Franquias: por que o modelo de negócio tem destaque mesmo durante períodos de crise?
19/01/2021 | Publieditorial
Diante de um momento delicado, abrir um negócio se torna uma decisão difícil. Pensando nisso, Carlos Leão, CEO da Odontoclinic, traz à tona vantagens oferecidas pelas franquias
O crescimento das franquias tem chamado a atenção nos últimos anos.
Com empresas que constituem um setor que está em constante expansão, este modelo de negócio teve faturamento surpreendente ao longo de 2019: R$ 186,755 bilhões, segundo dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O valor, que representa 6,8% de crescimento, era ainda mais otimista para o ano de 2020: a previsão era a de que o setor crescesse ao menos 8% durante este ano.
Imprevistos à parte, os planos mudaram. Ainda assim, as franquias continuam na mira dos investidores. Carlos Leão, CEO da Odontoclinic, explica o porquê: “o real está desvalorizado. Por esse motivo, o cenário é favorável para empreendedores que desejam aplicar recursos no país. Muitos brasileiros que vivem fora estão utilizando nosso país como fonte de rendimento. Nesse cenário, as franquias se destacam”, comenta.
“Estamos falando de um modelo de negócios que enfrentou o período de recessão econômica com crescimento. Com isso em mente, é possível medir a força do setor”, aponta Carlos.
E os dados não mentem: segundo dados da ABF, entre os anos de 2014 e 2015, o crescimento do segmento de franquias foi de 8%, nadando contra a maré de prejuízos que rondavam o país.
Setorizando
Não restam dúvidas: investir em uma franquia vale a pena. Ainda assim, dúvidas surgem. Diante de diferentes opções, é preciso entender qual é o melhor modelo de investimento – e por qual motivo.
Para Odontoclinic, investir na saúde é uma opção que deve ser considerada, uma vez que os gastos anuais representam quase 10% do PIB, segundo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
“Estamos falando de um modelo de negócios sustentável e consolidado. No caso das franquias da Odontoclinic, as vantagens ainda vão além, pois oferecemos consultoria financeira, plano de marketing e apoio constante ao franqueado”, finaliza o CEO.
Parceria de sucesso
Com mais de 200 clínicas em todo o Brasil, contando com mais de 2500 profissionais da área da saúde, a Odontoclinic apoia futuros franqueados em diferentes pilares: de estratégias de divulgação à implantação do consultório. Neste momento, não seria diferente. Seja um franqueado!