Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquias de produtos naturais podem ser ótimas opções de negócio; veja porquê e conheça 19 opções

19/05/2018

Franquias de Produtos Naturais

Você já deve ter percebido que a quantidade de pessoas que buscam consumir produtos naturais vem crescendo de maneira considerável por todo o Brasil. Agora, imagine o consumo nas franquias de produtos naturais?

Pois é! Há um fator bastante considerável que joga a favor dos negócios de alimentação saudável: os dados sobre o número de pessoas obesas no Brasil. De acordo com o Ministério da Sáude, um em cada cinco brasileiros está acima do peso. No entanto, ao analisar os fatores responsáveis por esse avanço da obesidade, observa-se que muitos deles podem ser combatidos com uma mudança no hábito alimentar como, por exemplo, a adoção de uma dieta rica em produtos saudáveis e/ou naturais (frutas, grãos, castanhas, hortaliças, iogurtes, suplementos e produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar).

Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% entre os anos de 2009 a 2014 no Brasil. Veja outros dados desse setor:

  • R$ 93,6 bilhões movimentados em 2016 no Brasil;
  • 12,3% é a média de crescimento ao ano no Brasil na última década;
  • 8% é a média de crescimento em outros países;
  • 5º lugar no ranking mundial desse segmento;
  • Orgânicos é o nicho com maior crescimento nos últimos 5 anos (18,5%).

 

No franchising, as franquias de produtos naturais estão inseridas no segmento de Alimentação. No ano passado, as redes franqueadoras que atuam nesse mercado movimentaram R$ 42,8 bilhões em vendas de produtos e serviços (veja quadro abaixo). O resultado representa um crescimento de 6% sobre o ano anterior. Em número de unidades em operação, o segmento avançou 3%.

 

Desempenho de franquias de alimentação saudável - ABF

 

Indicações

Mesmo com o vento soprando a favor, nos negócios nada vai para frente se não houver esforço. Portanto, a primeira indicação para quem decide investir em uma franquia de produtos naturais e alimentação saudável é trabalhar muito. Apesar do modelo de negócio ser testado e reconhecido, a unidade não funcionará sozinha por ela mesma. Além disso, especialistas em franchising recomendam que franqueados do segmento de Alimentação tenham relação mais estreita com o setor. A experiência anterior em estabelecimentos do tipo não é obrigatória, mas por si só é um diferencial positivo para o investidor.

Também indica-se que o futuro franqueado tenha todo o capital necessário para aportar na unidade franqueada. Caso você não possua 100% dos valores pedidos pela rede, ao menos cinco bancos brasileiros oferecem condições especiais para o subsídio de um negócio franqueado. Separamos para você 6 opções de financiamento para abrir franquias que poderão te ajudar neste processo.

 

Perfil

No franchising, costumamos perguntar ao futuro franqueado sobre os trabalhos que ele exerceu na fase anterior à aquisição da franquia. Em vários casos, o investidor não gostava do trabalho e o achava tedioso. Em 100% desses casos, a pessoa não tinha identificação com o segmento que atuava. Já para tocar uma franquia, é extremamente importante ter essa aptidão. O motivo é simples, como explica o especialista em franchising e diretor da consultoria Franchise Solutions, Pedro Almeida.

“Você terá de se dedicar ao negócio por muitos anos. Provavelmente, ele será sua maior fonte de renda. Ou seja, é incompatível ter sucesso em um negócio sem ter identificação com ele. Ou você gosta ou não gosta. E se você gosta do que faz, as chances de alcançar os objetivos aumenta muito”.

 

Ainda segundo o consultor, que também é CEO da rede Saladenha, o franqueado deve ter um perfil organizacional e de gestão pessoas, pois liderará uma equipe que atenderá o público diretamente. Uma das maiores atenções também deve ser dispensada com o estoque dos alimentos.

“Como todo alimento fresco, o risco de contaminação é alto. Portanto, para manusear os produtos é relevante que o ambiente esteja sempre higienizado e as mãos limpas. Se você não tem por hábito lavar as mãos, talvez devesse pensar em outro negócio”.

 

Aplicativos

Atualmente, uma das questões mais presentes na rotina de uma franquia de alimentação diz respeito aos aplicativos de delivery. Algumas redes, como a Saladenha, do consultor Pedro Almeida, chegam a contabilizar 48% do seu faturamento via entrega dos pedidos. Só os aplicativos, como iFood, Uber Eats e Pedidos Já, respondem por 30% das solicitações dos consumidores. Por isso, é importante que o futuro franqueado esteja a par de como funciona o sistema de entregas.

Algumas franquias já incluem no período de treinamento do franqueado as operações e processos ligados ao delivery. A tendência é que cada vez mais os restaurantes comercializem seus pratos e produtos via internet.

“A maioria das redes deve trabalhar com seus franqueados para aproveitar essa demanda. No caso da Saladenha, por exemplo, quando o consumidor realiza um pedido via app ou telefone, tentamos cadastrá-lo no nosso sistema de atendimento via whatsapp, que nos aproxima do cliente e oferece um contato mais personalizado (e barato)”.

 

O consultor diz, ainda, que apesar das taxas cobradas pelos aplicativos serem altas, o que reduz a margem de lucro, o volume de pedidos é maior que no próprio estabelecimento, o que acaba por equilibrar as contas do negócio.

Além dos aplicativos, franquias ou franqueados devem trabalhar no desenvolvimento de plataformas digitais. Para o diretor da consultoria GoAkira, especializada em varejo e franquias, José Carlos Fugice Jr, sites, redes sociais e aplicativos formam uma demanda que atualmente preenche quase que metade do faturamento de uma loja.

“Os clientes estão cada vez mais exigentes, buscam conhecer bem o produto antes de efetuar a compra, então é importante massificar as estratégias de marketing junto as plataformas, pois elas representam sim uma importante fonte de renda.”

 

 

Franquia de Produtos Naturais — Nutri Central

Franquia de Produtos Naturais: FRANQUIA NUTRI CENTRAL 

Em 2004, foi inaugurada uma loja de produtos naturais, na cidade de Taubaté, em São Paulo. Os donos da loja enxergaram ali uma oportunidade de vender e distribuir para as outras lojas, cereais já embalados. Com o crescimento da demanda, o pequeno negócio virou uma fábrica de produtos naturais chamada Nutrigold.

Tipo de Negócio – Lojas de Produtos Naturais
Investimento – a partir de R$ 139.700 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 18 a 22 meses

 

Franquia de produtos naturais — Mundo Verde

Franquia de Produtos Naturais: FRANQUIA MUNDO VERDE
Com 30  anos, a franquia Mundo Verde se consolidou como pioneiro e líder na proposta de desenvolver e incentivar o conceito de vida saudável, através da alimentação, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina. São mais de 390 lojas em todo o Brasil e um variado mix de produtos, que inclui desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, funcionais sem glúten e sem lactose), complementos alimentares e suplementos para atletas.
Tipo de Negócio – Lojas de Produtos Naturais e Bem Estar
Investimento – a partir de R$ 245.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MUNDO VERDE

 

Franquia de produtos naturais — Ponto Natural

Franquia de Produtos Naturais: FRANQUIA PONTO NATURAL

A franquia Ponto Natural é uma loja completa, com uma grande variedade de itens voltados para o bem-estar do corpo e da mente. O sucesso da primeira loja inspirou o projeto de expansão e, com vasta experiência no mercado desde 1985, a empresa se lança ao sistema de franquias, tornando acessível às pessoas de diversas localidades os benefícios da alimentação natural. A marca é representada por várias lojas franqueadas no interior do estado de São Paulo e noroeste de Minas Gerais, sendo 3 só na cidade de Franca.

Tipo de NegócioLoja de produtos naturais, orgânicos e com dietas restritivas
Investimento – 
a partir de R$ 199.500 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses
Faturamento Médio Mensal – 
R$ 60.000

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PONTO NATURAL

 

Franquias de produtos naturais — Now! Nutrição Esportiva

Franquias de alimentação saudável - Now! Nutrição Esportiva

Atualmente a Now! Nutrição Esportiva possui, somente na cidade de São Paulo, 9 lojas próprias e 2 franquias. Associar-se a uma marca que já carrega um nome tão forte no mercado é uma das maneiras mais garantidas de obter retorno no seu investimento, além de poder usufruir de toda a estrutura, facilidade e segurança oferecida pela franquia. Venha você também fazer parte desse time de gigantes e sentir os resultados do seu esforço.

Tipo de Negócio – Esporte e Recreação
Investimento – a partir de R$ 250.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 24 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NOW! NUTRIÇÃO ESPORTIVA

 

Franquias de produtos naturais — Boali

Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.

Hoje conta 34 unidades em operação e 2 em implantação. A rede Salad Creations está evoluindo para Boali, sendo que a maioria das lojas já está operando sob a bandeira Boali.

Tipo de Negócio – Restaurante Fast Casual focado em alimentação saudável
Investimento – a partir de R$ 450.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 24 a 48 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 100.000

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOALI

 

Franquias de produtos naturais — DNA Natural

DNA Natural surgiu em 2007, em Florianópolis, para atender ao público de alimentação saudável. Pioneira no país foi a primeira marca a trazer o conceito de comida natural para o Brasil, inovando com diversos pratos e refeições. A DNA Natural surgiu com a ideia de levar as pessoas uma opção gostosa e saudável de se alimentar. A gente acredita que cuidar da alimentação é muito mais do que uma preocupação com a parte física, acreditamos que a alimentação saudável está totalmente ligada a nossa autoestima e ao cuidado e amor que temos com nós mesmos. Por isso estamos em contínuo estudo, para trazer a você as melhores e mais gostosas novidades do mercado.

Tipo de Negócio – Maior Rede de Alimentação Saudável do Brasil! Wraps, sucos realmente naturais, smoothies, grelhados, saladas deliciosas!
Investimento – a partir de R$ 159.900 (ESTADO SEDE SANTA CATARINA)
Retorno do investimento – 24 a 36 meses
Faturamento mensal médio – R$ 90.000

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DNA NATURAL

 

Franquias de produtos naturais — Empório Döll

Franquias de alimentação saudável - Empório Döll

Döll é um Empório de produtos naturais que alimenta o bem-estar das pessoas, desde 1980. Oferecemos uma grande variedade de produtos diet, light, zero glúten, zero lactose, alimentos funcionais e orgânicos, fitoterápicos, e suplementos alimentares.

Além de trabalhar com as melhores marcas do segmento e fornecedores praticantes de políticas sustentáveis, o Empório Döll oferece uma grande variedade de produtos a granel. Nossos clientes podem experimentar escolher e comprar a quantidade que desejarem.

Tipo de Negócio – Venda de alimentos funcionais, orgânicos e dietéticos, light, integrais, sem glúten e sem lactose, vitaminas e minerais, fitoterápicos e suplementos alimentares, produtos de perfumaria, cafés e vinhos
Investimento – R$ 240.000 (ESTADO SEDE SANTA CATARINA)
Retorno do investimento – 28 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EMPÓRIO DÖLL

 

Franquias de produtos naturais — Kiwi Sucos

Quer fazer parte da melhor franquia de sucos do Brasil? Aqui a gente acredita que uma mão lava a outra e juntos a gente consegue pegar ondas maiores. Para isso a contamos com uma equipe de franchising especializada e experiente, garantindo um suporte completo para melhoria diária da rede. Vem que tem um oceano de oportunidades esperando por você!

Tipo de Negócio – Alimentação
Investimento – a partir de R$ 70.000 (ESTADO SEDE MINAS GERAIS)
Retorno do investimento – 24 a 36 meses
Faturamento médio mensal – R$ 60.000

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA KIWI SUCOS

 

Franquias de produtos naturais — Bio Mundo

Franquias de alimentação saudável - Bio Mundo

Bio Mundo é a loja de produtos naturais que vem promovendo saúde e bem estar à vida das pessoas desde 2015, quando suas portas foram abertas pela primeira vez, em Brasília. Com estratégia agressiva, ousada e bem planejada, em pouco tempo expandiu o mercado, aumentando expressivamente o número de lojas e aderindo ao processo de franquias. A loja conta com o mix de produtos mais completo e variado do país, que inclui produtos diet, light, integrais, orgânicos, funcionais, sem glúten, sem lactose e suplementos esportivos.

Tipo de Negócio – suplemento e produtos naturais
Investimento – a partir de R$ 250.000 (ESTADO SEDE DISTRITO FEDERAL)
Retorno do investimento – 24 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BIO MUNDO

 

Franquias de produtos naturais — Korin

Franquias de alimentação saudável - Korin

O objetivo da franquia Korin é produzir e comercializar alimentos que promovam a saúde e o bem-estar do consumidor, assim como a prosperidade do produtor, utilizando métodos produtivos que gradativamente concretizem a Agricultura Natural preconizada por Mokiti Okada, através de um modelo social, ambiental e economicamente sustentável.

Tipo de Negócio – Empórios, mercados e lojas de conveniência
Investimento – a partir de R$ 550.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 36 a 48 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA KORIN

 

Franquias de produtos naturais — VEG+

Franquias de alimentação saudável - Veg Mais

Com oito lojas em operação, a VEG+ prossegue com seu plano de expansão. A projeção da marca é abrir seis unidades ainda no primeiro semestre do ano. A rede estima crescimento de 120% no faturamento, em relação a 2017.

Tipo de Negócio – Loja de produtos, veganos, vegetarianos, orgânicos e naturais
Investimento – a partir de R$ 180.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do investimento – 24 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VEG+

 

Franquias de produtos naturais — Porto do Sabor

Franquias de alimentação saudável - Porto do Sabor

Fundada em 1997, no Shopping Novo Leblon na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com a família à frente do negócio, a Porto do Sabor se especializou no preparo de sanduíches, crepes, sucos naturais e, sobretudo, o açaí.

O sucesso do Porto do Sabor espalhou-se e hoje vendemos mais de 30 toneladas de açaí por mês para um público bem variado e fiel.

Tipo de Negócio – especializada no preparo de açaí, sucos, sanduiche natural, crepes, omeletes e saladas, com foco na alimentação saudável
Investimento – a partir de R$ 340.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do investimento – 18 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PORTO DO SABOR

 

Franquias de produtos naturais — Substância

Franquias de alimentação saudável - Substância Gastronomia

Desde o início, a franquia Substância Gastronomia Light foi pioneira e inovadora ao lançar no mercado soluções em programas de alimentação e dietas líquidas prontas para o consumo, além de um cardápio super variado com opções individuais para todos os momentos do dia em versões deliciosas e saudáveis. Uma marca forte e consolidada, com abrangência nacional e reconhecida pelos seus clientes. Uma marca reconhecida é a melhor garantia de um negócio saudável, rentável e duradouro.

Tipo de Negócio – Alimentação saudável
Investimento – a partir de R$ 130.000,00 (ESTADO SEDE RIO GRANDE DO SUL)
Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUBSTÂNCIA GASTRONOMIA

 

Franquias de produtos naturais — Nação Verde

Muito mais do que uma franquia de produtos naturais. Criamos soluções para melhorar a vida das pessoas. Fazemos isso através da criação de produtos mais naturais que substituem produtos artificiais ou prejudiciais à saúde. Queremos é uma “terceira casa” do cliente. Não vendedores de disco. Temos mensageiros! Os mensageiros têm uma responsabilidade de sempre ensinar algo aos clientes.

Tipo de Negócio – franquia de produtos naturais do Brasil
Investimento – a partir de R$ 42.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 24 a 48 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 62.000
Segmento – Alimentação

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NAÇÃO VERDE

 

Franquias de produtos naturais — Terra Madre

Franquias que buscam parceiros - Terra Madre

Acreditamos que um mundo melhor é feito de pessoas saudáveis, com hábitos responsáveis e idéias inovadoras, que acreditam na bicicleta como meio de transporte, na alimentação saudável, na reciclagem de lixo e conceitos e que querem transformar idéias em realidade. Ter uma vida equilibrada e saudável não é um modismo, mas um estilo inteligente de se viver e de se viver bem. Mais que longevidade procuramos qualidade de vida e bem-estar. E a melhor maneira de se conquistar essa real felicidade de se viver com saúde é por meio da alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e mente sã. Somos uma empresa inovadora centrada na alimentação saudável. Nosso mix de produtos é o mais variado e completo do mercado.

Tipo de Negócio – Conveniência com produtos especiais para consumo na loja e também feira de orgânicos frescos. Sempre primando pela qualidade e bons preços..
Investimento – a partir de R$ 230.000,00 (ESTADO SEDE GOIÁS)
Retorno do investimento – 24 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TERRA MADRE

 

Franquias de produtos naturais — Graviola

Franquia Graviola

Marca de comida orgânica se destaca pela preferência de produtores locais e serviço com amor.

A história do Graviola começou sobre 4 rodas, em food-truck. Abner, o fundador, formado em gastronomia, e Manu, formada em design, resolveram que deveriam levar o conceito de seus pratos, que fogem do padrão convencional, de frituras e afins, para mais pessoas conhecerem e desmistificarem a ideia de que comida saudável não teria tanto sabor. Foram 2 anos no formato truck até decidirem que era hora de ter uma casa maior.

Tipo de Negócio – Comida saudável
Investimento – a partir de R$ 549.672,00 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do investimento – 13 a 14 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GRAVIOLA

 

Franquias de produtos naturais — Balada Mix

Maiores franquias do Brasil - Balada Mix

Aberto no final de 2002, o Balada Mix revolucionou o conceito de casa de sucos. Em um ambiente intimista e colorido, com decoração tropical e rústica, os frequentadores encontram sucos de frutas naturais e um cardápio saudável e diversificado que atende a todos os gostos.

Para as mais diversas ocasiões, seja no café da manhã, almoço executivo, pré ou pós-praia, happy hour ou jantar, o Balada Mix tornou-se referência em alimentação fora do lar, atendendo com excelência uma clientela exigente. Sanduíches e hambúrgueres diferenciados, saladas leves e criativas são os carros-chefe de um cardápio que conta também com grelhados e pizzas D.O.C. (Denominação de Origem Controlada).

Hoje crescemos, evoluímos e nos tornamos melhores. Possuímos 28 restaurantes e continuamos em expansão para levar aos nossos consumidores, o melhor do sabor da forma mais saudável.

Tipo de Negócio – Alimentação saudavel e contemporanea
Investimento – a partir de R$ 850.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do investimento – 18 a 22 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BALADA MIX

 

Franquias de produtos naturais — Saladenha

Franquias que buscam parceiros - Saladenha

O mercado food-service voltado para alimentação saudável teve um alto índice de crescimento nos últimos anos e o valor agregado de seus produtos tornam esse segmento altamente lucrativo. Focada nessa oportunidade é que a Saladenha estruturou seu modelo de franquia, que além de trazer uma inovadora linha de produtos, ainda oferece uma completa assessoria e estrutura para que você possa ter seu próprio negócio através de uma unidade Saladenha.

Tipo de Negócio –  saladas, wraps, sanduíches, marmitas fit, caldos, sucos e sobremesas
Investimento – a partir de R$ 60.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – 16 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SALADENHA

 

Franquias de produtos naturais — Saladices

Franquia Saladices

A Saladices é uma iniciativa de negócio que em pouco tempo de existência já vem demonstrando ser uma atividade de sucesso.

Apresentar uma alimentação leve, equilibrada e saudável e ajudar as pessoas a comerem bem a qualquer hora do dia é a nossa proposta!

Nós do Saladices queremos oferecer não só saladas orgânicas, mas saborosas misturas verdes que podem ser escolhidas entre as opções com receita fixa de nosso cardápio ou totalmente personalizadas, combinando seus ingredientes favoritos. Para acompanhar, deliciosos sucos naturais com um mix de ingredientes que fazem um brinde a sua saúde. Lanchinhos rápidos e prontos para a viagem como saladas de frutas, iogurtes e bolos no copo também vão te ajudar a comer bem e com muita praticidade. Saladices… um novo conceito em alimentação!

Tipo de Negócio –  Alimentação leve, equilibrada e saudável, ajudando as pessoas a comerem bem a qualquer hora do dia. Saladas orgânicas e funcional
Investimento – a partir de R$ 235.000 (ESTADO SEDE SANTA CATARINA)
Retorno do Investimento – 22 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SALADICES

 

*Todas as informações referentes à valores, investimentos e descrição do negócio foram fornecidas e/ou são de responsabilidade das franquias.

_______________________________________________________________________

 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

 

_______________________________________________________________________

 

Por Andréa Castro/Sammy Eduardo