Via Certa é opção de franquia de educação profissionalizante

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unidade da Via Certa, franquia de educação profissionalizante

Com metodologia diferenciada, Via Certa é opção de franquia de educação profissionalizante

30/09/2019

Criada em 2012, em Birigui (interior de São Paulo), a Via Certa é uma franquia especializada em educação profissionalizante.

Conduzida pelos sócios, Décio Marchi Junior, Jilo Shimada, e André Marchi de Oliveira, a marca já nasceu com o pé no franchising.

“Eu e o Jilo éramos franqueados há mais de 20 anos de uma empresa, na qual, após uma mudança de direção, deixou a desejar em respaldo e know-how, e acabou perdendo a sua essência.

Estávamos muito insatisfeitos, e então resolvemos nos unir e criamos a nossa própria marca: a Via Certa. Em pouco tempo convidamos o André para fazer parte do time e com união da expertise de nós três, demos início ao negócio”, explica Décio, presidente da rede.

Foram dois anos desenvolvendo a marca.

O período deu vida aos produtos, metodologia, manuais, sistema de gestão, padronização do sistema de ensino, entre muitos outros detalhes, que são sucesso no mercado hoje.

Logo, em 2014, a primeira unidade surgiu, e pouco a pouco a marca foi conquistando seu espaço; atualmente são cerca de 30 unidades espalhadas pelo Brasil.

 

Sistema de ensino

A Via Certa oferece mais de 30 opções de cursos nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Línguas, Preparatório, Saúde, Beleza e Estética.

Décio ressalta que dentro de cada área os cursos estão sempre sendo atualizados, e conforme a demanda dos franqueados, tantos outros são criados.

Neste ultimo caso,

“Analisamos a aceitação pelo mercado e se viável, o mesmo é desenvolvido e testado em uma unidade piloto para depois fazer parte do nosso portfólio, que fica à disposição de toda a rede”, explica.

Com uma metodologia diferenciada, a Via Certa conta com um sistema de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online – em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da área.

Além disso, os cursos acompanham as características de cada aluno, o preparando para aproveitar totalmente o seu aprendizado através de um ensino individualizado, conforme o seu ritmo.

“Essa metodologia permite que o franqueado não necessite esperar a formação de turma para colocar o aluno em sala de aula, e ao mesmo tempo também não desmotiva o aluno somente com aulas individuais, ele tem o momento em que pode interagir com a turma em aulas vivenciais e prática aquilo que aprendeu na plataforma”, explica o presidente.

 

Modelo de negócio

Com foco em cidades acima de 20 mil habitantes, a franquia oferece três modelos de negócio que variam conforme o número da população:

  1. O modelo de negócio “Pequeno Porte” é oferecido para cidades de até 20 mil habitantes, e tem o investimento inicial de R$130.573.
  2. Já a modalidade “Médio Porte”, é destinada à municípios com até 50 mil pessoas, e tem o investimento inicial de R$151.125.
  3. Por fim, há a modalidade “Grande Porte”, na qual abrange cidades acima de 100 mil pessoas e exige investimento de R$190.624.

Os valores de faturamento são de: R$40 mil, R$70.800 e R$94.750, respectivamente.

Entre as principais facilidades e benefícios oferecidos ao franqueado, André Marchi, o diretor de operações, assegura oferecer toda assessoria e suporte necessário para implantar e operar a franquia.

Porém alerta dizendo que o franqueado precisa estar ciente de que todos os processos devem ser seguidos à risca para garantir a padronização da marca e também a alta performance da unidade.

Para ser um franqueado, André ressalta que duas características são necessárias: ter perfil comercial e noções básicas como gestor.

E explica que o processo de seleção é simples:

“Nós fazemos uma entrevista inicial e depois avaliamos perfil do investidor, caso aprovado pela diretoria, ele dá início às atividades”, orienta.

 

Foco na expansão

Com o desejo de expandir ainda mais pelo país, a Via Certa já traçou seu plano de expansão até para 2020.

Segundo Jilo, diretor de expansão, a expectativa é de que a rede termine 2019 com 50 unidades vendidas e para 2020, a promessa é de atingir 100 unidades em operação.

Para isso, Jilo já mapeou os locais de maior interesse para a Via Certa, os seguintes estados:

  • São Paulo,
  • Paraná,
  • Mato Grosso do Sul,
  • Mato Grosso,
  • Goiás,
  • Minas Gerais

E diz:

“Estes estados estão no nosso foco. Mas claro, se surgir candidatos em outros Estados não iremos descartar a oportunidade”, conta.

 

Ações de reforço

Para concretizar o plano, o responsável pela expansão revela que algumas ações já estão sendo colocadas em práticas.

“Estamos criando novos mecanismos de treinamento e suporte, com utilização da tecnologia, para que independente do local onde o franqueado estiver ele tenha o melhor suporte e acompanhamento.

Fora isso, estamos buscando FDA’s em todo o território nacional para centralizar a expansão e principalmente para que o atendimento ao franqueado seja mais próximo e tenha essa questão mais humanizada; entendemos a importância do olho no olho”, relata..

Líder de mercado em 80% das cidades em que atua, a meta da Via Certa sempre foi ter a liderança absoluta em todas as cidades.

“Em relação ao cenário nacional a posição é mais discreta, o que fortalece a nossa ideia de crescimento por FDA para ter a liderança de mercado até 2025 no indicador de número de alunos matriculados na rede”, finaliza.

 

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