um negócio, então não vale a pena investir em uma franquia.

 

9 – Não gostar de estudar

O mercado muda muito rápido e novas tendências são lançadas todos os dias.

Por isso é fundamental estar sempre atento para poder oferecer o melhor para os seus clientes.

Ficar por dentro das notícias, ler livros, participar de cursos, workshops, palestras e eventos são algumas atividades que fazem parte da rotina de um empreendedor de sucesso.

Portanto, se você NÃO está disposto a estudar, investir em uma franquia pode não ser a melhor opção para você.

 

10 – Acreditar que será um caminho fácil

 Sabe aquela ideia de “eu quero empreender porque não quero ter um chefe” ou “eu quero ter meu negócio para trabalhar no horário que eu quiser”?

Então, não é bem assim.

Como já falamos, trabalhar em uma franquia exige bastante dedicação. E você terá que agradar os clientes, que são bem mais exigentes do que um chefe!

O caminho para empreender não é fácil e é preciso saber lidar com os momentos de adversidade.

Em 2020, por exemplo, muitos franqueados tiveram que definir estratégias para atravessar o período da pandemia.

Como você reagiria se o seu negócio tivesse que ser fechado por causa da quarentena?

Empreender não é fácil, há suas vantagens, mas há muitos desafios.

Por isso, se você NÃO está disposto a enfrentar os desafios que possam surgir e a se dedicar, de fato, ao negócio, abrir uma franquia pode não ser uma boa opção.

Se mesmo depois de ler tudo os motivos para não comprar uma franquia, você ainda está disposto a ter um negócio, então veja a seleção que fizemos para você:

Franquia Instituto Gourmet


O Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA INSTITUTO GOURMET

 

SUPERA Ginástica para o Cérebro


O SUPERA é a maior rede de franquias de ginástica para o cérebro do mundo. Com mais de 300 unidades no país, o SUPERA já capacitou 100 mil alunos desde sua criação em 2006. A franquia possui um método próprio e inovador para desenvolver capacidades cognitivas, sociemocionais e éticas, como atenção, concentração, memória, raciocínio lógico e criatividade. O modelo de negócio certo para pequenas e grandes cidades.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUPERA

 

Franquia CNA

Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 600 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional. A rede tem o modelo de negócio certo para você. Invista em uma rede de sucesso.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CNA

 

Franquia Monitorias

motivos para não comprar uma franquia
Fundada em 2015, a Monitorias Reforço Escolar é hoje uma das maiores empresas de aulas particulares do Brasil, presente em mais de 36 cidades, distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília. Com potencial de 40% de lucratividade, o investimento inicial total varia entre R$ 16 mil e R$ 28 mil, onde o franqueado, que opera no modelo home based, consegue atingir o lucro médio de R$ 10 mil por mês.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MONITORIAS

 

Franquia Premiapão


Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PREMIAPÃO

 

Franquia Interag


A Interag é o primeiro modelo de franquia nacional a oferecer soluções voltadas a criptoativos e blockchain. Desenvolva sua carreira no campo tecnológico com total autonomia, se tornando um especialista no criptomercado tanto em ferramentas, como em soluções ideais. Confira as vantagens de ser franqueado

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA INTERAG

 

Vazoli Franchising

motivos para não comprar uma franquia

A rede Vazoli oferece crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e compra de dívidas de outros bancos e cartões (consignados).

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VAZOLI FRANCHISING

 

Franquias Multifilmes Window Film


Se você esta em busca do primeiro negócio, é um empreendedor, é apaixonado por carro, casas modernas, ou ainda quer ter seu próprio negócio? A Multifilmes é uma excelente oportunidade para você iniciar a sua vida empresarial, com total suporte de quem mais entende do assunto. Somos especializados em aplicação de película de controle solar, anti-vandalismo, decorativa, envelopamento, papel parede autocolante. Automotivo e Imobiliário.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MULTIFILMES

 

Franquia Padrão Enfermagem


A franquia Padrão Enfermagem surgiu como a solução do dilema de diversas famílias que necessitam deste serviço especializado, mediante a intermediação confiável de profissionais da enfermagem e cuidadores de pessoas, os quais são por nós submetidos a criterioso processo de entrevista e avaliação.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PADRÃO ENFERMAGEM

 

Franquia Hub Odonto

por que você não deve comprar uma franquia

Hub Odonto, primeira Franquia Por Assinatura do Brasil. Esse conceito surgiu a partir da identificação de uma necessidade no segmento de Franquias de Clínicas Odontológicas. Visando uma oportunidade de mercado, a Hub Odonto surgiu para promover uma alternativa mais flexível através do modelo de Franquia Por Assinatura, onde os royalties são fixos. Ao não participar no faturamento da clínica, a Hub Odonto se torna uma opção lucrativa e sustentável para o franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HUB ODONTO

 

Franquia Farmatotal

A Farmatotal nasceu com a escolha de ser a melhor rede de farmácias. Nosso principal objetivo é agregar valor ao ponto de vendas, transformando farmácias em empresas altamente competitivas.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FARMA TOTAL

 

Franquia Caverna do Dino

Uma rede de franquias de vestuário infantil que explora o segmento bebê e infantil e que se tivesse uma forte identificação com o público alvo de todo o território nacional.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAVERNA DO DINO

 

Franquia Alergoshop

A Alergoshop foi a primeira empresa no país a entender as necessidades das pessoas alérgicas. Desde 1993 desenvolve produtos de forma criteriosa para o seu bem-estar e prevenção das alergias: cosméticos, saneantes, produtos anti-ácaros, semi-jóias, repelentes etc.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ALERGOSHOP

 

Franquia Tip Top

franquia Tip top

Fundada em 1952, em São Paulo, a Tip Top, referência nacional em roupas infantis, com foco em roupa para bebês, está no mercado há mais de 60 anos. A entrada no mercado de franquias ocorreu em 2008, com o objetivo de instalar uma rede de lojas tradicionais com 150 lojas pelo país. O projeto de Mega Store começou a ser desenhado em 2013, com a primeira unidade, com 600m² de área de venda e mais de 3 mil itens. Seja franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TIP TOP

 

Franquia Acuidar


A Acuidar é uma empresa de Cuidadores de Pessoas, sendo referência nas cidades onde atua por ofertar um serviço de excelência a pessoas idosas e dependentes. Todos os nossos cuidadores recebem treinamento qualificado com metodologia própria Acuidar, garantindo máxima satisfação por nossos clientes. Conquiste sua independência financeira com a Acuidar.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACUIDAR

 

Franquia Pusco

A Pusco oferece moda feminina para todas as ocasiões com sofisticação. Inovando a cada coleção, leva para a mulher graça, classe e beleza na hora de se vestir. Além disso, traz uma linha para meninas, a partir de 4 anos, com o mesmo estilo de suas mães. Invista neste grande negócio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PUSCO

 

Franquia Los Mex


Paixão pela cultura, alegria e culinária mexicana fazem parte da franquia Los Mex desde 2010, quando o sonho de  fornecer o melhor da cozinha mexicana aos brasileiros foi concretizado com o nome de Los Cabrones. Pensando em se aproximar ainda mais do país no qual o inspirou, em 2017 o Los Cabrones tornou-se Los Mex.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOS MEX

 

Franquia Bibi

Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BIBI CALÇADOS

 

Franquia Elevor


A Elevor é uma empresa de software de gestão empresarial (ERP), 100% web/cloud, voltado para o agronegócio, atacado e distribuição, varejo e serviços. Abrangendo todas as áreas desde estoques, finanças, fiscal/contábil e gerencial. Seja um franqueado Elevor e tenha a tecnologia para a evolução dos negócios.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ELEVOR

 

Franquia Tratabem

A microfranquia iGUi Trata Bem foi criada em 2012 com o objetivo de formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, através de cursos específicos realizados na própria iGUi e com todo suporte da marca. O franqueado iGUi Trata Bem deve ser ousado em buscar parcerias em sua região, flexibilidade para aprimorar sempre o desenvolvimento de novas técnicas e gostar de lidar com pessoas.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TRATABEM

 

Franquia Imaginarium

Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA IMAGINARIUM

 

Franquia Boulangerie Carioca

franquia Boulangerie

Inspirada nas sofisticadas padarias da França, a Boulangerie Carioca reúne o conceito de boulangerie – pâtisserie, que ao longo do dia ganha ares de bistrô parisiense. Perfeita para uma refeição leve e bem ao estilo europeu, também convida os clientes a levar para casa pães, doces, quiches, focaccias e muito mais. Se interessou?

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOULANGERIE CARIOCA

 

Franquia Fini


De origem espanhola e criada ainda na década de 70, a FINI faz parte do Grupo Sánchez Cano, líder multinacional no mercado de balas de gelatina, marshmallows, regaliz e chicletes. Com presença mundial em mais de 80 países, conquistou a posição como uma das principais produtoras de guloseimas da Europa há mais de 40 anos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FINI

 


Após conferir tudo sobre motivos para não comprar uma franquia, leia também: