Franquias de serviços – a sua essência de negócios

09/01/2014

O sistema de franchising nacional apresenta taxas de crescimento sólidas há muitos anos

* Por Adir Ribeiro

O sistema de franchising nacional apresenta taxas de crescimento sólidas há muitos anos e o setor de serviços, assim como na participação da economia nacional, tem sido um dos destaques no Brasil.

A vocação brasileira para a prestação de serviços está bastante consolidada, apesar da baixa qualidade dessa área em alguns negócios, razão pela qual as franquias tem conquistado maior sucesso, principalmente em razão da formatação do negócio e respectiva estruturação, com processos formatados, transferência de know-how e indicadores da gestão do negócio.

Em outras palavras, há um enorme potencial de profissionalização na prestação de serviços por intermédio do modelo de negócios das franquias e isso vem refletindo nas oportunidades de negócios que são oferecidas.

A principal característica na prestação de serviços é a ausência de produto, por isso, destacamos as seguintes necessidades para o sucesso na operação de uma franquia de serviços:

Gestão de pessoas – a prestação de serviços tem uma orientação para as pessoas e por essa razão, torna-se imperativa a sua preparação adequada, a necessidade de busca constante por mais pessoas qualificadas para atender nas unidades franqueadas, a sua fidelidade e envolvimento com a empresa, entre outros.

Processos operacionais bem definidos – os serviços são obrigatoriamente requisitados por processos operacionais bem definidos e o seu cumprimento (execução) garante a “replicabilidade” do negócio e pela essência dos serviços serem intangíveis, cada vez mais seguir métodos e processos de trabalho diminui o risco de “despadronização” e consequente frustração de clientes compradores dos serviços.

Gestão do negócio com base em indicadores – monitorar frequentemente os indicadores de performance do negócio são fundamentais para garantir a sustentabilidade do negócio e na prestação de serviços isso se torna imprescindível, para assegurar a qualidade na entrega. A cultura de gestão em negócios franqueados com base em prestação de serviços demandam cada vez mais o envolvimento e comprometimento dos franqueados na operação e gestão do negócio. O potencial enorme de negócios franqueados focados na prestação de serviços, como lavanderias, imobiliárias, serviços de reparos e manutenção predial, locação de equipamentos, pet shops, entre outros, tem proporcionado diversas oportunidades para uma nova camada de investidores interessados em ingressar no sistema de franquias, mas como todo bom negócio exigirá dedicação e envolvimento de seus franqueados. Em serviços essa dedicação deve ser maior ainda em virtude dos aspectos citados anteriormente.

Adir Ribeiro é presidente e fundador da Praxis Business
www.praxisbusiness.com.br

Quer aprofundar-se neste assunto?
Participe do curso “Gestão em Redes de Franquia”, para informações clique aqui!

 

Avaliação