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Importância das convenções nas redes de franquia

09/05/2013

Por Melitha Novoa Prado

Todo franqueador se pergunta se aquele ano é o momento de reunir os seus franqueados numa convenção. As dúvidas são inúmeras. Desde o temor de ‘complôs’ ou reuniões localizadas específicas entre os franqueados para exposição de críticas e descontentamentos até o próprio trabalho da organização do evento: palestras externas, presença de terceiros contratados, apresentação de planejamento estratégico, depoimento de franqueados, dinâmicas de grupo,  convite a outros franqueadores ou franqueados, e por aí vai.

Na verdade, quem já participou de convenções de redes de franquia, pode testemunhar livremente o quanto o evento traz de benefícios e maturidade para o próprio sistema de franquia. É o Big Show! A reunião de todos os franqueados num clima de companheirismo, amizade, união e cumplicidade é muito enriquecedora. Para todos. A própria marca se beneficia dos resultados dessa motivação.

A convenção é na realidade mais uma ferramenta de comunicação na rede de franquia. Pelo fato de seu formato ser presencial, a maleabilidade de opções para organizar um evento desse porte é enorme. No início do Franchising, as marcas aproveitavam a oportunidade da convenção para realizar um grande workshop de trabalho. Gestores de cada departamento da franqueadora apresentavam o balanço do último ano e as metas e objetivos para o próximo ano. Das 9h da manhã às 20h da noite, uma palestra atrás da outra, apenas com descanso para o almoço. Isso tornava o evento de, no máximo, dois dias, pesado, chato e desconfortável.  Não havia uma interação entre os franqueados e o clima era muito formal e distante. Nada interessante para uma rede de franquia!

Com o passar do tempo, uma marca se espelhando na outra, as convenções foram se tornando ‘o grande momento do ano’. Na verdade, o franqueador se prepara durante um ano para uma convenção, com a participação dos franqueados em idéias, sugestões e novos formatos. Desde a seleção de locais e hotéis disponíveis para o evento até a programação de atividades e palestras, tudo é minuciosamente pensado. A cada convenção, mediante o relatório de avaliação dos franqueados, o franqueador atualiza o formato do evento.

A melhor opção para a realização da convenção é a alternância entre trabalho e lazer. Ou seja, devemos aproveitar esse momento rico de reunião de todos os franqueados da rede, para propiciar um maior conhecimento a todos sobre a marca, produto, serviço e o futuro da rede. Mostrar uma visão de mercado, apontar os objetivos delineados e apresentar as novas ferramentas disponíveis para a melhoria do sistema, são alguns dos assuntos esperados.

Por outro lado, também não menos importante é proporcionar aos franqueados momentos de lazer com a realização de torneios, gincanas, jogos e dinâmicas esportivas, de forma que seja trabalhado o lado lúdico do ser humano. Isso acaba unindo os franqueados de uma forma divertida e espontânea.  Dentro dessa linha, também muito apreciadas pelos franqueados, são as festas noturnas, com concurso de fantasias, karaokê, danças e festas temáticas. Diversão tem que estar na programação, pois proporciona descontração e boas memórias. Isso faz bem para a relação de franquia.

Outra face, que também pode ser explorada e traz bons frutos para a convenção, é convidar franqueadores e franqueados de outras marcas de sucesso para presta depoimento pessoal sobre a sua vida, sua atividade profissional, como chegaram ao Franchising e quais são os desafios e alegrias que possuem no dia a dia  do seu negócio.  Sempre é muito esclarecedor para o franqueado tomar conhecimento do que acontece nas outras redes de franquia, conscientizando-se de que as dificuldades e frustrações são universais e que para tudo sempre existe uma solução ao nosso alcance.

Não podemos nos esquecer de um grande momento da convenção: proporcionar aos franqueados a palavra. Ou seja, abrir um espaço para os franqueados apresentarem inovações realizadas na sua região, ou novas ideias para o sistema de franquia ou até os resultados dos trabalhos do Conselho de Franqueados, se for o caso.

Outro momento esperado: a premiação das franquias. Conforme a política de premiação de cada rede de franquia é na convenção que os prêmios podem ser entregues, prestigiando o trabalho realizado por cada franqueado. Importante mostrar expressamente os critérios da premiação e seus resultados. Isso de certa forma desenvolve nos franqueados a vontade de cumprir as metas e objetivos traçados, e ainda enaltece o bom trabalho daqueles franqueados premiados.

A contratação de palestras terceirizadas, que versem sobre economia, aspectos financeiros, legais, sobre recursos humanos até motivacionais e comportamentais, também faz parte do programa.  A escolha do tema e do respectivo palestrante dependerá da análise do momento da rede. Aqui entra a sensibilidade do franqueador em analisar e selecionar o melhor tema para sua convenção. Isso mesmo. Ela deve possuir um tema, um título, que será balizador para toda a programação.  Por isso podemos concluir que aquele franqueador que está mais comprometido com a sua rede e por dentro dos desafios que a cercam terá maiores chances de organizar uma boa convenção.

Esse é o papel do franqueador. Diagnosticar, sentir, analisar e traçar um objetivo para sua convenção. De peito aberto, com transparência e emoção, mostrando para toda a rede de franqueados por que ele é franqueador e por que a sua liderança motiva a rede.

Convenção tem que trazer inovação. É uma nova forma de trazer motivação e mais evolução para o relacionamento. Apostem nessa idéia e acreditem que proporcionar momentos de trabalho com alegria, diversão e companheirismo sempre traz benefícios para qualquer relação. Não poderia ser diferente nas relações de franquia.

*Melitha Novoa Prado
Novoa Prado Consultoria Juridica

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