Expectativas, autoavaliação e análise financeira: pontos-chave para o sucesso da franquia

24/02/2014

O franchising movimenta muitos bilhões todos os anos. As expectativas para o segmento se fortalecem cada vez mais já que o setor mostra um crescimento consistente e o mercado se torna promissor para diferentes áreas, seja devido aos eventos esportivos, ou, ainda, às oscilações benéficas de parâmetros da economia brasileira. Todavia, para os empreendedores, negligenciar alguns aspectos, como uma autoanálise, a questão financeira e as expectativas para o futuro, podem atrapalhar os planos da empresa.

A escolha da franquia é, algumas vezes, a primeira tarefa para quem deseja ingressar no setor e é mais complexa do que aparenta. A dúvida geralmente reside no balanço entre lucratividade, reputação da marca, identificação pessoal e idoneidade do franqueador, análise essa que muitas vezes retarda o sonho de alguns empreendedores e impedem os mesmos de iniciar um negócio no momento mais adequado por conceitos pessoais sem uma fundamentação profunda.

Para atenuar este primeiro entrave, é vital que o empreendedor conheça a importância de se auto-avaliar. Isentar-se de pré-conceitos sobre setores e ter uma visão mais ampla sobre os pontos fracos e fortes de sua atuação pode facilitar o caminho. No entanto, para quem inicia nesta carreira de empreendedor, é recomendável cercar-se de profissionais comprometidos e dedicar-se a estudar o tema para poder ampliar as chances de sucesso e atenuar dúvidas relacionadas ao setor.

As expectativas criadas pelo empreendedor também precisam ser administradas com prudência. Esperar muito da franquia e não contar com um plano de negócios detalhado, força de vontade e energia para fazer as coisas acontecerem, assim como proatividade e conhecimento sobre o segmento que atuará são fatores que influem no desempenho do negócio.

Uma análise financeira sobre o mercado que deseja ingressar – ou ampliar a atuação – também é estratégico. Verificar sobre o atual momento financeiro do profissional, avaliar a fundo o capital de giro disponível, possuir reservas de caixa para eventuais sazonalidades e recursos que possam ser utilizados em possíveis ajustes também contam pontos a favor do empreendedor.

Após inicializada a operação, é importante ainda que o empreendedor realize um check-up estratégico do negócio a cada período pré-determinado, seja a cada três, seis ou doze meses. O tempo adequado varia de acordo com a maturidade da empresa e de sua equipe.

Os pontos citados são apenas alguns dos mais importantes para auxiliar o profissional que deseja ingressar nesta área a chegar ao êxito. Da mesma forma, são aspectos necessários àqueles que pensam em expandir sua atuação no segmento. Estar alinhado com estes itens pode ser a diferença entre o sucesso repentino e instável ou o sucesso sustentável da empresa, seja qual for o segmento que atua.

 

Por Batista Gigliotti

Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios.
www.fransystem.com.br

 

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