Franquias de produtos naturais estão bombando; conheça opções

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquias de Produtos Naturais

Franquias de produtos naturais podem ser ótimas opções de negócio; veja porquê e conheça 18 opções

19/05/2018

Você já deve ter percebido que a quantidade de pessoas que buscam consumir produtos naturais vem crescendo de maneira considerável por todo o Brasil. Agora, imagine o consumo nas franquias de produtos naturais?

Pois é! Há um fator bastante considerável que joga a favor dos negócios de alimentação saudável: os dados sobre o número de pessoas obesas no Brasil. De acordo com o Ministério da Sáude, um em cada cinco brasileiros está acima do peso. No entanto, ao analisar os fatores responsáveis por esse avanço da obesidade, observa-se que muitos deles podem ser combatidos com uma mudança no hábito alimentar como, por exemplo, a adoção de uma dieta rica em produtos saudáveis e/ou naturais (frutas, grãos, castanhas, hortaliças, iogurtes, suplementos e produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar).

Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% entre os anos de 2009 a 2014 no Brasil. Veja outros dados desse setor:

  • R$ 93,6 bilhões movimentados em 2016 no Brasil;
  • 12,3% é a média de crescimento ao ano no Brasil na última década;
  • 8% é a média de crescimento em outros países;
  • 5º lugar no ranking mundial desse segmento;
  • Orgânicos é o nicho com maior crescimento nos últimos 5 anos (18,5%).

 

No franchising, as franquias de produtos naturais estão inseridas no segmento de Alimentação. No ano passado, as redes franqueadoras que atuam nesse mercado movimentaram R$ 42,8 bilhões em vendas de produtos e serviços (veja quadro abaixo). O resultado representa um crescimento de 6% sobre o ano anterior. Em número de unidades em operação, o segmento avançou 3%.

 

 

Indicações

Mesmo com o vento soprando a favor, nos negócios nada vai para frente se não houver esforço. Portanto, a primeira indicação para quem decide investir em uma franquia de produtos naturais e alimentação saudável é trabalhar muito. Apesar do modelo de negócio ser testado e reconhecido, a unidade não funcionará sozinha por ela mesma. Além disso, especialistas em franchising recomendam que franqueados do segmento de Alimentação tenham relação mais estreita com o setor. A experiência anterior em estabelecimentos do tipo não é obrigatória, mas por si só é um diferencial positivo para o investidor.

Também indica-se que o futuro franqueado tenha todo o capital necessário para aportar na unidade franqueada. Caso você não possua 100% dos valores pedidos pela rede, ao menos cinco bancos brasileiros oferecem condições especiais para o subsídio de um negócio franqueado. Separamos para você 6 opções de financiamento para abrir franquias que poderão te ajudar neste processo.

 

Perfil

No franchising, costumamos perguntar ao futuro franqueado sobre os trabalhos que ele exerceu na fase anterior à aquisição da franquia. Em vários casos, o investidor não gostava do trabalho e o achava tedioso. Em 100% desses casos, a pessoa não tinha identificação com o segmento que atuava. Já para tocar uma franquia, é extremamente importante ter essa aptidão. O motivo é simples, como explica o especialista em franchising e diretor da consultoria Franchise Solutions, Pedro Almeida.

“Você terá de se dedicar ao negócio por muitos anos. Provavelmente, ele será sua maior fonte de renda. Ou seja, é incompatível ter sucesso em um negócio sem ter identificação com ele. Ou você gosta ou não gosta. E se você gosta do que faz, as chances de alcançar os objetivos aumenta muito”.

 

Ainda segundo o consultor, que também é CEO da rede Saladenha, o franqueado deve ter um perfil organizacional e de gestão pessoas, pois liderará uma equipe que atenderá o público diretamente. Uma das maiores atenções também deve ser dispensada com o estoque dos alimentos.

“Como todo alimento fresco, o risco de contaminação é alto. Portanto, para manusear os produtos é relevante que o ambiente esteja sempre higienizado e as mãos limpas. Se você não tem por hábito lavar as mãos, talvez devesse pensar em outro negócio”.

 

Aplicativos

Atualmente, uma das questões mais presentes na rotina de uma franquia de alimentação diz respeito aos aplicativos de delivery. Algumas redes, como a Saladenha, do consultor Pedro Almeida, chegam a contabilizar 48% do seu faturamento via entrega dos pedidos. Só os aplicativos, como iFood, Uber Eats e Pedidos Já, respondem por 30% das solicitações dos consumidores. Por isso, é importante que o futuro franqueado esteja a par de como funciona o sistema de entregas.

Algumas franquias já incluem no período de treinamento do franqueado as operações e processos ligados ao delivery. A tendência é que cada vez mais os restaurantes comercializem seus pratos e produtos via internet.

“A maioria das redes deve trabalhar com seus franqueados para aproveitar essa demanda. No caso da Saladenha, por exemplo, quando o consumidor realiza um pedido via app ou telefone, tentamos cadastrá-lo no nosso sistema de atendimento via whatsapp, que nos aproxima do cliente e oferece um contato mais personalizado (e barato)”.

 

O consultor diz, ainda, que apesar das taxas cobradas pelos aplicativos serem altas, o que reduz a margem de lucro, o volume de pedidos é maior que no próprio estabelecimento, o que acaba por equilibrar as contas do negócio.

Além dos aplicativos, franquias ou franqueados devem trabalhar no desenvolvimento de plataformas digitais. Para o diretor da consultoria GoAkira, especializada em varejo e franquias, José Carlos Fugice Jr, sites, redes sociais e aplicativos formam uma demanda que atualmente preenche quase que metade do faturamento de uma loja.

“Os clientes estão cada vez mais exigentes, buscam conhecer bem o produto antes de efetuar a compra, então é importante massificar as estratégias de marketing junto as plataformas, pois elas representam sim uma importante fonte de renda.”

 

 

BOALI

Invista em um mercado que faturou mais de 100 bilhões em 2020 em meio a pandemia! Seja Franqueado da 1ª e Maior rede de alimentação saudável do Brasil. SAIBA MAIS

DR. SHAPE

Venha conhecer a Dr. Shape! Somos a maior rede da América Latina e a única do segmento com clínica de emagrecimento e estética corporal. SAIBA MAIS

PORTO DO SABOR

Invista em uma Franquia PORTO DO SABOR. Rede especializada no preparo de alimentação saudável. Acesse já o Portal do Franchising e saiba mais. SAIBA MAIS

MENU POKE

Invista no setor que mais cresce no mundo! Conheça a MENU POKE, a franquia maior de Fresh Food do Brasil. Sinônimo de qualidade, sabor e vida saudável. SAIBA MAIS

BIOFLORA

A rede de franquias Bioflora atua com produtos voltados para a saúde e o bem-estar. Aproveite essa excelente oportunidade de negócio! SAIBA MAIS

BIO MUNDO

O mercado de alimentação saudável não para de crescer e você pode fazer parte dele, investindo na franquia Bio Mundo. Veja porque você deve ser franqueado. SAIBA MAIS

NAÇÃO VERDE

Muito mais que uma rede de produtos naturais, a franquia Nação Verde oferece 4 canais de vendas diferentes para você aumentar ainda mais seu faturamento! SAIBA MAIS

KORIN

Invista em uma Franquia KORIN. A Rede tem como missão disponibilizar a maior variedade possível de alimentos naturais. Acesse já o Portal do Franchising. SAIBA MAIS

MUNDO VERDE

Conheça a Franquia MUNDO VERDE no Portal do Franchising! A maior rede de lojas de produtos naturais e orgânicos da América Latina. SAIBA MAIS

NOW NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Tenha uma Franquia NOW NUTRIÇÃO ESPORTIVA. Acesse agora o Portal do Franchising e invista no segmento de beleza e saúde. Não perca essa chance! SAIBA MAIS