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Como analisar a viabilidade financeira da franquia

09/05/2013

A pessoa que deseja aderir a um negócio franqueado deve considerar como uma das principais análise para a sua decisão, os aspectos financeiros do negócio, ou seja, como vai ganhar dinheiro e qual a evolução desse ganho, ou,  qual a necessidade de capital de giro até o negócio começar a gerar resultados. Por isso que é importante você saber como analisar a viabilidade financeira da franquia, antes de qualquer decisão.

Muitos candidatos a uma franquia têm uma afinidade forte com o negócio e pouca habilidade e afinidade com cálculos financeiros, este perfil de candidato corre o risco de aderir ao sistema de franquia motivado mais pela afinidade com o conceito do negócio, com o visual da loja, se for o caso, ou ainda com os produtos,  do que com a rentabilidade que este negócio vai lhe proporcionar, efetivamente, ao longo do tempo.

Nossa recomendação é que esse tipo de candidato  procure um especialista, um profissional que possa assessorá-lo fazendo uma análise do negócio sem o fator emoção envolvido, pois a conseqüência  desta não análise, é a desmotivação já nos primeiros meses de operação e consequentemente a tendência em culpar o sistema de franquia ou o próprio franqueador pelo insucesso.

Para uma análise simples e segura o candidato deve conhecer:

Valor do investimento inicial
Projeções de resultados, mês a mês por período não inferior ao prazo de retorno de investimento, divulgado pelo franqueador: receitas – custo da mercadoria vendida – impostos – despesas operacionais = resultado operacional antes do IRenda;
Quadro de pessoal e custos com salários e encargos;
Evolução do fluxo de caixa, necessidade de capital de giro e ponto de equilíbrio;

Na análise financeira levar em conta que geralmente não está incluído no investimento inicial o valor do ponto comercial, quando for o caso;

E, uma análise final é se os ganhos projetados atendem as expectativas de ganhos em relação ao investimento que será aplicado.

Conseguindo enxergar estes números de forma clara e comprovada a consistência dos mesmos junto a um especialista e também com a franqueadora, acreditamos na redução do risco de escolher um negócio mal formatado ou  inviáveis financeiramente.

 

Por Claudia Bittencourt

[email protected]

 

Veja também outros pontos importantes na administração da franquia:

Acesso online para controle de vendas, estoques e pedidos

Teste de Planejamento Financeiro

Administrando o relacionamento com a rede

 

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