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Os 25 Mandamentos do Franqueado Profissional

05/07/2019

25 mandamentos do franqueado profissional

Adquirir uma franquia envolve um processo lento e custoso.

Muitas franquias não dão certo em função do não cumprimento de um ou mais destes mandamentos.

Foi pensando nisso que fizemos este texto para você saber os passos para se tornar um franqueado profissional.

Esperamos que estas 25 dicas possam ajudar franqueadores e franqueados a obterem o sucesso que merecem!

O franqueador não pode sobreviver sem receitas, nem os franqueados sem seu franqueador

1. Escolha seu franqueador tanto em função da atratividade de seu conceito como da eficácia de sua organização e somente após ter concluído uma detalhada pesquisa.

2. Exija participar do estudo de mercado referente a seu futuro ponto de venda, após ter recebido uma formação adequada.

3. Participe com assiduidade da formação teórica e prática proposta e exija que o Manual e o contrato lhe sejam apresentados e explicados detalhadamente.

4. Compreenda bem os direitos e obrigações contratuais de ambas as partes e assegure-se de que o franqueador tem condições efetivas de prestar os serviços prometidos.

5. Crie sua franquia aproveitando ao máximo dos serviços oferecidos pelo franqueador e siga suas recomendações na fase da inauguração.

6. Administre sua franquia em total conformidade com o Manual e saiba exigir os serviços e assistência previstas de modo a otimizar os resultados de seu negócio.

7. Participe nos programas de treinamento contínuo oferecidos e nas comissões de trabalho existentes e saiba se posicionar com propostas construtivas e não como um contestador.

8. Forneça ao franqueador as informações requeridas e leia com cuidado os comunicados que ele lhe envia.

9. Pague regularmente os royalties e suas faturas, sabendo que o franqueador não pode sobreviver sem receitas, nem os franqueados sem seu franqueador.

10. Assuma localmente seu papel de representante de uma marca líder em seu mercado e participe em organizações profissionais, consulares e locais.

11. Você não precisa ser Doutor em Administração para obter sua franquia ideal. Mas um mestrado em essência empresarial lhe cairia muito bem.

12. Reconheça seus pontos fracos e os desenvolva. Um bom franqueado deve ter uma visão sistêmica sobre tudo. Não deixe nada 100% nas mãos de terceiros.

13. Encontrar a franquia mais indicada para o seu perfil é 50% do jogo. Administrá-la corretamente é a outra metade. a que vale de fato nos longos anos a seguir.

14. O franqueador é responsável pelos franqueados que cativa. Conhecer e dominar suas responsabilidades é o segredo do sucesso dos franqueados que se destacam.

15. Tenha sempre bem claro quais os seus limites e os limites do seu negócio. Tenha claro antes de começar o custo real total do negócio, o potencial de mercado e as características do ponto.
Lembre-se que a publicidade de lançamento e o projeto arquitetônico serão fundamentais para atrair e fidelizar a clientela.

16. Valorize a primeira impressão que teve do negócio, do ponto de vista de um comprador. Mas lembre-se de imaginar-se dono do negócio, pelo menos pelos próximos 5 anos.

17. Discuta, argumente e critique positivamente a franquia de seus sonhos, a menos que queira transformá-la em seu pior pesadelo.

18. Opte por um franqueador democrático, aberto à discussão. Prefira um líder autoritário a um sentimentalista. Descarte os dogmáticos.

19. A melhor franquia nem sempre é a mais barata, e sim, aquela com diferenciais capazes de manter o negócio lucrativo por um longo período de tempo.

20. Um franqueador que não cobra royalties ou que os embute no custo dos produtos que lhe vende, e não partilha o risco com você, ou não presta nenhum serviço relevante à rede, está condenando a rede à extinção.
A franquia que souber administrar bem esta verba multiplicar-se-á, gerando benefícios a todas as partes.

 

Dicas adicionais:

21. São pontos chave no processo a escolha da franquia, do ponto comercial e do financiamento necessário.
Não assine o contrato de franquia antes de ter escolhido o ponto comercial, neste caso no máximo se assina um pré-contrato.
Deixe tudo certo na imobiliária ou no shopping a reserva do imóvel e a documentação necessária, assine primeiro o contrato de franquia, e peça para o franqueador enviar um termo de anuência ao proprietário, assim você pode assinar o contrato de locação já com a certeza do que será explorado no local.

22. De preferência não assine pré-contratos de 40 páginas ou mais. Assine o contrato definitivo em nome de sua Pessoa Física.
Assim que sair a Pessoa Jurídica, assine um aditivo, é mais fácil um franqueado conseguir ler um texto de uma ou duas páginas enquanto seu negócio está sendo montado do que reler 40 páginas.
Muitas redes têm franqueados que nunca assinaram o contrato de franquia, somente o pré-contrato, por não seguirem esta regrinha simples.

23. Pré-contratos podem ser assinados por exemplo quando o franqueado já selecionou o ponto mas gostaria de receber um estudo de geomarketing mais específico sobre o potencial do mercado onde irá operar ou um detalhamento maior dos custos de reforma. Neste caso, despesas com estudos de geomarketing e anteprojeto arquitetônico devem ser antecipadas pelo franqueado.

24. Peça para o franqueador antecipar o envio do manual de montagem do negócio assim que assinar o contrato de franquia. Nada pior do que receber a orientação que precisava passada a hora certa.

25. Pague a vista a taxa inicial de franquia ou no máximo até a inauguração do negócio.
Não deixe acumular a taxa inicial e as taxas contínuas (royalties, publicidade), quase sempre franqueados atrasam e isto equivale a iniciar o negócio com o pé esquerdo.

 

Autor: Daniel Bernard
Sócio-diretor da Netplan Consultoria e autor do livro Como escolher a franquia certa: as melhores práticas

 


 

Agora que te demos o caminho para ser um franqueado profissional, você precisa pesquisar a franquia ideal para comprar, então veja as matérias que separamos abaixo:


 

Nós separamos outros sites que tem textos para ajudar ainda mais nesse processo de se tornar um franqueado profissional, um é do Sebrae, veja:

 

E o outro site é da Endeavor: