Setor Farmacêutico: destaque no promissor mercado pet

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Mercado Pet por Marcelo Piazera

Setor Farmacêutico: destaque no promissor mercado pet

17/09/2018

Crise! O termo é bastante conhecido nos últimos anos e tem assustado a população e pessoas que buscam investir no próprio negócio. No entanto, o mercado pet tem se destacado e continua em crescimento mesmo nesse cenário turbulento. Segundo informações são do IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística), 44,3% dos lares brasileiros existe a presença de ao menos um cachorro e em 17,7%, um gato. Isso significa que são mais de 52,2 milhões de cães e ainda 22,1 milhões de gatos morando com seus donos, representando uma parcela significativa das despesas da família brasileira e de clientes que podem ser abastecidos, revelando um mercado poderoso.

Atualmente, o País é o segundo maior mercado para pets do mundo, e a cada dia as famílias retardam a concepção de um filho e o animal entra como substituto nesse meio. E uma vez que entrou na vida de alguém, difícil viver sem um pet ao lado. Ou seja, o mercado só tende a crescer mostrando que o setor vai muito além de pet shops.

Apesar do grande número de animais de estimação, poucas cidades no país possuem farmácias exclusivas para pets, por exemplo. O brasileiro está começando a mudar o hábito de comprar medicamentos e artigos em farmácias tradicionais e grandes mercados para adquirir em lojas e empresas especializadas e focadas no mercado. Segundo último levantamento da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o segmento pet no Brasil atingiu o faturamento de R$18,9 bilhões em 2016, sendo que o setor Vet foi responsável por 7,8% desse faturamento e apresentou o maior crescimento frente aos demais.

Vale acrescentar que geralmente os medicamentos animais, se comparados com os feitos para humanos, tendem a ter um valor um pouco mais elevado. O que torna o negócio algo lucrativo e, ao mesmo tempo, fonte de muita inspiração e amor aos animais, já que o foco principal é ajudar os bichinhos.

Voltando um pouco o olhar para os negócios, é importante ressaltar que a franquia geralmente abocanha uma zona maior de influência onde estiver instalada.  Isso quer dizer que a concorrência é menor, chegando a quase zero, por se tratar de um centro especializado em medicamento por manipulação. O franqueado consegue sucesso, principalmente, ao criar vínculos e amizades com os clientes que passam a frequentar a farmácia como um local próximo e dedicado ao seu melhor amigo. Por fim, vale destacar que o franchising tem maior chance de sucesso, se comparado a uma empresa própria, ao oferecer um modelo de negócio seguro, confiável e mais estável.

Marcelo Piazera – Formado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau / MBA em Gestão Empresarial pela FGV / Especialização pela Franchising College – Programa de Especialização de Executivos em Franchising. Sócio-fundador da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária.

NOTÍCIAS RELACIONADAS