Transformação digital: Mercadão dos Óculos inaugura 70 franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Transformação Digital

Mercadão dos Óculos inaugura 70 franquias no 1º semestre

21/07/2021

Com transformação digital, rede ainda aumentou o faturamento em 15% e o ticket médio das unidades em 30%

São Paulo, julho de 2021 – Setenta franquias no primeiro semestre.

Este é o número de inaugurações que o Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores redes do Brasil, realizou no período, mesmo com a pandemia, e em todas as regiões do país.

“No ano passado, abrimos 127 lojas no total. Neste, em apenas seis meses, já superamos a metade”, comenta Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos.

“A projeção é inauguramos outras 107 ainda neste ano e bater a marca de 600 franquias”, completa. Atualmente, a rede conta com mais de 500 lojas entre operação e implantação.

De acordo com Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos, o trabalho com multifranqueados explica parte desta expansão.

“Cerca de 53% das franquias da rede pertencem a multifranqueados. São investidores satisfeitos com o negócio, que compram a segunda, terceira ou quarta ótica da rede”, explica.

É o caso do franqueado Vitor Leite, que trabalhava na construção civil.

Em janeiro deste ano, adquiriu a unidade de Eunápolis (BA).

“Foi um sucesso logo na inauguração”, diz.

Os resultados levaram Leite a comprar, no mês seguinte à abertura, a segunda loja, em Teixeira de Freitas (BA).

Agora, o franqueado já pensa em outras duas franquias. “Até o final de 2022 pretendemos alcançar quatro franquias”, ressalta.

Transformação digital

De março de 2020 a março de 2021, o faturamento do Mercadão dos Óculos cresceu 15% mesmo com a menor circulação de pessoas nas lojas físicas.

A explicação? Investimento em transformação digital.

Em março do ano passado, o Mercadão dos Óculos começou a utilizar uma nova ferramenta de venda e gestão desenvolvida pela Linx, líder em tecnologia para o varejo, em parceria com a Visio Lens: a solução Microvix Vision, um ERP/PDV preparado para a digitalização da loja física e que hoje automatiza 87% das franquias.

Na prática, tudo funciona por meio de um tablet.

Durante a compra, o vendedor apresenta para o cliente demonstrações interativas que simulam o efeito de lentes progressivas, antirreflexo e polarizadas (basta escolher a opção, apontar a câmera do tablet para qualquer lugar da loja e ver o resultado), além de calcular proporções e medidas.

“A venda fica mais didática, o cliente entende mais sobre o assunto e se sente mais confortável para investir em um produto de melhor qualidade”, destaca Nadruz.

O Microvix Vision também simplifica a gestão das lojas, contando módulos de compra e reposição para pedidos, gestão de recebíveis e uma plataforma de dados eficiente, que mostra claramente o desempenho de cada produto cadastrado e de uma loja ou da rede como um todo.

Com isso, o gestor vê dados tempo real e de qualquer lugar. É possível checar os principais indicadores da ótica, do desempenho das vendas até a disponibilidade de produtos para os clientes.

Com isso, o Mercadão dos Óculos aumentou em 30% o ticket médio das unidades.

“Desde o início, buscamos atender o cliente como consumidor de varejo, com uma experiência diferenciada, preço justo e opções de qualidade, e não como um paciente, como muitas óticas fazem”, analisa o CEO.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é de R$ 150 mil.

O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

Sobre o Mercadão dos Óculos

O Mercadão dos Óculos é uma rede com mais de 500 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012.

A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. E

m 2017, 2018, 2019 e 2020 recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

 


 

Veja outros artigos que irão ajudá-lo(a) a empreender:

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS