Franquias atentas ao mercado de “Economia Prateada” criam mais negócios e ajudam a diversificar carreiras e projetos desse público
Os avanços na medicina e na qualidade de vida dos cidadãos ao longo dos anos, além de impactar no dia a dia em si por prolongar os anos de existência, também modificam os serviços e a economia.
O motivo é que quanto mais as pessoas vivem, mais elas precisam ter suas necessidades atendidas e ter acesso a meios de se envolver em atividades, projetos e sonhos.
Essa mudança demográfica com maior presença de pessoas na população vivendo mais tempo com qualidade de vida é denominada Silver Economy ou, em tradução livre, economia prateada, em referência aos cabelos brancos que surgem com o tempo.
De acordo com Ruy Barros, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo (Sebrae-SP), é possível observar esse fenômeno tanto do ponto de vista social como do mercado de franquias.
“Quando é feita uma análise de mercado abordando o aspecto social, nos deparamos que o envelhecimento da população está afetando a sociedade e mostrando oportunidades de negócios para este público em especial.
Falando do mercado de franquias para idosos, temos duas perspectivas: franquias que oferecem serviços para os idosos e as que podem ter ‘investidores prateados”, explica ele.
“Segundo o IBGE, até 2060 de cada quatro brasileiros um será idoso, atingindo de 25% a 30% da densidade populacional.
O que gera condições para o empreendedorismo ‘prateado’, pois haverá um público profissionalmente ativo e em busca de uma nova carreira.
Hoje, dos 53 milhões de empreendedores no Brasil, 49% tem mais de 50 anos e são os que mais empregam no país, e metade desses novos negócios foram criados por mulheres (pesquisa Sebrae) e de acordo com a World Lab, o grupo de consumidores com mais de 65 anos é um dos que mais vai crescer até o ano de 2030”, destaca Ruy Barros.
“Esse movimento demográfico, registrado mundialmente, vem dando lugar ao que se costuma denominar ‘economia prateada’.
Um mercado que segundo diversas estimativas movimenta quase dois trilhões de Reais em números redondos, ou seja, mais de 30% de todo o consumo das famílias. Tais mudanças oferecem evidentemente oportunidades para a indústria e o varejo”, destaca Claudio Felisoni, coordenador da FIA Business School.
De acordo com o professor da FIA, produtos e serviços orientados especificamente para o atendimento dessa população estão em crescimento.
“Essas possibilidades se apresentam ainda com maior clareza para o segmento de franquias.
A necessidade de adaptar mais rapidamente a estrutura de oferta com a natural restrição de capital, apontam o modelo de franquia como uma forma de organização comercial com tendência forte de expansão.
Aliás, já é isso que vem ocorrendo. Apesar da crise, o crescimento do setor tem sido vigoroso segundo dados da ABF”, enfatiza ele.
Franquias atentas a esse mercado
Além dos próprios empreendedores que buscam uma guinada na carreira ou que desejam continuar ativos após aposentadoria, o mercado também se movimenta de olho nesse público consumidor e nas necessidades que vão se desenhando ao longo do tempo e que podem ser transformadas em novos modelos de negócios.
“A economia prateada é considerada a terceira maior atividade econômica do mundo.
É uma indústria que movimenta US$ 7,1 tri anuais. O Brasil ainda investe muito no público jovem esquecendo um pouco ações de marketing a fim de se comunicar com esse público”, afirma Sylvio Korytowski, Managing Partner da Kick Off Consultores Associados e membro do Conselho Fiscal na ABF.
“O mercado de franchising tem uma oportunidade de ouro a explorar. Esse é um público maduro e com bom poder aquisitivo, mas precisa entender que é importante criar facilidades por se tratar de um público menos hi-tech”, ressalta o consultor.
De acordo com Korytowski, um dos obstáculos é tornar as operações com menor atrito possível no ponto de venda e o mundo digital com o menor número de cliques.
“Outro ponto importante, é entender que não é um grupo homogêneo e que precisa focar a comunicação mais customizada. Por fim, é importante colocar esse público como protagonista nas campanhas de marketing”, acredita Korytowski.
Aos poucos o mercado está se abrindo para dar atenção a esse setor. Um exemplo desse movimento é a criação de uma feira especializada em serviços, produtos e soluções para a geração prateada criada há 4 anos.
De acordo com dados da Feira Longevidade Expo + Fórum, os principais mercados com oportunidades de negócios para o público com idade acima de 60 anos são: Saúde, Moda, Beleza, Finanças, Carreira, Moradia, Turismo e Cultura.
As franquias podem ter muita oportunidade de criar novos modelos porque, apesar dos avanços, uma parte do público da economia prateada ainda sente dificuldade de interação com o mundo digital e vê a necessidade de companhia de alguém mais ‘integrado’ ou conectado, como um filho ou neto.
As soluções digitais que dialogam com esse público são muito bem recebidas, acredita Ruy Barros, consultor do Sebrae-SP.
“Hoje não dá pra conceber um negócio sem estar presente no mundo digital.
E as franquias, entendendo essa dificuldade, procuram auxiliar em seus processos a integração do ‘franqueado prateado’ e o ‘cliente prateado’”, diz Barros.
Camila Reginato, CEO da franquia Frida Underwear, destaca que a marca oferece modelos para as mulheres acima dos 60 anos para se sentirem representadas.
“Que mulher não gosta de uma bela lingerie? Por isso, a Frida desenvolveu modelos especiais também para mulheres da terceira idade. É um público que consome tanto quanto as outras mulheres”, afirma Camila Reginato.
Além dessas peças, a franquia também conta com calcinhas absorventes para casos de incontinência urinária, que segura de 8 a 12 horas oferecendo mais liberdade e conforto, e também autoestima para esse público.
Para atender necessidades de pessoas integrantes da economia prateada, muitas empresas ficam atentas aos produtos indicados para atendê-las.
De acordo com Felipe Wichmann, diretor executivo da BidonCred, um seguro voltado para esse público tem ótima aceitação.
“A BidonCred que oferece seguro específico para o público entre 66 a 79 anos de idade.
Esse tipo de seguro é indispensável para os idosos, pois uma das principais vantagens é ter acesso a coberturas e assistências essenciais para essa época da vida.
É um público que vem aumentando, principalmente com a expectativa de vida.
Daí a necessidade de também oferecer algum tipo de produto específico”, destaca ele.
Com mais tempo de vida, muitas pessoas acima de 60 anos precisam de atendimento e cuidado especializado para o seu dia a dia.
Outra parcela busca qualificação para se manterem atualizadas para a vida e até mesmo para conduzir seus empreendimentos da melhor forma possível.
De acordo com Décio Marchi, diretor executivo da rede Via Certa, a rede oferece desde 2016 um curso de cuidador de idosos e vem registrando aumento da procura.
“A alta foi de 60% desde que a disciplina foi inaugurada. Já são mais de mil alunos formados como cuidadores em toda a rede, e a expectativa é que esse número salte para 3 mil nos próximos dois anos”, conta ele.
Outro curso oferecido é o de “Melhor idade conectada com ênfase em redes sociais” para levar informações às pessoas com mais de 60 anos conhecimentos que contribuirão para uma qualidade de vida superior, com didática simples e agradável.
O curso tem duração de 12 meses e carga horária de 74 horas com aulas sobre como navegar e pesquisar na internet; criar apresentações gráficas; planilhas; textos; entre outros.
Confira agora algumas oportunidades de negócios:
Economia prateada — CasaGroup
CasaGroup é referência mundial em gestão de Vending Machines.
Um modelo de franquia único no mercado, através de micro franquias, franquias e master franquias, além de opção de investimento através de renda passiva. SAIBA MAIS
Mercado prateado — Café do Ponto
Ao longo do tempo, a marca virou referência em qualidade e inovação, criando aromas e blends incríveis, sendo reconhecida como a especialista na arte em fazer cafés, tanto para consumo em casa como em suas cafeterias. SAIBA MAIS
Investir na melhor idade — Amor & Cuidado
Rede de franquias de cuidadores de pessoas que oferece todo suporte e estrutura necessários para quem quer investir em um negócio promissor e com grande demanda de mercado. SAIBA MAIS
Negócios para a melhor idade — LedseLeds
A Ledseleds é a primeira franquia especializada em leds e lustres do Brasil com uma linha completa de soluções de iluminação residencial, industrial, comercial e decoração. SAIBA MAIS
Mercado prateado — For Rental
Empresa especializada em aluguel de equipamentos e ferramentas elétricas para construção civil.
Nosso trabalho é ajudar e apoiar o empreendedor a realizar seu sonho de possuir um negócio próprio. SAIBA MAIS
Franquia de entregas — Americanas Delivery
Rede de franquias de aplicativos que faz parte do grupo Americanas S.A.
Seguimos com um plano de expansão nacional em ritmo acelerado: nos próximos anos, estar presente em mais de 400 cidades brasileiras. SAIBA MAIS
Economia prateada em ascensão — Acuidar
Rede de cuidadores de pessoas, referência nas cidades onde atua por ofertar um serviço de excelência a pessoas idosas e dependentes. SAIBA MAIS
Franquia Tereza Zanchi Shiatsu e Bem Estar
Rede de centros de shiatsu e bem-estar que oferece terapias de relaxamento e bem-estar através de um método próprio e exclusivo em shopping centers, pontos de rua e spa. SAIBA MAIS
Franquia RSUP! Corretora de Seguros
Rede de franquias de corretoras que oferece oportunidade de investimento no formato home office e smart office. Conheça os diferenciais deste negócio e receba uma proposta detalhada. SAIBA MAIS
Franquia Astral
Franquia especializada em controle de pragas: desinsetização, desratização, descupinização, dontrole de mosquitos, antimofo, limpeza e desinfecção de caixas d’água. SAIBA MAIS
Franquia HCC Energia Solar
Franquias de comercialização, planejamento e execução de projetos relacionados ao Sistema de Geração Fotovoltaica de diferentes potências. SAIBA MAIS
Franquias de cafeteria — Grão Espresso
Somos uma rede de lanchonetes onde café não é só um produto, é tradição, dedicação e história.
Faça parte desta rede de sucesso. SAIBA MAIS
Franquia de sistemas de segurança — Camerite
Um sistema de segurança para todos.
Os franqueados contam com todas as ferramentas necessárias para auxiliar as cidades a garantirem mais segurança para a população. SAIBA MAIS
Franquia de serviços de limpeza – Maria Brasileira
A franquia Maria Brasileira permite que pessoas abram as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade. SAIBA MAIS
Franquia help! Loja de Crédito
A help! é uma rede de franquias de empréstimo focada em atender aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, com o objetivo ser uma solução multi serviços de crédito. SAIBA MAIS
Franquias de limpeza automotiva – Drywash
DryWash é a maior rede de prestação de serviços de limpeza, conservação e reparação rápida de pintura automotiva do Brasil. SAIBA MAIS
Franquia Omo Lavanderia
Lavanderia oferece as soluções completas em segmentos que vão desde lavanderias compartilhadas em prédios à lojas especializadas e de autosserviço. SAIBA MAIS
Franquias Camisaria FMW
Rede de franquias de moda masculina, inspirada no conceito de moda de Milão e adaptada para o clima do Brasil. SAIBA MAIS
Mercado prateado — Bioflora
Franquia de loja online que oferece venda de suplementos naturais encapsulados. SAIBA MAIS
Economia prateada — Terça da Serra Casa de Repouso
A Terça da Serra Residencial Sênior é a maior rede de residenciais para idosos no Brasil, presente em vários estados. SAIBA MAIS
Franquia Mulheres Habilitadas
Rede de franquias de escolas de habilitação para mulheres que são habilitadas e tem receio de dirigir. Um negócio em expansão. SAIBA MAIS
Franquias para a melhor idade – Alergoshop
Desde 1993 desenvolvemos para produtos para o bem-estar e prevenção de pessoas com alergias: cosméticos, saneantes, produtos anti-ácaros, semi-jóias, repelentes etc. SAIBA MAIS
Franquias de crédito – Vazoli
A rede Vazoli oferece crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e compra de dívidas. SAIBA MAIS
Economia prateada — Parça
Rede de franquias que oferece totens de auto atendimento que oferece parcelamento de contas em até 12x e outros.
A franquia Parça oferece 3 modelos de negócios: Full, Light e Single, um deles é perfeito para você. SAIBA MAIS
Franquia Brazil Health
A Brazil Health é uma corretora especializada em planos de saúde, odontológicos e seguros de vida.
Possui modelo de negócios em franquia home office ou sala comercial. SAIBA MAIS
Franquia Clínica Consultare
Consultare é um centro médico completo que oferece ao mercado 10 possibilidades de negócios em um só. SAIBA MAIS
Economia prateada — Franquia QÓculos
A QÓculos nasceu em 2013 como uma ótica online, se consolidando entre as 3 maiores do Brasil em 2015.
Mude o mercado ótico e ofereça aos consumidores uma experiência de compra inovadora, resultando em maior eficiência operacional e rentabilidade aos franqueados. SAIBA MAIS
Franquias de energia solar — Grid Tie Solar
A Grid Tie é uma empresa de energia solar que oferece três diferentes modalidades de franquia, dependendo do perfil mais adequado à sua experiência e capacidade de investimento. SAIBA MAIS
Ainda com dúvidas sobre empreender? Veja também:
Confira:
Você quer adquirir uma franquia e tem dúvidas? Aqui temos um guia completo sobre o sistema de franchising para que você esclareça todas elas. Como adquirir uma Franquia
Conheça os detalhes de um contrato de franquias e o que deve ser analisado antes da assinatura. Temos vários artigos para você consultar, acesse agora mesmo. Saiba tudo sobre o contrato de franquias
Entenda como é o passo a passo para comprar uma franquia, o que você deve perguntar para o franqueador e saber sobre a rede e ter mais confiança no negócio. Como funciona o processo seletivo de uma franquia