Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franchising é cada vez mais valorizado no mundo empresarial

09/05/2013

Acontece neste mês em Orlando, Flórida, o maior evento relacionado ao mundo do franchising promovido pela IFA (International Franchise Association), reunindo cerca de 3.000 empresários para discutir as boas práticas e as mais recentes  tecnologias para gestão de redes de franquias. Talvez não se tenha a exata dimensão do que este número e os objetivos centrais desse mega encontro representem, mas é certo afirmar que o mundo empresarial vê o mercado de franquias cada vez mais com bons olhos.

Esta visão favorável nos leva a refletir sobre os conceitos que norteiam o sistema de franquias e que serão debatidos e analisados em profundidade pelos participantes do encontro anual da IFA. Um primeiro aspecto que podemos observar é o fato de que nem tudo é padronizado no franchising. Os formatos e os processos utilizados pelas empresas nos diversos segmentos e em diferentes países são muito particulares e específicos de cada tipo de negócio.  O conceito de franchising que em resumo é ‘replicar um modelo de sucesso’, é utilizado em sua essência pelos empresários, franqueadores, franqueados e consultores, porém não na totalidade e intensidade muitas vezes desejadas pelas partes envolvidas.

Esse cenário é motivado por diversos fatores. Primeiro, pelas próprias particularidades de cada negócio que são específicas, pois levam a influência de outros fatores que também não se pode padronizar: os valores, os conceitos éticos e os princípios que influenciam a cultura e consequentemente a forma de operar de cada empresa. Uma unidade franqueada de duas marcas com conceitos semelhantes, por exemplo, hambúrgueres, é gerenciada de forma totalmente diferente face aos fatores citados.

Entretanto,  as necessidades das redes  de franquias são bastante semelhantes em todo o mundo. Os franqueados precisam obter resultados em suas operações e retorno do capital investido, enquanto o franqueador necessita expandir sua marca, criar barreira para a concorrência e ser remunerado pela rede pelo apoio prestado e pelo uso da marca. A relação de interdependência é total, um não sobrevive sem o outro e é um  grande erro desprezar esta relação.

Outro fator importante no sistema de franquias é também o impacto que a política econômica de cada país gera no desenvolvimento e na manutenção das redes nele existentes.  Tive a oportunidade de participar de uma mesa redonda no último evento realizado pela IFA, em Las Vegas, e o tema discutido foi o perfil ideal do franqueado para a rede. Confesso que fiquei surpresa ao constatar que as práticas no franchising brasileiro neste aspecto estão muito mais avançadas.  O motivo? Os franqueadores norte-americanos no período antes da crise de 2008 não tinham muitos problemas em suas redes, que em média gira em torno de 600 franqueados para cada franqueador. Com a economia saudável, a população consumindo cada vez mais e os negócios crescendo e gerando lucro, algo parecido com o que acontece no Brasil hoje, os franqueados estavam felizes e a harmonia imperava em quase todas as redes.

Com a crise econômica, o comportamento começou a mudar. Com a rentabilidade dos negócios em declínio, os franqueados começaram a exigir mais apoio ao franqueador, e à medida que a crise aumentava, uma nova realidade surgia para ambos: o franqueado queria de fato suporte do franqueador com ações para melhorar os resultados e manter o seu negócio. O franqueador começou, então, a conhecer melhor os seus franqueados e a se preocupar com uma análise mais apurada e cuidadosa das características do perfil do franqueado antes de entrar na rede, ou seja,  o foco das preocupações foi mudado.

Esse é apenas um dos exemplos de uma necessidade comum a qualquer tipo de rede de franquias, independente do segmento, que durante a Convenção Anual da IFA teremos a oportunidade de discutir, aprender, enfim, trocar ideias com o que há de melhor nesse atraente e cada vez mais crescente mundo do franchising. Essa troca é essencial para o crescimento do sistema como um todo e tem feito com que cada vez mais o franchising seja visto como uma solução sadia para o fortalecimento da economia mundial.

Por Claudia Bittencourt
diretora-geral do Grupo BITTENCOURT.

 

Leia também:

 

E se você está procurando uma franquia para comprar, veja os artigos abaixo:

 


 

Entendendo FranchisingConfira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.