Franquias e responsabilidade social

09/05/2013

AFRAS – braço social da ABF premia as melhores iniciativas em responsabilidade social desenvolvidas pelo franchising. Veja aqui no Portal do Franchising

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Franquia Solidária (AFRAS) – braço social da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – premia as melhores iniciativas em responsabilidade social desenvolvidas pelo franchising através do prêmio ABF – AFRAS Destaque em Responsabilidade Social.

No próximo mês de maio, a AFRAS irá premiar os melhores projetos desenvolvidos por franqueadores e franquias. Quem, na realidade, dá o prêmio é o consumidor ao prestigiar determinada marca. Cabe à AFRAS, entretanto, proporcionar visibilidade e reconhecimento às franquias que praticam responsabilidade social corporativa. Tanto é assim que o prêmio Destaque é simbólico. Sua função é reconhecer e incentivar as redes a avançar no desenvolvimento da gestão socioambiental.

Além da institucionalização do prêmio, neste ano o setor de franquias brasileiro irá avançar ainda mais na consolidação de um modelo de gestão socialmente responsável. Nos próximos dias, a AFRAS inicia um grupo de trabalho para formular indicadores de responsabilidade social adaptados ao setor de franquias. Irão participar grandes redes franqueadoras como O Boticário, Rei do Mate, Yázigi Internexus e Mc Donald’s, entre outras, que serão coordenadas pela AFRAS e terão como parâmetro os indicadores do Instituto Ethos. A elaboração desses indicadores, a serem lançados na 8ª Convenção do Franchising, em outubro de 2008, ajudará ainda mais no aperfeiçoamento deste modelo de gestão pelas franquias.

Sem um aprofundamento desta questão, o desenvolvimento das corporações estará comprometido. Aos poucos, problemas como o aquecimento global, o esgotamento de recursos hídricos, a poluição e a pobreza obrigaram o despertar da consciência de que apenas um mundo sustentável pode garantir continuidade aos negócios. As graves desigualdades sociais e a concentração de renda revelaram ser duplamente perversas ao atingir a dignidade humana e os negócios.

Portanto, se alguns anos atrás as empresas tinham que se preocupar com a lucratividade, hoje, competitividade também é sinônimo de administração que leve em consideração a chamada gestão tripartite: lucro, comunidade e meio ambiente. A missão da AFRAS é servir de instrumento para as franquias se prepararem para este contexto.

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