Convenção como estratégia, para motivar funcionários
Convenção como estratégia, para motivar funcionários

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Expectavia e realidade de uma franquia de alimentação por Fernando Ribeiro CEO da Sal e Brasa Grill

Por que as franqueadoras devem adotar a Convenção anual como estratégia para manter o time motivado?

13/04/2023

A convenção empresarial é uma poderosa ferramenta para turbinar os negócios. Marcas que têm em seu planejamento esses encontros conseguem medir o grau de entusiasmo de cada parceiro e colaborador.

É um importante momento, que a franqueadora tem para apresentar os resultados, as dores e vitórias do ano que passou, bem como, as metas para o ano que entra.

O CEO da SB Franquias, detentora da marca Sal e Brasa Grill Express, Fernando Ribeiro, é um defensor dessa estratégia.

Para ele, são nesses encontros que franqueadora e franqueado estreitam laços, engajam toda equipe e criam um clima muito positivo que favorece todo o negócio.

E é dentro desse clima harmônico, que a empresa tem a oportunidade de reconhecer os melhores franqueados, de apresentar cases de sucesso e superação.

“O setor de alimentação passou por dois anos conturbados. Pandemia e crise econômica testaram a solidez das marcas. Por isso, uma convenção depois de tantos desafios, é muito importante para comemorar todas as conquistas”, explica o CEO.

Mas, como planejar uma convenção de sucesso? Ribeiro explica que determinadas ações não podem ficar fora do planejamento, e baseado no evento anual da SB Franquias, ele dá algumas dicas:
 

Tema

Criar um tema para a Convenção é muito importante, porque ele norteará todo o evento, podendo influenciar na decoração, nas palestras, rodas de discussão etc.
 

A recepção

Saber dar as boas-vindas é essencial. Não se esqueça que a primeira impressão é a que fica.

Então, receber os convidados com muito entusiasmo, mimos, música e um ambiente pensado para aquele momento, faz toda a diferença.

Todos precisam se sentir especiais.
 

O primeiro discurso

Abrir o evento com boas notícias e informações positivas da franquia e apresentar tudo de bom que aconteceu no último ano é a melhor forma para começar um discurso.

Só depois apontar onde é necessário melhorar, mostrar os pontos fracos e as dores da franquia e franqueados.

 

Premiação dos destaques do ano

É fundamental que a franquia reconheça aqueles que em tempos difíceis conseguiram se superar. Então, enaltecer quem alcançou ou superou as metas, ou aqueles que foram criativos, é de suma importância.

Isso, além de reconhecer, também incentiva outros franqueados.

Esse reconhecimento diante da rede causa um efeito espelho e planta um desejo em outros empreendedores, que vão querer estar no palco no próximo ano.

E essa premiação pode ser feita de várias formas.

Por meio de viagens, diplomas, bônus financeiro ou troféu, que será exposto no escritório do franqueado, com muito orgulho.

E é muito importante que essas premiações sejam feitas pelos diretores e CEO da empresa.

 

Troca de experiências

Abrir espaços para que os franqueados possam trocar informações e que façam network é fundamental e saudável para todos.

 

Apresentação dos cases de sucesso

Já que o reconhecimento daqueles que obtiveram os melhores resultados é tão importante, por que não mostrar as ações que os consagraram?

A apresentação de cases de sucesso pode ser inspiradora para o público participante do encontro, já que ajuda a produzir ideias para o planejamento anual.

Assim, o reconhecimento aos talentos da empresa deve englobar, também, um espaço para que eles apresentem seus trabalhos, de forma resumida, e mostram, assim, quais foram as estratégias usadas para atingirem as metas.

 

Palestra

Levar um especialista que aborde temas de interesse dos franqueados é essencial. Palestras sobre gestão, vendas, marketing, dicas de RH, tudo isso envolve o dia a dia de uma unidade, e com certeza vai enriquecer o evento.

 

Duração

A duração da Convenção normalmente não passa de dois dias.

Tempo suficiente para apresentar todas as pautas, realizar a interação entre os convidados, passar as metas e realizar um jantar de confraternização, que não pode ficar de fora dessa programação.
 

 Local

A escolha do local é muito importante. Ele precisa atender todas as necessidades do evento, como: espaço para os treinamentos, grupos de discussão, um bom café e acesso fácil para quem vai participar.

Com esse planejamento, Fernando acredita que a franqueadora conseguirá realizar uma Convenção de sucesso.

“Pensar nos detalhes, ser fiel aos horários e deixar os convidados à vontade é fundamental, afinal, queremos que todos voltem no próximo ano com o mesmo entusiasmo”, salienta Fernando.

Segundo ele, muitas vezes o franqueado se estabelece em uma zona de conforto, que não é bom para ele, nem para a franquia.

E ele só percebe isso quando ouve outras experiências e começa a fazer comparações.

“São esses encontros que energizam os parceiros, que são os verdadeiros guardiões da marca, refletindo no negócio que cresce de forma sustentável”, finaliza Fernando Ribeiro.

 

Fonte: Passo Avanti