Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Paletó ou coletinho? Arregace as mangas e multiplique seu dinheiro vestindo o traje das franquias

06/07/2020

o pai tá on

Por. Eduardo Murin*

 

A briga midiática entre o banco Itaú e a corretora XP (da qual o primeiro, desde 2017, detém participação de 49,9% do capital social e 30% do capital votante) ganhou notoriedade em meio à atual crise político-econômica e sanitária, especialmente pela maneira explicitamente irônica e jocosa por meio da qual o referido banco atacou frontalmente corretores de investimento, insinuando ter perdido dinheiro “aquele que em 2019 acreditou mais no coletinho do que em uma carteira diversificada”.

A XP, por sua vez, respondeu à altura, desferindo duros contragolpes, afirmando capturar por dia o equivalente a R$ 150 milhões em investimentos migrados do Itaú Personnalité para a XP.

“Diante desse número, se fizermos a projeção no tempo, não seria difícil imaginar que o Personnalité, em três anos, pode se extinguir, acabar.

Foi diante desse cenário que o Itaú passou a agredir o mercado de capitais, corretoras e agentes autônomos de investimento, para tentar frear a migração de investimentos que só se intensifica”, afirma em um dos contragolpes Guilherme Leal, sócio da XP.

Em verdade, o pano de fundo dessa contenda estampa o quão desinteressantes ou altamente arriscadas passaram a ser as opções existentes para investidores, quer falemos do Tesouro Direto, quer falemos de fundos, especialmente após a redução da taxa básica de juros (Selic) ao patamar histórico, da altura de um rodapé, de apenas 2,25%, e da instabilidade política em meio à pandemia que assola o país.

Diante de tais circunstâncias, quem realmente deseja ver o dinheiro se multiplicar precisa começar deixar de lado o paletó (que pode simbolizar a vestimenta tipicamente bancária, mais tradicional, portanto) e o colete (que simboliza o traje usado por corretores de investimento), pois será preciso muito trabalho e suor para conseguir ver o capital render de verdade no Brasil de hoje.

Assim sendo, o novo dress code para multiplicar o capital é o da camisa de mangas arregaçadas, usada por quem empreende e trabalha com o dinheiro para aumentá-lo, como ocorre virtuosamente, há décadas, no setor de franquias.

Conhecida como uma opção de negócio menos suscetível às crises, porém nem por isso fácil, a franquia configura-se como uma opção de empreendimento que apresenta comportamento econômico-financeiro muito atraente, mesmo nos tempos atuais.

A título de exemplo, no caso de uma escola de idiomas cuja receita da franquia tenha sido mantida mesmo durante o período de distanciamento social, em razão da transposição e transformação dos cursos presenciais para o ambiente digital (ensino remoto), o resultado do capital investido será incomparável (para melhor) ao do mercado financeiro de hoje.

A franquia, com taxa interna de retorno (TIR) média de 25% ao ano, oferece ROI e payback excepcionais, além de generosa margem de lucro que pode variar de 15% a 25% do faturamento.

Todavia, diferentemente de um fundo ou papel do Tesouro Direto, a franquia não pode ser exatamente vista apenas como investimento.

De fato, ela se configura como empreendimento e, apesar de tornar-se um ativo com características de investida, será de fato uma empresa, portanto necessitará de gestão.

Assim, caso você não se intimide diante de trabalho árduo e desafios, e tenha genuíno apetite por fatias maiores de receita, retorno e ganhos financeiros, a franquia pode lhe cair muito bem, feito peça de alfaiataria, e provavelmente irá fazer-lhe engavetar o coletinho justo e pendurar o velho e já folgado paletó.

(*) Eduardo Murin, Diretor de Expansão da rede de escolas CNA

 



SOBRE O CNA

Com 46 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é uma das maiores redes no mercado de ensino de idiomas do país, com mais de 600 escolas e 400 mil alunos em todo o território nacional.

Sua metodologia moderna explora elementos presenciais e a distância, além de inovadores recursos tecnológicos, que inserem o idioma no cotidiano do aluno a fim de proporcionar fluência ao falar, ler, escrever e compreender a língua mais naturalmente.

Um dos projetos da rede que evidencia este diferencial, o premiado Speaking Exchange, recebeu 10 Leões no Festival Cannes Lions 2014.

Em 2020, o CNA foi escolhido Franqueador do Ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e conquistou por 29 vezes consecutivas o Selo de Excelência em Franchising. Está na lista Top 25 do Franchising Brasileiro organizada pelo Grupo Bittencourt desde sua primeira edição.

O CNA Administração Nacional também está na lista da Great Place to Work de melhores empresas para se trabalhar.

É a única escola de idiomas da América Latina a ter material didático exclusivo em parceria com a Disney.

Também é centro aplicador autorizado dos exames internacionais de proficiência na língua inglesa da Universidade de Cambridge e do exame internacional de proficiência em língua espanhola SIELE, desenvolvido pelo Instituto Cervantes em parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), a Universidad de Salamanca (USAL) e a Universidad de Buenos Aires (UBA).

Autónoma de México (UNAM), a Universidad de Salamanca (USAL) e a Universidad de Buenos Aires (UBA).