Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Expectativas, autoavaliação e análise financeira: pontos-chave para o sucesso da franquia

24/02/2014

O franchising movimenta muitos bilhões todos os anos. As expectativas para o segmento se fortalecem cada vez mais já que o setor mostra um crescimento consistente e o mercado se torna promissor para diferentes áreas, seja devido aos eventos esportivos, ou, ainda, às oscilações benéficas de parâmetros da economia brasileira. Todavia, para os empreendedores, negligenciar alguns aspectos, como uma autoanálise, a questão financeira e as expectativas para o futuro, podem atrapalhar os planos da empresa.

A escolha da franquia é, algumas vezes, a primeira tarefa para quem deseja ingressar no setor e é mais complexa do que aparenta. A dúvida geralmente reside no balanço entre lucratividade, reputação da marca, identificação pessoal e idoneidade do franqueador, análise essa que muitas vezes retarda o sonho de alguns empreendedores e impedem os mesmos de iniciar um negócio no momento mais adequado por conceitos pessoais sem uma fundamentação profunda.

Para atenuar este primeiro entrave, é vital que o empreendedor conheça a importância de se auto-avaliar. Isentar-se de pré-conceitos sobre setores e ter uma visão mais ampla sobre os pontos fracos e fortes de sua atuação pode facilitar o caminho. No entanto, para quem inicia nesta carreira de empreendedor, é recomendável cercar-se de profissionais comprometidos e dedicar-se a estudar o tema para poder ampliar as chances de sucesso e atenuar dúvidas relacionadas ao setor.

As expectativas criadas pelo empreendedor também precisam ser administradas com prudência. Esperar muito da franquia e não contar com um plano de negócios detalhado, força de vontade e energia para fazer as coisas acontecerem, assim como proatividade e conhecimento sobre o segmento que atuará são fatores que influem no desempenho do negócio.

Uma análise financeira sobre o mercado que deseja ingressar – ou ampliar a atuação – também é estratégico. Verificar sobre o atual momento financeiro do profissional, avaliar a fundo o capital de giro disponível, possuir reservas de caixa para eventuais sazonalidades e recursos que possam ser utilizados em possíveis ajustes também contam pontos a favor do empreendedor.

Após inicializada a operação, é importante ainda que o empreendedor realize um check-up estratégico do negócio a cada período pré-determinado, seja a cada três, seis ou doze meses. O tempo adequado varia de acordo com a maturidade da empresa e de sua equipe.

Os pontos citados são apenas alguns dos mais importantes para auxiliar o profissional que deseja ingressar nesta área a chegar ao êxito. Da mesma forma, são aspectos necessários àqueles que pensam em expandir sua atuação no segmento. Estar alinhado com estes itens pode ser a diferença entre o sucesso repentino e instável ou o sucesso sustentável da empresa, seja qual for o segmento que atua.

 

Por Batista Gigliotti
presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios.

 


Entendendo Franchising

 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.


 

Acesse os conteúdos que temos aqui no Portal do Franchising, conhecer mais sobre franquias e as redes franqueadoras associadas, veja:

  • Saiba o que é franquia nesta cartilha completa com informações essenciais para quem quer entrar no mundo do franchising, seja franqueador ou franqueado
  • Sabe o que são microfranquias? Se você está pensando em ser dono de uma franquia, então acesse o guia de orientação que o Sebrae preparou junto com a ABF e saiba tudo sobre esse modelo de franchising
  • Conheça as franqueadoras mais contempladas com o Selo de Excelência em Franchising da ABF ao longo dos últimos anos. Elas são consideradas pelos próprios franqueados como franquias excelentes para se gerir
  • Pesquisamos por você e selecionamos as franquias até 20 mil de investimento que estão no nosso portal. Se esse é o valor que você tem para comprar uma franquia, então confere a lista e também as dicas importantes de como usar essa grana
  • Experiência também pode ser um fator de sucesso. Que tal investir em um negócio testado e aprimorado durante mais de três décadas? Conheça as franquias experientes
  • Encontrar a franquia certa é o sonho de todo mundo que quer abrir um negócio próprio. Tem vários caminhos para isso, nenhum é fácil, porque talvez o mais fácil mesmo, é evitar escolher a franquia errada, e nisso podemos te ajudar bastante, confere aqui!