Franquia ou negócio próprio, qual o melhor caminho?

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
franquia ou negócio próprio

Franquia ou negócio próprio: Qual o melhor caminho para realizar o sonho de ter o meu negócio?

08/07/2019

Um levantamento do Sebrae aponta que os empreendimentos ligados à área de beleza pessoal estão entre as atividades mais prósperas de 2019. Isto é uma ótima notícia para quem gosta da área de Saúde, Beleza e Bem Estar e pensa em abrir o próprio negócio.

A questão é, como abrir? Se aventurar sozinho ou seguir em parceria com uma rede de franquias?

Os dois caminhos, franquia ou negócio próprio, podem trazer bons resultados, mas é preciso comparar algumas situações:

– Tenho conhecimento na área ou preciso buscar um know-how já testado e aprovado?

– Quero fazer tudo do meu jeito ou quero fazer parte de uma rede com cultura colaborativa?

– Tem alguma marca no mercado que me encanta com sua proposta e jeito de ser? Como funcionaria no meu mercado?

– Qual a demanda, necessidade do meu mercado?

A diferença de uma franquia ou negócio próprio, é que quando você decide se aventurar sozinho, tudo depende de você: Estratégias de marketing, experiência do cliente, pesquisas de mercado, branding, inovação e as tarefas do dia a dia que nem vou citar aqui.

Quando resolve seguir em parceria com uma marca, cada parte tem seu papel muito bem definido. Caso os valores e expectativas estiverem alinhados, vocês se tornam uma coisa só. Costumo brincar que é como casamento. É um relacionamento de confiança em que ambos precisam estar bem, todos precisam ganhar e fazer o cliente feliz.

Na Depyl Action, temos uma história de 22 anos de parceria com nossos franqueados e construímos juntos um mundo sem discriminação. O cuidado entre as pessoas é uma realidade em todos os níveis: franqueados, colaboradores, fornecedores e, principalmente, clientes.

As duas formas de empreender oferecem riscos, porém o percentual de lojas que prosperam no franchising ainda é maior. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2013 eram 114mil unidades franqueadas, em 2016 foram registradas mais de 142mil. Ou seja, um crescimento de 25% em número de unidades.

Falando do mercado de beleza e estética, ele está repleto de bons profissionais e a todo o momento surgem novos procedimentos e técnicas. Um dos segredos do sucesso está em buscar o seu diferencial e sempre zelar por ele. Foco no cliente, sempre!

Acredito que o principal ponto para fazer a escolha entre empreender sozinho ou contar com uma marca já consolidada, é colocar na balança e avaliar se está pronto para abrir seu negócio, literalmente do zero, ou se prefere compartilhar um sonho e caminhar junto, lado a lado. Sucesso!

Autora: Danyelle Van Straten
Administradora e especialista em gestão de redes. Há 21 anos é sócia-diretora da Depyl Action, a primeira rede de franquias especializada em depilação do Brasil, que hoje conta com mais de 100 lojas no Brasil e Venezuela. Em 2014, assumiu a direção em Minas Gerais da ABF e vem colaborando para o desenvolvimento do franchising no país.

 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia: