Empreendedorismo na área da gastronomia

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
empreendedorismo na área de gastronomia

Empreendedorismo: saiba o que é necessário para fazer sucesso na área da gastronomia

10/03/2023

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o segmento de food service está em ascensão no mercado e, em 2022, alcançou crescimento de 10,2%, registrando faturamento de R$ 543 bilhões.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente entre os meses de maio e junho de 2022, as redes de alimentação tiveram aumento de 22,3% em suas receitas.

Thaís Macarini, sócio-fundadora e diretora operacional do Seu Churros, rede de franquia especializada em receitas artesanais de churros feitas por meio de ingredientes premium e massa frita na hora, lista quatro fatores fundamentais para fazer sucesso na área da gastronomia. Confira:

1.Paciência e dedicação

Para ter bom desempenho, Macarini defende que é crucial dar um passo de cada vez e investir em colher resultados.

“Para compreender o público, é necessário ouvir, fazer testes, experimentar e buscar o sabor que apenas a sua marca pode oferecer”, explica.

2. Experiência do cliente

De acordo com o “Panorama de Experiência do Consumidor”, elaborado pela Opinion Box, 82% dos clientes afirmaram gastar mais em empresas que oferecem uma boa experiência, enquanto 76% já deixaram de efetuar uma compra pelo motivo contrário.

Tais dados servem de alicerce para Macarini, que afirma que, “para ter sucesso na área da gastronomia, é preciso oferecer mais do que produtos saborosos, é primordial proporcionar vivências agradáveis e divertidas”.


3.Inovação

Outro fator que a sócio-fundadora e diretora operacional do Seu Churros diz ser essencial para o sucesso é a inovação.

Além de oferecer produtos com qualidade, é importante explorar possibilidades para além da sazonalidade, apostando em um cardápio diversificado e que atenda todos os paladares.

4. Tendências

Por último, mas tão importante quanto os demais itens, é entender o mercado, estar sempre por dentro das novidades e se atentar ao comportamento dos consumidores.

“A alimentação é uma necessidade básica do ser humano e, por isso, o setor gastronômico nunca será deixado de lado.

Para se destacar no segmento, é vital compreender as tendências e adaptar o produto a elas”, finaliza Macarini.


Fonte: Markable