A ex-concurseira que mudou de vida com uma franquia de sobrancelhas

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Sobrancelhas Design

A ex-concurseira que mudou de vida com uma franquia de sobrancelhas

26/02/2018 | Publieditorial

Cansada de analisar pilhas de currículos e organizar o orçamento da empresa que trabalhava, a ex-funcionária de Recursos Humanos, Renata Maluf, decidiu apostar os R$ 240 mil que havia acumulado durante anos como colaboradora CLT em uma franquia de sobrancelhas. Tomar essa decisão não foi fácil, mas quatro anos depois de arriscar tudo o que tinha no negócio, Renata faz um balanço: “minha vida se transformou totalmente. E para melhor”.

Como a maioria dos brasileiros — 3 a cada 4, segundo o Sebrae —, ela sonhava em empreender. Mas antes de realizar esse desejo, Renata dividia seu tempo entre o escritório de RH e os estudos, que tinham como objetivo a aprovação em concursos públicos.

Sem sucesso, a jovem empreendedora foi buscar informações sobre o mercado de franquias. A princípio, se interessou pelo segmento de Alimentação. Mas foi se encontrar mesmo em outro setor: beleza, saúde e bem-estar. Conheceu a rede cearense Sobrancelhas Design e o “tiro” foi certeiro. Decidiu investir na abertura de uma unidade em São Paulo, onde mora. De lá para cá, o negócio só seguiu a linha ascendente (mesmo na crise!).

Antes de escolher a franquia, no entanto, Renata foi buscar informações sobre o mercado de beleza, avaliou o momento do setor no Brasil e quais eram as suas chances de sucesso. Segundo a Euromonitor, de 2015 a 2016, o mercado de roupas e calçados caiu 6,3% no País, enquanto o de beleza cresceu 4,8%. Parece pouco, mas o avanço significa um incremento de US$ 1,3 bilhão. No mesmo período, somente o serviço de design de sobrancelhas movimentou mais de R$ 250 milhões.

Com o mercado aquecido e sua unidade em funcionamento, Renata passou da mesa cheia de papéis para a gestão de um empreendimento. E isso significa liderar equipes, tomar decisões e trabalhar muito. “O grande desafio é replicar o modelo de negócio na íntegra, o que garante a certeza do sucesso em todos os âmbitos. Esse modelo de negócio bem estruturado somado aos excelentes resultados nos motiva a ir além”, comenta.

E os resultados foram realmente prósperos. Ir além para Renata não significou apenas abrir outra unidade, mas se tornar uma máster franqueada da Sobrancelhas Design e estar à frente de praticamente 32 lojas da rede. Se antes, como concurseira e funcionária de RH, ela faturava em torno de R$ 3,5 mil por mês, agora vê suas provisões irem muito além disso. De acordo com a Sobrancelhas Design, o faturamento médio mensal de uma unidade da marca gira em torno de R$ 70 mil. Já a lucratividade média —  receita de vendas menos as deduções (impostos, devoluções, abatimentos, despesas e custos) — é de 18%. Para Renata, o suporte da franquia foi fundamental para o sucesso do seu negócio.

“São quatro anos de excelentes resultados, em que presenciei o investimento do Grupo em inovação, tecnologia, equipe, sistemas, suporte, marketing e capacitação. Toda essa estrutura me ajudou muito a me tornar a empreendedora que sou hoje.”

 

Hoje com outro padrão de vida e satisfação nos negócios, a empresária pensa em crescer ainda mais na rede.

 

  • Marca foi contemplada com prêmio Melhores Franquias, da PEGN, em 2015, 2016 e 2017

 

Suporte e apoio são diferenciais

Para que seus franqueados atinjam o mesmo sucesso que a Renata alcançou, a Sobrancelhas Design desenvolve um trabalho bastante árduo com seus parceiros. Entre assessorias especializadas para escolha do ponto de venda, treinamentos periódicos, agência de publicidade e canal de tevê próprios, a marca criou um aplicativo para que seus clientes pudessem marcar horários de atendimento pelo smartphone.

“O aplicativo SD Mobile já tem amplo alcance e é bastante utilizado pelos clientes. Pelo menos 10% dos atendimentos são agendados pelo APP. Continuamos modernizando a plataforma para atender nossos consumidores cada vez melhor”, afirma o vice-presidente da Sobrancelhas Design, Alisson Ramalho.

Só na última atualização da loja de aplicativos do Google (Play Store), o app SD Mobile, da Sobrancelhas Design, registrava mais de 170 mil downloads . A nota do software é alta: 4,9.

Em 2017, a Sobrancelhas Design atingiu um faturamento de R$ 150 milhões. O resultado representa um acréscimo de 43% sobre o registrado no ano anterior. Para esse ano, de acordo com Ramalho, a previsão é ultrapassar a marca de R$ 200 milhões.

“Em termos de expansão, o Grupo Sobrancelhas Design pretende inaugurar 60 lojas em território nacional e cinco no exterior”, prevê.

Presença internacional

Por falar em internacionalização, a Sobrancelhas Design é uma das redes de franquias do Brasil com presença internacional. Já foram abertas unidades nos Estados Unidos e Guatemala. Neste ano, a marca deve expandir sua atuação além das fronteiras locais.

“Além do Brasil, estamos presentes nos Estados Unidos e Guatemala, sendo 7 unidades em território americano e 8 espaços em território guatemalteco. A expansão internacional é um dos focos da rede para este ano, com a abertura de mais 5 unidades. Na formatação do projeto Sobrancelhas Design vários países fizeram parte das pesquisas do segmento”, comenta Ramalho.

No Brasil, a rede é formada por 303 unidades. Até o final deste ano, a previsão é de que outras 60 sejam inauguradas. Nos cálculos da marca, mais de 15 milhões de pessoas já foram atendidas em seus espaços.

A franquia

Com mais de 450 unidades abertas, inclusive em países como Estados Unidos e Guatemala, a Sobrancelhas Design é uma rede de franquias que oferece serviços voltados à beleza, mais especificamente para sobrancelhas. Criada no Ceará, a marca venceu em 2017 pelo terceiro ano consecutivo o prêmio de Melhores Franquias do Ano, oferecido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com o Serasa Experian.

A rede é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e estima atender mais de 3 milhões de clientes por ano. A marca está entre as 50 maiores franqueadoras do Brasil.

Raio-X

Investimento: De R$ 139.000,00 a R$ 359.000,00
Taxa de Franquia: R$ 21.000,00 a R$ 60.000,00, a depender da configuração do negócio e pesquisas de geomarketing.
Royalties: 8%
Propaganda: 2%
Retorno investimento: 18 meses
Lucratividade: 18%

 

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Por Publieditorial