var lazyload = new LazyLoad({ elements_selector: ".lazy" }); }
O que sua rede sabe sobre sua cadeia de valor? Entenda!
Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

O que sua rede sabe sobre sua cadeia de valor?


12/04/2021


Acompanhamos o sistema de franchising há mais de 25 anos.

Dividimos estudos e soluções desde marcas de pouca presença, até outras que hoje representam o que existe de mais importante no franchising brasileiro, sendo que muitas delas nasceram aqui, conosco, desde os primeiros passos, o plano de negócios, os estudos de viabilidade e os manuais iniciais e a implantação da gestão da rede.

Nos orgulhamos dessa história que nos ajuda, hoje, a entender o novo momento de inflexão do que podemos chamar de curva de gestão.

Tudo mudou, desde a concorrência, as formas de atuação, os hábitos dos clientes e a necessidade de um aprofundamento sério no modelo de gestão das redes.

Quantas redes grandes e médias, de fato, já se debruçaram sobre sua cadeia de valor, do planejamento à execução?

Com raras exceções, o que vemos é que o sistema de franchising é ainda cercado de certos paradigmas que o mantêm afastado dos melhores modelos de gestão, como se a franqueadora e a rede pudessem atuar muitas vezes desassociadas, ancoras em contratos, muito mais do que em uma gestão integrada de fato.

A necessidade de gerir esse momento, que representa também o futuro dos resultados, exige visão de planejamento integrado.

Não faz mais sentido uma grande rede deixar de ter olhos para toda a sua cadeia de valor e agir visando a otimização de cada momento de gestão, seus processos e controles.

Falamos aqui, em resumo, de ter bem analisada a arquitetura da cadeia de valor da rede, como passo inicial e seguir através do planejamento e gestão de sua estratégia, da revisão de seu plano mercadológico e portfólio, associado a ajustes de orçamentos e recursos.

A integração de vendas, operação e estoques, analisados para diferentes cenários irá garantir, através de análise sistêmica e tecnologia, que se implantem as mudanças necessárias e se colham os frutos das melhorias.

Como passos seguintes podemos citar a gestão do atendimento aos clientes, gestão de ordens de produção, compras, vendas e distribuição, devoluções e trocas, entre outras.

A logística é cada vez mais importante de ser estudada, remodelada, inclusive através de poderosas ferramentas via sistema e nuvem.

É um dos processos onde mais se pode obter otimizações diretas e indiretas que irão influir nos resultados finais, fluxo de caixa e segurança na oferta, satisfazendo os clientes e parceiros.

Os fluxos de processos para toda essa integração, devem ser remodelados e permitir o acompanhamento de sua efetividade através da metodologia do Balanced Score Cards / BSC, ou ferramentas similares.

Não se pode deixar de lado e nem desintegrados dos demais processos, o aprofundamento dos processos e indicadores financeiros, econômicos, de fluxo de caixa, DRE, orçamentos e o planejamento tributário e isso não pode apenas ser aplicado na franqueadora.

Quantos franqueados, de fato, tem conhecimento e implantaram uma gestão financeira profissionalizada? Sabemos que são muito poucos e isso reflete nos resultados de toda a rede.

Se falamos de empresas que queiram ter e manter presença nesse mercado, é necessário o aprofundamento de estudos e melhorias em toda sua cadeia de valor, de forma integrada.

Um corpo humano não é saudável se apenas alguns órgãos funcionarem bem e outros não.

Assim é com as empresas e sem isso dificilmente as redes conseguirão seguir expandindo com segurança e otimização de resultados para os seus franqueados e a franqueadora.

Viemos nos preparando para esse salto de qualidade e profundidade nos projetos, e juntos temos uma coleção de experiências que nos mostram ser o caminho necessário. Apenas projetos pontuais não atendem hoje a necessidade de grandes redes, perante os desafios do mercado.

O momento é de grandes desafios e nós estamos prontos para aceitar o desafio de melhorarmos a cadeia de valor das redes.

Paulo Ancona Lopez, diretor da Ancona Consultoria, especializada em estratégias, gestão por processos e expansão, e Aluizio Faria, sócio da Tecemos, consultoria especializada em traduzir a estratégia em execução com uma visão de cadeia de valor.

 


Veja outros artigos abaixo para escolher a franquia certa para você: