Por que o setor de beleza e bem-estar nada de braçada?
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Por que o setor de beleza e bem-estar nada de braçada no modelo de franquias?

Por que o setor de beleza e bem-estar nada de braçada no modelo de franquias?

05/02/2024

Nos últimos anos, o sonho de empreender tem despertado o interesse dos brasileiros.

Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae em conjunto com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), 60% dos entrevistados citaram ter uma empresa como um dos maiores desejos.

Aliado a isso, a porta de entrada para o empreendedorismo são os modelos franquias.

Dentre os setores que estão em uma crescente no franchising, destaco o de beleza e bem-estar.

Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar cresceu 21,5% em 2022, somando mais de R$ 47 bilhões em faturamento.

No primeiro trimestre de 2023, o avanço foi de 27% em relação a igual período de 2022, com faturamento de R$ 12,4 bilhões.

Os dados evidenciam que investir em uma franquia de beleza é uma opção inteligente para quem deseja apostar em um negócio promissor.

Além disso, o Brasil é o quarto principal mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, de acordo com o levantamento realizado pela Euromonitor International, empresa que pesquisa mercados globais e fornece análises de inteligência estratégica sobre diferentes setores.

É evidente, então, que cada vez mais os brasileiros têm se preocupado com sua aparência e bem-estar.

Ainda que esse segmento de beleza esteja em ascensão e com diversas vantagens, principalmente como alta demanda o ano inteiro, alguns pontos requerem atenção dos investidores.

Por isso, para se destacar nesse setor, é importante estar preparado para atender um consumidor que prioriza produtos e serviços altamente qualificados e sempre acompanhar as tendências de mercado para se tornar referência no ramo.

Naturalmente, em qualquer negócio há muitos desafios para enfrentar, e é aí que o modelo de franquia se torna uma alternativa para empreendedores que não querem começar do zero.

De fato, investir em uma marca já consolidada e aprovada pelo mercado traz mais segurança para enfrentar um setor tão competitivo.

Muitos modelos têm o amparo do franqueador que fornece todo know-how para que o franqueado tenha toda a assistência necessária e garanta o sucesso do negócio.

Portanto, principalmente para novos empreendedores, até chegar ao sucesso, muitos obstáculos surgem pelo caminho.

Mas, somando um modelo de franquia quando bem executado e, claro, muito suor e estratégia para escalar o negócio, é o rumo para o sucesso.

 

*por Márcia Queirós, fundadora da Fast Escova