Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Qual é o momento certo para abrir uma franquia?

16/04/2021

quando abrir uma franquia

Investir em um negócio próprio envolve grandes decisões a serem tomadas, e no caso das franquias não é diferente! É necessário avaliar com prudência qual é o momento certo para abrir uma franquia, visando diminuir os riscos do investimento e aumentar as chances de ter um negócio bem sucedido.

Sabemos como o modelo de franquias proporciona inúmeros benefícios para o empreendedor no seu posicionamento mercadológico e na gestão do negócio. Contudo, apesar das seguranças que as franquias podem oferecer, também é importante se atentar ao momento individual do empreendedor, ao capital disponível e ao cenário atual do mercado.

Neste artigo, a Franquia Empresta preparou uma seleção de dicas para ajudá-lo a descobrir qual é o momento certo para abrir uma franquia, com base na análise desses três pilares. Acompanhe!

Como saber se é o momento certo para abrir uma franquia

Estude o cenário atual do mercado

Como empreendedor, é indispensável que você busque conhecer e entender o mercado em que deseja investir, principalmente se não possui experiência na área. Embora redes de franquia como a Empresta disponibilizem treinamentos para o franqueado, é necessário que ele tenha atitude e interesse em aprender sozinho sobre as particularidades desse mercado e do modelo de franquias, antes mesmo de realizar o primeiro contato com a empresa franqueadora.

Após esse estudo preliminar, estabeleça um canal de comunicação aberto com o representante da rede de franquias para tirar dúvidas e alinhar as expectativas quanto ao empreendimento. Essas conversas serão decisivas para a sua tomada de decisão em seguir em frente com as negociações.

Avalie o momento individual do empreendedor

Com um cenário propício para seguir com o investimento, procure saber se o seu perfil condiz com o esperado para um franqueado do setor desejado. As redes de franquias costumam ter um perfil de empreendedor já traçado e bem definido para passar aos candidatos.

Nessa etapa é fundamental realizar uma auto avaliação das suas competências, experiências e expectativas para a franquia, de modo a entender se você está pronto e capacitado a gerir o negócio conforme ele exigirá de você.

Também procure desenvolver habilidades como liderança, iniciativa, visão estratégica e pro atividade, que são comuns a empreendedores de sucesso.

Além disso, tenha em mente que é necessário tempo para se dedicar ao negócio, que exigirá a sua atenção desde o momento da assinatura do contrato.

Você deve acompanhar de perto a reforma do ponto comercial, deve passar pelos treinamentos da franqueadora, contratar equipe, se necessário, e se responsabilizar pela inauguração e operação diária da loja.

Se você tem essa vontade e disponibilidade para botar a mão na massa, você já está um pouco mais próximo do momento certo para abrir a sua franquia.

Estabeleça o capital disponível

Há franquias de inúmeros segmentos e tamanhos, o que torna o modelo de franquias uma possibilidade para diferentes bolsos. Mas, é preciso ser realista neste momento. Para estabelecer o capital que você de fato terá disponível para esse projeto, você deve colocar todos os custos na ponta do lápis.

Abrir uma franquia demanda um investimento inicial referente à compra do modelo de negócio da empresa escolhida. Caso opte por uma franquia de loja física, você também deve ter o capital necessário para a reforma e padronização do ponto comercial, e para a manutenção dos custos de operação da loja nos primeiros meses, até que ela comece a se pagar.

Jamais utilize um capital que pode fazer falta para você no curto prazo para a compra da franquia, pois cada uma tem um prazo de retorno diferente para o investimento, que varia de acordo com as características do empreendimento. Por essa razão, o momento certo para abrir uma franquia será quando as suas finanças estiverem organizadas e saudáveis para comportar a nova aquisição.

Todos esses cálculos fazem parte da análise de viabilidade financeira e são fundamentais a qualquer novo empreendimento, pois possibilitam estruturá-lo financeiramente e obter previsões para o ponto de equilíbrio e para o retorno do investimento, diminuindo os riscos de um possível fechamento precoce do estabelecimento.

Se o mercado estiver favorável a novos negócios, você se sentir preparado para encarar novos desafios e obter o custo total do seu investimento inicial, este pode ser o momento certo para abrir a sua franquia. No entanto, se pelo menos um desses três pilares não estiver bem consolidado, você pode acabar comprometendo o seu projeto ao tomar uma atitude equivocada.

Não há dúvidas de que abrir uma franquia proporciona vantagens, mas junto a elas vêm as responsabilidades. Portanto, esteja preparado para tomar essa decisão pesquisando bastante e se planejando. Se vale uma dica, uma alternativa promissora que você precisa conhecer são as franquias financeiras!

 

Para saber mais sobre a franquia Empresta, clique aqui.