Pontos importantes antes de adquirir uma franquia

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Conheça 5 pontos importantes que devem ser avaliados antes de adquirir uma franquia

09/05/2023

Há menos de dois meses da ABF Franchising Expo, especialista em modelos de negócios dá dicas para quem deseja ingressar no sistema de franquia

Há menos de 2 meses da ABF Franchising Expo, principal feira de franquia do mundo e celeiro de oportunidades de negócio com mais de 400 marcas expositoras, é muito importante para quem deseja investir nesse setor saber o que deve ser avaliado antes de adquirir uma franquia. Para auxiliar os futuros empreendedores, Adir Ribeiro, CEO e fundador da Praxis Business, alerta para 5 pontos que podem fazer a diferença na hora de se tornar um empreendedor.

De acordo com o especialista a aquisição de uma franquia é uma decisão muito importante na vida de uma pessoa. “É a realização de um sonho, mas é preciso lembrar que todo negócio tem risco, inclusive as franquias, obviamente que é muito menor do que os negócios independentes, mas existe, por isso é fundamental ficar atento a cinco pontos que devem ser avaliados no processo de aquisição” afirma Ribeiro.

  • 1º Avalie as oportunidades de negócio, converse com o franqueador e com os franqueados da rede é importante ouvir a perspectiva de quem está tocando o negócio.
  • 2º Compare modelos de negócios, ou seja, nunca se baseie em uma franquia somente, identifique o segmento primeiro e depois avalie alguns franqueadores, algumas ofertas para que possa comparar as informações e perceber qual mais lhe convém e apresenta melhores resultados. 
  • 3º Avalie a parte financeira, qual tem mais potencial de negócio, estude as planilhas, as simulações, discuta com o franqueador, faça contas, avalie seu potencial de investimento, o capital inicial e o capital de giro necessários para tocar o negócio nos primeiros meses. 
  • 4º Avalie os documentos jurídicos: Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquia. São dois documentos necessários pela Lei de Franquia que o franqueador precisa informar. É importante ler e se tiver algum advogado de confiança leia junto para discutir e entender cada ponto.
  • 5º Faça uma autoavaliação sincera: Você quer correr riscos, tem apetite pelo empreendedorismo? Se sim, siga em frente, lembrando que franquia tem menos riscos do que o negócio independente, porém é importante lembrar que o franchising tem na sua essência não clonar um modelo bem sucedido, mas gerar prosperidade e é um negócio com muitas chances de sucesso.

Os números do setor de franquias são muito positivos para quem deseja empreender no setor, segundo a  Associação Brasileira de Franchising (ABF) o faturamento das redes no País passou de R$ 185,068 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3%.

Em 2022, o setor registrou ainda expansões expressivas em número de unidades e redes de franquia. Os dados apontam que houve expansão de 7,8% no número de unidades em comparação com o ano passado, totalizando 184.354 unidades. Já no número de redes, houve um avanço de 6,8% em relação a 2021. Com isso, o Brasil totalizou 3.077 marcas no ano passado frente a 2.882 no período anterior.

NOTÍCIAS RELACIONADAS