Esforços direcionados aumentam resultados

01/04/2014

Não há rede de franquias que não objetive melhorar seus resultados!

*Por Marcia Pires

Não há rede de franquias que não objetive melhorar seus resultados!

Sejam estes resultados em torno de ocupação de território e capilaridade, seja em torno de volume de faturamento por unidade franqueada.

O cenário econômico brasileiro dos últimos anos tem sido muito favorável à expansão das redes, só em 2013 a ABF informa crescimento de: 11,4% em novas redes de franquia, 9,4% em novas unidades franqueadas e 11,9%  em faturamento. Aumentaram os interessados em franquias, como empreendimento  pessoal, em função de diferentes variáveis: maior estabilidade econômica, aumento do volume de consumidores, maiores opções de crédito para empreendedores, fomento ao empreendedorismo, etc.

Neste contexto de crescimento do franchising no Brasil, nos últimos 9 anos crescimento de 2 dígitos, a preocupação com resultados de cada franqueadora aumenta também!

Para as franqueadoras, crescer em volume de unidades franqueadas pelo Brasil, aumentando sua presença física no mercado, tem sido relativamente fácil, mas garantir e fomentar o crescimento de faturamento por unidade franqueada não é caminho tão simples e merece maior atenção.

Franqueadoras que entendem o crescimento e fortalecimento de cada franquia representante de sua marca, como uma tarefa essencial e prioritária do seu negócio, assumem a missão de gestão da rede de franquias como essência de sua atuação e adotam um programa de excelência!

Nestas condições, os Programas de Excelência para redes de franquias encontram o seu melhor ambiente!

O Programa de Excelência estabelece uma conjunto de indicadores e referências de desempenho e atuação para as franquias, norteando a gestão da rede pela franqueadora.  Mas não é só isto!!!!

Um bom Programa de Excelência traz benefícios objetivos para a franqueadora e para as franquias, porque  estabelece uma rota, um caminho para todos atingirem melhores resultados.

Na medida em que o programa seleciona os principais indicadores do negócio,  informa e orienta franqueados sobre quais são eles e como monitorá-los, estabelece metas de melhorias e premia os melhores desempenhos da rede, cria um círculo virtuoso, que promove e incentiva a busca por resultados, a melhoria contínua  e o reconhecimento.

Isto é  um fortíssimo acelerador de  crescimento e alinhamento estratégico!
Franqueados espalhados por todo o Brasil enxergam através do Programa de Excelência definido pela franqueadora o direcionamento estratégico, o norte que direciona seu esforço!  É como se a franqueadora dissesse a cada franqueado simultaneamente: “Estes são os pontos críticos de sucesso do seu negócio: cuide deles, faça o seu melhor em cada um destes pontos e sua franquia será bem sucedida!”

Quando o franqueado é bem sucedido na gestão do negócio apoiado pelo controle e monitoramento de cada item do Programa de Excelência, reconhece o benefícios de pertencer a uma Rede.

A franqueadora por sua vez, tem um painel de controle, de primeira linha, sabe o quê, onde e como investir tempo e recursos humanos e financeiros, como a consultoria de campo e a expansão. Sai ganhando, portanto!

Franqueadora, orquestrando um programa de excelência bem desenvolvido,  direciona os esforços das franquias na gestão diária do negócio e propicia terreno fértil para o aumento dos resultados de cada unidade!

Marcia Pires- Presidente da Profranquia&Negócios

 

Quer aprofundar-se neste assunto?
Participe do curso “Gestão de Redes / Desenvolvendo Programas de Excelência para Redes de Franquia”, para informações clique aqui!