Conhecer o negócio, o franqueador e seus atuais franqueados

26/04/2013

Imagine que você sai para comprar um sapato. Você já tem em mente o que você quer, mas não exatamente a marca e o modelo. Vai, então, a uma loja que tem uma variedade, bom atendimento e que esteja num lugar de fácil acesso. Chegando à loja, escolhe uma determinada marca e depois o modelo. Satisfazendo a todos esses critérios, você, enfim, você compra o sapato.

Na escolha de uma franquia, os passos não são muito diferentes. É preciso conhecer bem o negócio, quem são os franqueadores, quais são os franqueados e qual é o produto. Você precisa se identificar com o produto que vai vender, gostar do ambiente que vai trabalhar e estipular o quanto você vai se dedicar ao negócio. Você terá que analisar se o faturamento e a rentabilidade projetadas atendem às suas expectativas financeiras.

Quanto ao franqueador, é importante conhecê-lo bem -as regras, que serão rígidas, são ditadas por ele, que detém o know-how. É importante saber quais são as metas a serem alcançadas pelo franqueador, qual o apoio que ele dará e qual é o plano de expansão, entre outros.

Verifique se a rede possui um conselho de franqueados e converse com alguns deles. Visite as pessoas que já possuem, ou possuíram, uma dessas franquias e pergunte sobre o nível de satisfação com a rede. Não deixe de se informar sobre as expectativas futuras.

Resumo: se você já imagina qual tipo de negócio você procura, sabe escolher a marca do produto, gosta do produto e de seus serviços e sabe que vai ter um bom suporte da franquia, já pode adquirir a sua franquia.

Por Jorge Torres

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