Antes de investir em franquia conheça os franqueados da rede

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Antes de investir em uma franquia conheça os franqueados da rede

28/11/2019

“Organizar um roteiro de visitas ao franqueado é essencial, principalmente para quem busca abrir loja física”, afirma Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV, rede com foco em serviços de estética express

Para quem busca abrir um negócio próprio, investir em franquias tem muitas vantagens, além do crescimento do setor que registrou um crescimento nominal de 5,9% no segundo trimestre deste ano, trata-se de algo já testado no mercado, ou seja, as chances do seu negócio não dar certo é baixíssimo, além ainda de ter a oportunidade de conhecer outros franqueados da rede, ver a forma com que conduzem e gerenciam a operação e, claro, ouvir deles próprios as reais percepções por já estarem atuando no mercado.

Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV conta que a franqueadora indica aos investidores interessados, antes mesmo de fechar o acordo, a visitarem alguma unidade da marca, pode ser as duas lojas pilotos situadas em Belo Horizonte (MG) ou qualquer outra unidade mais próxima a ele.

“Inclusive indicamos conversarem com mais de um franqueado em estágios diferentes do negócio (loja recém aberta e os mais antigos), de diferentes perfis, tirando suas dúvidas, verificando as experiências adquiridas com o processo, deixamos os investidores bem à vontade.

Isso é muito importante e passa ainda mais credibilidade, além ainda de analisar com muita calma e atenção a COF (Circular de Oferta de Franquias)”, afirma.

Traçando o roteiro

O executivo enfatiza ainda que o ideal é que o candidato interessado já rascunhe todas as dúvidas no papel, assim facilita para caso venha esquecer algum item ao questionar o franqueado em operação.

É indicado ainda que ao conversar com o empreendedor também agende um horário para visita, seja a entrevista por telefone ou presencial, para que ele possa dar uma atenção especial ao candidato.

Para auxiliar nos questionamentos, Diogo pontua levantar informações como foi o processo da compra da franquia; período das obras; treinamentos; se o negócio realmente é rentável; desafios do negócio; o que dá mais trabalho dentro da operação; suporte da franqueadora e, principalmente, se ele está satisfeito com o negócio próprio.

“É essencial que o investidor compreenda por completo o modelo da franquia antes de assinar o contrato.

Muitas informações já constam na COF, mas esse bate-papo com o franqueado em operação, conhecendo os bastidores, transmite a real imagem de quem já vivencia o negócio no dia a dia, por isso questione muito, mesmo que a pergunta pareça óbvia.

O importante é não restar dúvidas se realmente aquele negócio tem a ver com o seu perfil”, frisa.

Test drive

Outra forma de conhecer de perto a operação da rede de franquia é o test drive que possibilita experiência com o negócio antes mesmo de assinar o contrato. Essa é uma ótima oportunidade do candidato enxergar se realmente o negócio tem o seu perfil.

E não basta só conhecer gestão empresarial, é necessário se identificar com toda a operação, desde os serviços, atendimento, até a forma de administrar, afinal o franqueado é responsável pelo sucesso da sua unidade.

“O candidato a franqueado poderá ir até uma loja SUAV, já pré-agendado, onde irá conhecer a operação funcionando.

Serão três dias de imersão entendendo os fluxos diários, prestação de serviço oferecido pela franqueadora e clareza no funcionamento da operação.

Tudo isso acompanhado pela nossa equipe de suporte e pelo franqueado da unidade escolhida que mostrará o dia a dia da empresa”, diz o empresário que frisa que o candidato é quem escolhe a loja onde pretende passar pelo teste.

Esse serviço é oferecido gratuitamente pela franqueadora, outro diferencial da SUAV, já que algumas redes cobram pelo serviço, e caso o candidato desista ou não seja aprovado o dinheiro não é devolvido.

Sobre a SUAV

A rede SUAV inovou ao criar a primeira franquia de esmalteria em Belo Horizonte (MG) em 2010 e entrou para o franchising no segundo semestre de 2017.

Com 22 unidades em operação, tem como foco atendimento sem hora marcada, além de ser diferencial e ágil.

A franquia possui gestão simples do negócio com boa margem de lucratividade que pode chegar a 30%, além de oferecer um mix de serviços muitos procurados e atraentes como depilação, design de sobrancelhas, fotodepilação e esmalteria.

O investimento varia entre R$69.900,00 a R$131.200,00, conforme o modelo de negócio e com expectativa de prazo de retorno do investimento entre 18 a 36 meses.

CLIQUE AQUI para mais informações sobre a franquia SUAV.