Fundo de propaganda pode ser decisivo no sucesso de uma franquia

10/05/2013

A força do marketing de uma rede de franquias é um dos grandes diferenciais percebidos pelo franqueado. Saiba no Portal do Franchising

Por Filomena Garcia

Uma das dúvidas mais frequentes entre os empreendedores que optam por viabilizar seu primeiro negócio através da compra de uma franquia é para que serve o fundo de propaganda e como esse dinheiro é utilizado em benefício da rede.

A força do marketing de uma rede de franquias é um dos grandes diferenciais percebidos pelo franqueado. Inclusive, se bem trabalhado, ele é um importante atrativo na hora em que um candidato está avaliando a sua entrada em uma rede de franquias.

Isso porque esses futuros empresários percebem que, fazendo parte de uma rede, terão uma estrutura melhor e mais agressiva para divulgar sua marca e sua unidade do que se montassem um negócio próprio a partir do zero.

Tudo isso só é possível porque a maioria das redes de franquias utiliza uma estratégia multiplicadora de receitas – em outras palavras, um fundo de propaganda (ou fundo de marketing, como também é conhecido).

O fundo nada mais é do que o resultado da soma da contribuição paga por cada franqueado para custear as ações de marketing da rede, aumentando assim as chances de a franquia atrair e manter clientes.

Esse dinheiro deve ser administrado pela franqueadora. Mas é preciso destacar, antes de mais nada, que a verba do fundo não é uma receita da franqueadora, e sim um recurso da rede de franqueados. O papel da franqueadora é simplesmente o de administrar esse dinheiro com o intuito de maximizar as ações de marketing da rede.

Para entendermos melhor o conceito, podemos comparar o fundo com um condomínio residencial. Nesses edifícios, os moradores pagam um valor à administradora, que gere esses recursos em prol do bem comum. Ou seja, a receita é utilizada em todas as ações que beneficiarem todos os condôminos. Por isso, essa administradora não está autorizada a usar o dinheiro para fins próprios, e sim apenas nas áreas de interesse coletivo.

O sucesso das ações de Marketing depende do esforço conjunto

Uma das principais vantagens do fundo está no envolvimento e comprometimento que toda a rede passa a ter sobre as ações de marketing. Afinal, o sucesso das ações depende principalmente do esforço conjunto. Ter um franqueado e sua equipe motivados é essencial para que as ações deem certo e surtam o efeito esperado.

Além disso, ao permitir que o franqueado opine e dê sugestões para as ações de marketing, o franqueador aumenta as chances de melhorar o desempenho da rede, já que, em muitos casos, as idéias que surgem na ponta da operação resultam não apenas em novas campanhas, mas até em novos produtos.

Portanto, uma rede que tenha um fundo de propaganda bem estruturado e organizado estará muito mais próxima e sensibilizada com os desejos e anseios, não só de seus franqueados, mas também de seus clientes finais.

Avaliação