A convenção empresarial é uma poderosa ferramenta para turbinar os negócios. Marcas que têm em seu planejamento esses encontros conseguem medir o grau de entusiasmo de cada parceiro e colaborador.
É um importante momento, que a franqueadora tem para apresentar os resultados, as dores e vitórias do ano que passou, bem como, as metas para o ano que entra.
O CEO da SB Franquias, detentora da marca Sal e Brasa Grill Express, Fernando Ribeiro, é um defensor dessa estratégia.
Para ele, são nesses encontros que franqueadora e franqueado estreitam laços, engajam toda equipe e criam um clima muito positivo que favorece todo o negócio.
E é dentro desse clima harmônico, que a empresa tem a oportunidade de reconhecer os melhores franqueados, de apresentar cases de sucesso e superação.
“O setor de alimentação passou por dois anos conturbados. Pandemia e crise econômica testaram a solidez das marcas. Por isso, uma convenção depois de tantos desafios, é muito importante para comemorar todas as conquistas”, explica o CEO.
Mas, como planejar uma convenção de sucesso? Ribeiro explica que determinadas ações não podem ficar fora do planejamento, e baseado no evento anual da SB Franquias, ele dá algumas dicas:
Tema
Criar um tema para a Convenção é muito importante, porque ele norteará todo o evento, podendo influenciar na decoração, nas palestras, rodas de discussão etc.
A recepção
Saber dar as boas-vindas é essencial. Não se esqueça que a primeira impressão é a que fica.
Então, receber os convidados com muito entusiasmo, mimos, música e um ambiente pensado para aquele momento, faz toda a diferença.
Todos precisam se sentir especiais.
O primeiro discurso
Abrir o evento com boas notícias e informações positivas da franquia e apresentar tudo de bom que aconteceu no último ano é a melhor forma para começar um discurso.
Só depois apontar onde é necessário melhorar, mostrar os pontos fracos e as dores da franquia e franqueados.
Premiação dos destaques do ano
É fundamental que a franquia reconheça aqueles que em tempos difíceis conseguiram se superar. Então, enaltecer quem alcançou ou superou as metas, ou aqueles que foram criativos, é de suma importância.
Isso, além de reconhecer, também incentiva outros franqueados.
Esse reconhecimento diante da rede causa um efeito espelho e planta um desejo em outros empreendedores, que vão querer estar no palco no próximo ano.
E essa premiação pode ser feita de várias formas.
Por meio de viagens, diplomas, bônus financeiro ou troféu, que será exposto no escritório do franqueado, com muito orgulho.
E é muito importante que essas premiações sejam feitas pelos diretores e CEO da empresa.
Troca de experiências
Abrir espaços para que os franqueados possam trocar informações e que façam network é fundamental e saudável para todos.
Apresentação dos cases de sucesso
Já que o reconhecimento daqueles que obtiveram os melhores resultados é tão importante, por que não mostrar as ações que os consagraram?
A apresentação de cases de sucesso pode ser inspiradora para o público participante do encontro, já que ajuda a produzir ideias para o planejamento anual.
Assim, o reconhecimento aos talentos da empresa deve englobar, também, um espaço para que eles apresentem seus trabalhos, de forma resumida, e mostram, assim, quais foram as estratégias usadas para atingirem as metas.
Palestra
Levar um especialista que aborde temas de interesse dos franqueados é essencial. Palestras sobre gestão, vendas, marketing, dicas de RH, tudo isso envolve o dia a dia de uma unidade, e com certeza vai enriquecer o evento.
Duração
A duração da Convenção normalmente não passa de dois dias.
Tempo suficiente para apresentar todas as pautas, realizar a interação entre os convidados, passar as metas e realizar um jantar de confraternização, que não pode ficar de fora dessa programação.
Local
A escolha do local é muito importante. Ele precisa atender todas as necessidades do evento, como: espaço para os treinamentos, grupos de discussão, um bom café e acesso fácil para quem vai participar.
Com esse planejamento, Fernando acredita que a franqueadora conseguirá realizar uma Convenção de sucesso.
“Pensar nos detalhes, ser fiel aos horários e deixar os convidados à vontade é fundamental, afinal, queremos que todos voltem no próximo ano com o mesmo entusiasmo”, salienta Fernando.
Segundo ele, muitas vezes o franqueado se estabelece em uma zona de conforto, que não é bom para ele, nem para a franquia.
E ele só percebe isso quando ouve outras experiências e começa a fazer comparações.
“São esses encontros que energizam os parceiros, que são os verdadeiros guardiões da marca, refletindo no negócio que cresce de forma sustentável”, finaliza Fernando Ribeiro.
Fonte: Passo Avanti