Franquia de clínica popular, aposte neste num segmento promissor

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Franquia de clínica popular

Franquia de clínica popular: um ramo bastante promissor e lucrativo

16/12/2019 | Publieditorial

Empreendedor de verdade é aquele que sabe enxergar as oportunidades de negócios.

Ele consegue, por exemplo, perceber as demandas mais urgentes da região em que atua e propõe uma solução inovadora que gera lucro e contribui com a sociedade.

Para isso, no entanto, é preciso bastante estudo e dedicação.

Um dos exemplos mais importantes que temos hoje é o da área da saúde, onde o sistema público não consegue atender a atual demanda.

Por outro lado, os valores elevados fazem com que muitos brasileiros não tenham plano de saúde privado.

Foi pensando neste desafio que Antonio Carlos Brasil decidiu, em 2006, criar o Acesso Saúde com um modelo de negócio inédito.

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O empreendimento foi o primeiro sistema de saúde particular sem mensalidade a oferecer exames e consultas médicas para população de baixa renda.

A estratégia deu tão certo que atualmente a rede conta com 26 unidades em operação, faturou R$ 41 milhões em 2018 e prevê movimentar R$ 57 milhões até o final do ano.

Como tudo começou

Mas antes de se tornar um sucesso, como todo empreendedor, Antonio Carlos Brasil teve que enfrentar alguns desafios.

O primeiro deles foi o capital de giro, que no início era de apenas R$ 12 mil.

Outro problema foi a resistência da comunidade médica, já que era um nicho de mercado que não existia em 2006.

Apesar dos desafios, o empreendedor, após muito estudo, fundou a primeira unidade da rede na cidade de Colombo, no Paraná.

“Nos primeiros 15 dias, a empresa atendeu somente 15 pacientes, porém no mês seguinte o número de atendimentos aumentou para 478 pessoas, e seguiu crescendo até ultrapassar a marca de 10 mil atendimentos por mês em uma única unidade”, comenta Brasil.

 

O sucesso dos franqueados

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar faturaram R$ 31,907 bilhões em 2018, 6,3% a mais do que em 2017.

Com o modelo de franquias, Antonio Brasil consegue repassar a receita do seu negócio de sucesso para outros empreendedores que também desejam faturar em um segmento tão promissor.

Mas, com o aumento da concorrência e com o constante desenvolvimento tecnológico, não basta só criar um modelo de negócio inovador: é preciso estar sempre se atualizando.

De acordo com a Associação Brasileira do Franchising (ABF), o investimento em inovação alavancou o desempenho das franquias no Brasil.

Segundo a entidade, 54,4% dos entrevistados afirmaram que a inovação ampliou sua capacidade de prestar serviços.

Para ajudar seus franqueados a terem um desempenho ainda melhor, o Acesso Saúde investe em inovação constantemente.

As tecnologias de ponta implementadas dentro da rede, além do suporte oferecido, ajudaram Rone Branco, 43 anos, a conquistar o ponto de equilíbrio da sua clínica em apenas dois meses.

“Tivemos toda a ajuda necessária, como na escolha por especialidades médicas que ainda não existiam na região, até mesmo orientações relacionadas à marketing, para a divulgação da unidade nas rádios, o meio de comunicação com um dos maiores alcances na cidade”, comenta Rone.

O franqueado que atuou no ramo automotivo por mais de 20 anos, inaugurou a sua unidade na cidade de Castro (PR), em novembro de 2017, e desde o início das atividades já foram realizados mais de 3500 atendimentos e a expectativa é de receber mais 15.000 pacientes até o final do ano.

Para Rone, entre os segredos para atingir bons resultados em tão pouco tempo estão estudar o público-alvo, escolher uma franquia com credibilidade e ficar à frente do seu negócio.

“Acredito que o dono deve estar presente todos os dias, abrindo e fechando a empresa, pois cada paciente é importante para o negócio e o suporte da Acesso Saúde, o bom atendimento da equipe, incluindo os médicos, foram essenciais para atingirmos esse resultado”, comenta.

 

Felipe Rocha, de 40 anos, é franqueado da Acesso Saúde em Bauru (SP).

Ele também atingiu o ponto de equilíbrio do negócio em apenas dois meses e conta que o trabalho de marketing realizado para a captação do público-alvo e a dedicação ao negócio foram os fatores que mais contribuíram para o bom desempenho da clínica.

 “Fizemos um intenso trabalho de divulgação na nossa região e isso ajudou a atrair clientes, também nos dedicamos em tempo integral ao negócio, o que é essencial para quem quer atingir bons resultados financeiros”, comenta Rocha.

A unidade foi inaugurada em março, e em maio, já havia alcançado o equilíbrio entre receita e despesas.

Somente nesses primeiros meses de operação a unidade de Rocha já realizou 3.000 atendimentos e tem expectativa de realizar 13.000 até o final do ano.

O empresário que também já empreendeu na área de construção civil, conta que um dos principais desafios é saber administrar o negócio.

 “A gestão na área de saúde é muito complexa, e o suporte que recebi na aplicabilidade da operação pela franqueadora foi de grande importância para o sucesso da clínica na minha região”, explica o franqueado.

 

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Por Publieditorial