Especialista traz dicas essenciais para ter sucesso no negócio
Especialista traz dicas essenciais para ter sucesso no negócio

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Dicas essenciais para ter sucesso no negócio

Quer abrir uma franquia no segundo semestre? Especialista traz 5 dicas essenciais para ter sucesso ao entrar no negócio

18/10/2023

*Por Márcia Queirós

Fundadora da maior rede de escovarias da América Latina indica o que avaliar na hora de comprar uma franquia

No Brasil, o setor de franquias vem crescendo ano após ano.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias brasileiras faturaram R$50,854 bilhões no primeiro trimestre de 2023, apresentando um crescimento de 17,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

No entanto, mesmo com o grande crescimento do setor, é preciso ter alguns cuidados antes de sair investindo em uma nova franquia.

Márcia Queirós, co-fundadora da Fast Escova, maior rede de escovarias da América Latina mostra cinco dicas essenciais a se levar em conta antes de abrir uma franquia e ter sucesso.

 

1. Defina o segmento da sua franquia

Ainda segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), dentre os três segmentos que mais cresceram no primeiro trimestre de 2023, estão:

  • Hotelaria e Turismo, com um faturamento 37,5% maior em relação ao mesmo período do ano passado;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar, com alta de 27%, e
  • Alimentação Food Service, cuja receita cresceu 21,2%.

 

Dessa forma, é importante entender qual o segmento você quer atuar e se ele realmente é o mais rentável.

Uma dica é buscar pesquisas de mercado que mostram quanto determinado segmento vai crescer nos próximos anos.

“Um exemplo, é o mercado de beleza, que só no Brasil, deve ultrapassar 136 bilhões até 2026, ou seja, é uma excelente área de atuação e qualquer negócio neste segmento terá uma parte deste faturamento bilionário”, explica Márcia

 

2. Ter uma franquia não é sinônimo de aposentadoria

Comprar uma franquia que já foi testada e está estabelecida no mercado não quer dizer que não precise de um bom gerenciamento.

Ao comprar uma franquia é importante ter em mente que a atuação no negócio é extremamente necessária.

Ter um gerente para lidar com as operações do dia a dia é fundamental.

É possível entrar só como investidor, mas é necessário escolher alguém de confiança e com competência para ser o gestor que estará no operacional.

 

3. Entenda quem está por trás dos negócios

Cada vez mais estamos nos interessando em saber como cada produto ou serviço é feito, um exemplo, é o aumento das buscas por produtos de beleza cruelty free.

Por isso, nada mais justo do que querer saber também quem é o dono da marca que você quer franquear, quais são seus princípios, reputação e sua missão, visão e valores para a empresa.

 

4. Escolha bem o local que você quer montar o seu negócio

Outro ponto importante é em qual local você vai montar seu negócio.

Antes de escolher a localização, uma dica é fazer uma pesquisa na região de quantos concorrentes tem no mesmo bairro, qual o seu diferencial e se o público possui renda para comprar seu produto ou serviço.

 

5. Estude sempre

Embora a franquia tenha um modelo estabelecido, é importante acompanhar as tendências do mercado e buscar formas de inovação.

A busca por excelência não está só em vender mais e sim em entender como os processos operacionais podem cortar custos, ou como continuar engajando sua equipe para ser mais produtiva e satisfazer cada vez mais os clientes.

“Mesmo com um modelo operacional já estabelecido, as franquias não são sinônimo de menos trabalho e esforço.

Ser empreendedor e gerir seu próprio negócio exige estudo diário e muita força de vontade, mas que com certeza, traz muitos benefícios e sucesso”, finaliza a executiva.

 

Sobre a Fast Escova

Fundada em 2018 pelas empreendedoras Márcia Queirós e Michelle Wadhy, a Fast Escova é a maior rede de escovarias da América Latina.

A marca nasceu da necessidade de duas amigas em encontrar um salão que atendesse de forma rápida, sem hora marcada e com serviços de qualidade.

Com mais de 200 franquias comercializadas no Brasil no segmento da beleza, a rede incorpora o conceito Fast a outros serviços, desde penteados, sobrancelhas, unhas, maquiagem até tratamentos capilares.

 

Fonte: DFreire