Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo em número de academias? Pois é, que nós gostamos de praticar esportes todo mundo sabe, mas de alguns anos para cá um movimento tem chamado muita atenção do mercado como um todo: a busca por uma vida saudável por parte da população. Este fator tem modificado completamente o comércio de artigos esportivos e academias. Mesmo na crise, eles cresceram. Agora, esse mercado busca amadurecimento, e as franquias de esportes são ótimas sugestões de negócios para “filar” uma parte desse bolo.
E trata-se de um bolo grande e recheado de oportunidades. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp), 80 milhões de brasileiros já praticavam pelo menos um tipo de atividade esportiva em 2011. Apesar do estudo não ter sido replicado, estima-se que esse número tenha crescido consideravelmente nos últimos seis anos.
Ainda de acordo com a Abriesp, atualmente o Brasil tem mais de sete mil lojas especializadas em comércio e serviços esportivos e outras 14 mil que vendem algum item do tipo. O faturamento anual do varejo neste segmento é de R$ 4,73 bilhões.
Outro mercado que tem faturado com a procura do brasileiro por uma vida mais saudável é o de academias. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Academias (ACAD) revelou que existem mais de 30 mil estabelecimentos do tipo no País, que contam com quase oito milhões de alunos, movimentando cerca de R$ 8,2 bilhões por ano.
Vale notar que, segundo o Sebrae, o setor de academias de ginástica e condicionamento físico passa por um período de alta contínua há alguns anos . Em 2010, o País tinha algo em torno de 15 mil academias. Já em 2014 o número saltou para mais de 30 mil. Entre as principais atividades físicas praticadas nas academias estão o crossfit e a musculação. Essa alta movimenta o mercado e promove um avanço nas oportunidades de negócios, principalmente no que diz respeito à venda de artigos para a prática dos exercícios.
|
|
PIB do Brasil em 2011:
R$ 4,375 trilhões
Participação do esporte no
PIB em 2011: 1,6% = R$ 68 bilhões
|
PIB do Brasil em 2016:
R$ 6,266 trilhões
Participação do esporte no
PIB em 2016: 1,9% = R$ 132 bilhões
|
Diante dos números, é inegável que as lojas de moda esportiva têm grande potencial de sucesso, pois atingem um público amplo e não apenas praticantes de um esporte em específico. Os cuidados com a saúde e o bem-estar, cuja procura cresce também de forma vertiginosa, já fazem parte da rotina tanto de jovens quanto de idosos. Isso implica diretamente no aumento do número de clientes e na procura por serviços e produtos ligados ao esporte.
Perfil
Para ter uma franquia ligada a esportes não é obrigatório e nem necessário que o franqueado seja um indivíduo fitness ou apaixonado por esportes, basta ele gostar do segmento e ter boas noções de gestão do negócio. Na avaliação da diretora da consultoria especializada em franquias Vecchi Ancona, Ana Vecchi, fundamental mesmo é que o investidor tenha conhecimento básico dos produtos e esteja atento aos eventos esportivos que podem gerar maior movimento na loja ou academia.
”Franquias do segmento esportivo não necessariamente requerem pessoas com perfil de atleta ou alguém maluco por esportes. O essencial é ter perfil e conhecimento para gestão, análise da curva ABF para definir as compras e a gestão de estoque, acompanhar eventos esportivos — nacionais e internacionais —para também definir as compras e o estoque”.
No caso de academias, também não é imprescindível que o franqueado seja professor de educação física ou algo do tipo, mas neste caso ele terá que providenciar a presença de um profissional do segmento para ajuda-lo na operação. Lembre-se de solicitar suporte da franquia nestes casos.
Como lucrar com uma franquia de esporte
Apesar de não existir uma fórmula de sucesso infalível para qualquer negócio, é possível trabalhar alguns processos para aumentar as chances de êxito da sua franquia. No cenário das franquias de esporte, por exemplo, uma das dicas é acompanhar campeonatos das mais variadas modalidades esportivas a fim de criar campanhas que envolvam os clientes. Busque também sempre estar com a vitrine bem organizada e com os bons produtos em exposição.
“Trabalhar bem o relacionamento com os clientes. Propor, por exemplo, campanhas em datas de aniversários, promoções, combos, e sempre avisar o consumidor sobre essas e outras novidades. O perfil de clientes de negócios ligados ao esporte tende a ser fiel e antenado. Também é interessante trabalhar com sugestões e estímulo ao esporte como parte da formação de crianças e adolescentes”.
Ainda segundo a consultora, é de bastante relevância trabalhar a variedade de artigos, pois se o mix de produtos for muito restrito, com vendas mais apertadas, o fluxo de caixa pode ficar prejudicado. Por isso, desenvolva um mix equilibrado e bem variado, que se complemente e favoreça o tíquete médio. Por fim, mantenha-se atento ao nível de estoque, pois ele também impacta no fluxo de caixa.
Como é o trabalho em uma franquia de esporte
O trabalho em uma franquia de esporte consiste em gerir uma loja de artigos esportivos ou de uma academia. Como dito anteriormente, não é obrigatório que o franqueado entenda de esportes, mas é imprescindível ter boas noções de gestão. Aliás, a gestão do negócio será sua principal função. Portanto, organização e atenção a sugestões — tanto do suporte da franquia quanto de outras fontes — é bem vindo.
“Um estoque bem controlado ajuda a mostrar quanto e quando comprar para suprir o contingente de produtos com saída. O foco do gestor será manter a harmonia entre os números de um e outro”.
Caso decida assumir a posição de vendedor, lembre-se de atender o cliente sempre com bom humor e cordialidade. Por conta de algumas complexidades, o franqueado deve ter disponibilidade de tempo para tocar uma franquia ligada ao esporte.
E você, quer abrir um negócio com alta probabilidade de êxito e ainda lidar com uma paixão nacional? Conheça abaixo 17 opções de franquias de esportes associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Franquias de esportes – BlueFit
O Brasil é o segundo maior mercado de academias do mundo — e sua fome por exercícios só cresce.
Em um segmento ainda pulverizado, a BlueFit, criada em 2015, desponta como a terceira maior rede do País, com 44 unidades. O segredo da escalada da BlueFit em curto espaço de tempo foi a conquista de um público que sentia carência de serviços, seja porque não se adaptou ao modelo low cost oferecido pela concorrência.
Buscamos oferecer aos nossos clientes uma experiência positiva na prática de atividades física, oferecendo: atendimento, qualidade de estrutura e diversidade de atividades a um preço acessível.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BLUEFIT
Franquias de esportes – Poderoso Timão
A franquia de artigos esportivos ligados ao Sport Club Corinthians Paulista é uma das maiores do segmento em todo o País. Com opções de quiosques, lojas de rua ou shopping, a Poderoso Timão possui um diferencial em relação a outras do tipo: sua gigante clientela. Calcula-se que 40 milhões de brasileiros torçam para o clube alvi-negro, o que gera um leque de oportunidades bastante considerável para os empreendedores.
Na internet, a rede de lojas é operada pela gigante do ramo Netshoes. A marca tornou-se franquia em 2008, quando também se associou à ABF.
Tipo de Negócio – Vestuário e acessórios esportivos
Investimento – a partir de R$ 90.000 (ESTADO SEDE MATO GROSSO DO SUL)
Faturamento médio mensal – Não informado
Retorno do investimento – A partir de 24 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PODEROSO TIMÃO
Franquias de esportes – Academia Store
A Academia Store é a loja oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Venda de produtos oficiais do clube. Vestuário casual, feminino, masculino, infantil e bebê, além de roupas de alta performance do fornecedor oficial do clube
Tipo de Negócio – Vestuário e acessórios esportivos
Investimento – a partir de R$ 105.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – A partir de 18 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACADEMIA STORE
Franquias de esportes – São Paulo Mania
A São Paulo Mania é a loja oficial de produtos licenciados ao São Paulo Futebol Clube. A rede possui parceria com a Netshoes, o que faz com seus estoques estejam sempre adequados à demanda.
A franquia expande com formatos distintos de operação, como loja de shopping ou rua e quiosque, procurando sempre atender de forma adequada as diferentes oportunidades oferecidas pelo mercado.
Tipo de Negócio – Vestuário e acessórios esportivos
Investimento – a partir de R$ 195.000 (ESTADO SEDE MATO GROSSO DO SUL)
Retorno do investimento — 39 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SÃO PAULO MANIA
Franquias de esportes – Santos na Área
A Santos na Área é uma franquia de loja temática onde serão comercializadas roupas e acessórios licenciados pelo Santos Futebol Clube para todos os públicos (masc, fem e infantil). Atualmente com 8 unidades, a rede busca expansão através do modelo de franchising.
Tipo de Negócio – Vestuário e acessórios esportivos
Investimento – A partir de R$ 105.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Faturamento mensal médio – R$ 40.000,00
Retorno do investimento – A partir de 18 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SANTOS NA ÁREA
Franquias de esportes – Fluminense FC
A franquia Fluminense FC é a loja oficial do Fluminense Football Club. A marca trabalha com a venda de produtos oficiais do clube. Entre eles peças de vestuário casual, feminino, masculino, infantil e bebê, além de roupas de alta performance do fornecedor oficial do clube.
Tipo de Negócio – Moda
Investimento – a partir de R$ 105.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 18 a 36 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FLUMINENSE FC
Franquias de esportes – Loja das Torcidas
A Loja das Torcidas é uma franquia de comércio de artigos licenciados, presentes e souvenires relacionados a times de futebol. A operação de uma franquia Loja das Torcidas possui custo reduzido, porém um amplo e potencial mercado. São dois modelos: loja grande e quiosque.
Tipo de Negócio – Moda
Investimento – A partir de R$ 75.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – A partir de 18 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOJA DAS TORCIDAS
Franquias de esportes – Torcedor Esporte Clube
A Torcedor Esporte Clube é uma rede de franquias que comercializa produtos oficiais e licenciados dos principais clubes do Brasil e do mundo. Fundada em 2010, a empresa trabalha com as mais variadas opções de itens ligados ao esporte do mercado. Atualmente opera com 8 unidades.
Tipo de Negócio – Vestuário e acessórios esportivos
Investimento – A partir de R$ 95.000 (ESTADO SEDE MINAS GERAIS)
Retorno do investimento – A partir de 27 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TORCEDOR ESPORTE CLUBE
Franquias de esportes – Ronaldo Academy
Com uma metodologia própria, a Ronaldo Academy nasceu com a missão de espalhar por todo o mundo o estilo de jogo fenomenal que fez do atacante Ronaldo Nazário um dos jogadores mais importantes da história do futebol. A rede oferece aulas práticas de futebol que ajudam no desenvolvimento de crianças e jovens com uma estrutura de primeiro mundo. Atualmente possui 15 unidades em operação.
Tipo de negócio – Academia e escolinha de futebol
Investimento – A partir de R$ 135.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – Não informado
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA RONALDO ACADEMY
Franquias de esportes – Smart Fit
Com mais de 300 unidades espalhadas pelo País, a Smart Fit tornou-se referência entre academias de baixo custo. A rede aproveitou a demanda crescente de praticantes de exercício físico para crescer de forma orgânica e sustentável.
Tipo de negócio – Academia de Ginástica
Investimento – a partir de R$ 950.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento — A partir de 36 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SMART FIT
Franquias de esportes — My Fit Store
A My Fit Store é uma franquia com operação e gestão baseada em quiosque instalados em shoppings, o que torna o negócio a ter baixo custo de manutenção. A rede é especializada no comércio de artigos fitness, esportivos e produtos alimentícios.
Tipo de negócio – Quiosque de artigos esportivos
Investimento – a partir de R$ 10.900 (ESTADO SEDE SANTA CATARINA)
Retorno do investimento – 7 a 24 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MY FIT STORE
Franquias de esportes – Sportix Bike Shop
A Sportix Bike Shop é uma loja conceito com venda de bicicletas, peças, acessórios, vestuário e afins, tudo voltado ao Ciclismo. A rede conta, ainda, com um centro técnico (oficina especializada) e serviços como bike café, bike fit, bike hotel, entre outros. A marca está no mercado desde 2007 e entrou para o franchising em 2013.
Tipo de negócio – Loja de artigos de ciclismo
Investimento – a partir de R$ 250.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 24 a 36 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SPORTIX BIKE SHOP
Franquias de esportes – Noxii Live Center
A Noxii Live Center é a primeira academia do mundo que não parece academia. Segundo seus criadores, trata-se do único modelo de academia do mercado desenhado para as famílias. O foco dos treinos são 100% saúde, bem estar a qualidade de vida.
Tipo de negócio – Academia de ginástica
Investimento – A partir de R$ 123.500 (ESTADO SEDE SANTA CATARINA)
Retorno do investimento – Não informado
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NOXII LIVE CENTER
Franquias de esportes – Team Nogueira
A franquia Team Nogueira é uma rede de academias com foco em artes marciais inaugurada em 2009 no Rio de Janeiro. Ela propõe atividades dinâmicas em um ambiente saudável com atletas profissionais que conhecem o caminho da superação. Os irmãos Antônio Rodrigo ‘’Minotauro’’ Nogueira e Antônio Rogério ‘’Minotouro’’ Nogueira em parceria com o empresário Éric Lobão idealizaram a rede para oferecer vários tipos de lutas. Atualmente possui 32 unidades espalhadas pelo País.
Tipo de negócio – Academia de Fitness e Artes Marciais
Investimento – A partir de R$ 243.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do investimento – A partir de 18 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TEAM NOGUEIRA
Franquias de esportes – Hunt’s Airsoft
A rede Hunt’s Airsoft é uma franquia de comércio de produtos de caça e pesca, tabacaria, cutelaria, airsoft, armas de pressão, vestuário, acessórios, camping, entretenimento e lazer. Possui 6 unidades em operação e pretende expandir sua atuação em 2018.
Tipo de negócio – Venda de produtos de caça e pesca
Investimento – A partir de R$ 165.000 (ESTADO SEDE GOIÁS)
Retorno do investimento – Não informado
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HUNT’S AIRSOFT
Franquias de esportes – Academia Viva
é uma rede de academias de ginástica completa. A operação já conta com duas unidades em funcionamento no interior de São Paulo, com previsão de expansão no início de 2018. De acordo com os diretores da marca, a franquia oferece duas modalidades de negócio: a abertura de uma nova academia, com 500 ou 700 m² ou, ainda, a transformação de uma academia já existente em uma unidade da Viva.
Tipo de negócio – Academia de ginástica com musculação e cardio, treinamento funcional, salas de indoor cycle e ginástica.
Investimento – a partir de R$ 790.388 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 36 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACADEMIA VIVA
Franquias de esportes – Academia Biofisic
A BioFisic é uma franquia de academia de ginástica que difunde conceitos e boas práticas para promoção da saúde e felicidade dos seus clientes. Além disso, a marca trabalha próxima de cada indivíduo com mensuração e entrega de resultados. Com 6 unidades em operação, a marca pretende seguir seu plano de expansão em 2018.
Tipo de negócio – Academia de ginástica
Investimento – A partir de R$ 650.000 (ESTADO SEDE MINAS GERAIS)
Retorno do investimento – Não informado
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACADEMIA BIOFISIC
Veja mais artigos relacionados:
Por Sammy Eduardo